O que é Social Listening?

O que é Social Listening? Conheça a importante ferramenta

Acreditamos que entender e se conectar com os clientes é essencial para o sucesso de uma marca. Muitas vezes, pode parecer um desafio atender a todas essas expectativas, mas o social listening é uma ferramenta poderosa para alcançar esse objetivo. 

Portanto, não perca a oportunidade de ler esse texto e descobrir como o social listening pode transformar a maneira como você se relaciona com o seu público.

 

O que é social listening?

O social listening (escuta social em inglês) é uma estratégia poderosa para acompanhar o que as pessoas estão dizendo sobre a sua marca ou produto nas redes sociais. Ele vai além de apenas responder comentários e mensagens, envolvendo a atenção aos feedbacks positivos e negativos e palavras-chave relevantes.

O social listening não se limita apenas a ouvir. Além disso, ele também envolve a implementação de mudanças e melhorias com base no feedback do público.

É um processo de análise que leva em consideração o que está sendo discutido na internet. Então, isso pode beneficiar o desenvolvimento da sua marca ou produto.

Além de ajudar a entender melhor o seu público-alvo, o social listening permite que você identifique tendências, acompanhe a concorrência, responda prontamente a comentários e até mesmo antecipe problemas. 

 

O que é Social Listening?
Social Listening na prática – Imagem: Reprodução

 

Diferenças do social listening e do monitoramento social

O CEO da Networked Insights, Dan Neely, descreveu em um artigo o que difere um do outro: “O monitoramento vê as árvores, o listening vê a floresta.”

Portanto, no monitoramento das redes sociais, você está basicamente compilando uma lista de situações de engajamento com o objetivo de tomar ações imediatas – seja respondendo a comentários, curtindo publicações ou direcionando mensagens para vendas ou suporte. 

Com o social listening, você vai além das interações individuais e busca compreender o panorama completo das conversas que envolvem a sua marca, produto ou setor. Então, isso significa acompanhar as tendências, os sentimentos e as opiniões do público em relação ao assunto.

Então, ao adotar o social listening, você pode identificar padrões, entender as necessidades e expectativas do seu público-alvo e, assim, ajustar a sua abordagem nas redes sociais de forma mais eficaz.

Portanto, ao combinar o monitoramento com o social listening, você pode obter uma visão completa e agir de forma mais eficaz para atender às necessidades do seu público. E também, alcançar melhores resultados em suas estratégias de mídia social.

 

4 passos essenciais para o social listening: 

  1. Monitoramento: Utilize ferramentas para acompanhar não apenas as notificações diretas, mas também para buscar informações que o público pode não te dizer diretamente, como tendências de mercado e palavras-chave relevantes para o seu negócio. 
  2. Escuta: Depois de coletar todas essas informações, é importante separar o que é relevante do que não é. Focar naquilo que realmente precisa ser analisado e que pode contribuir para o crescimento da sua marca é essencial.
  3. Análise: Com os dados em mãos, é hora de interpretá-los. Analise o que eles dizem sobre a sua empresa e como podem gerar oportunidades reais de interação com o público. Como eles podem melhorar o seu produto, suas campanhas, o conteúdo ou a experiência do cliente?
  4. Definição de estratégias: Com base na análise realizada, é preciso planejar as ações que serão implementadas para aprimorar a sua estratégia. Use os insights obtidos para ajustar suas campanhas, melhorar o conteúdo e aprimorar a experiência do cliente.

 

Lembre-se de que o Social Listening é um ciclo contínuo, então é importante reiniciar o processo de monitoramento sempre que você fizer alterações nas suas estratégias e entender como essas ações estão impactando o público.

 

Benefícios do social listening

Acompanhamento da concorrência: 

Acompanhar a concorrência é uma prática fundamental no marketing, pois nos ajuda a obter ideias sobre as medidas necessárias.

Podemos identificar o que deu errado e entender as forças e fraquezas do nosso próprio negócio. Isso é possível ao observar o que as outras empresas do mesmo segmento estão fazendo.

 

Suporte ao cliente:

Além disso, o monitoramento dos diferentes ambientes online nos permite oferecer um suporte ao cliente mais eficiente e resolver problemas de forma rápida. Estar sempre próximo do nosso público-alvo e melhorar a nossa reputação é essencial.

 

Social selling:

Não podemos esquecer do social selling, que é a aplicação do social listening para detectar clientes e se relacionar com eles nas redes sociais.

Então, ao identificar o que as pessoas buscam da nossa empresa, podemos direcionar nossas estratégias de vendas e gerar mais negócios.

 

Marketing:

Além disso, podemos direcionar melhor as técnicas de SEO para blogs e outros canais, produzindo conteúdo com foco no cliente e obtendo resultados mais positivos em relação ao marketing digital.

 

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