Fui palestrar pela primeira vez - Créditos: Robson Gicoff / WorkStars

Fui palestrar pela primeira vez: Coisas que você precisa saber

Escolhi o Jornalismo dentre tantas opções de graduação, agora faltando apenas um semestre vivenciei algo que considero umas das pequenas vitórias diárias.

Uma jornalista maneja informação para todos os públicos, sobre diversos assuntos. Nada mais justo até uma estagiária conseguir palestrar no principal evento de negócios da economia digital e de tecnologia, o Expo Digitalks 2022.

O tema foi marketing digital com criação de conteúdo na vertical, tínhamos a introdução ao tema, dados sobre tendências dicas e fizemos uma demonstração ao vivo e interativa.

Ao longo de quase seis meses como estagiária da WorkStars, esse era um assunto que estava no meu cotidiano, o que julgo ter sido uma facilidade e algo que me tranquilizou, mas, sempre há o que aprender. Estávamos nos planejando quase 3 semanas, um misto de empolgação, ansiedade e adrenalina.

Enfim aconteceu e foi incrível, ao lado da grande referência em criação de conteúdo, a apresentadora (e amiga) Talita Lombardi, fundadora da WorkStars e as as minhas companheiras na equipe de comunicação, que me acompanharam nessa missão, a Andressa Lima e a Karen Correia.

Para fugir um pouco do tradicional, eu e as quatro mulheres mais fofas com quem trabalhei, passamos de forma clara e descontraída, para profissionais de diversas áreas que têm dificuldade em surfar no hype das tendências midiáticas.

Créditos: Robson Gicoff / WorkStars
Fui palestrar pela primeira vez – Créditos: Robson Gicoff / WorkStars

LEIA MAIS: Minha primeira palestra: 3 lições que aprendi no palco do Digitalks 2022

Do planejamento à execução:

Foram algumas semanas de planejamento, reuniões e ensaios intensos antes do dia D. Esquecer o frio na barriga e focar no que era realmente importante: ser clara e direta, já era por si só um desafio enorme para mim, aos 24 anos podendo palestrar pela primeira vez sobre o que conheço e faço, com autoridade.

Nesse processo algumas coisas me fizeram vencer esses entraves pré-palestra.

 

Construindo autoconfiança

Me acalmava o fato de saber que tínhamos domínio do tema, cada semana de trabalho tinha me levado a ter preparo para me sair muito bem no dia D.

Outro pilar importante foi o trabalho em equipe, participar de cada passo dado para fazer acontecer. Afinal eu não estaria sozinha, não era uma palestra tradicional, era um painel com quatro pessoas no palco palestrando em conjunto (eu, Talita Lombardi, Karen Correia e Andressa Lima) não me senti sozinha em nenhum momento, elas me acompanharam e me deram toda orientação necessária.

A cada revisão vinha uma reflexão, assim como é diariamente a vida do jornalista escrevendo textos. Aos poucos meu discurso foi melhorando, foi mudando e se adaptando da melhor forma para mim, algo tão prazeroso e pessoal quanto escrever, só que de um jeito diferente.

Lições que aprendi com a minha primeira palestra

Enfim apresentamos, tudo ocorreu dentro dos conformes e planejados, chegou o momento êxtase do final de uma palestra de 30 minutos cheia de emoções e interações.

Foi uma surpresa ser recebida por uma plateia receptiva e atenta, que visivelmente aproveitou nossas dicas e informações. O impacto foi sentido pelos dois lados, no da plateia que recebeu e aplaudiu nossa apresentação, do outro lado, nossa equipe e da WorkStars. Da minha parte, carreguei alguns aprendizados.

1 – Represente seu sonho

Não sabendo que era possível, foi lá e fez, tem sido o mantra para que eu nunca esqueça que sou muito maior do que as dificuldades que vem com o crescimento. Desci do palco com uma felicidade diferente de algo novo, fiquei mais autoconfiante e com muita vontade de voltar no tempo e vivenciar tudo de novo, estar cada vez mais ocupando esses espaços dando sempre o meu melhor.

 

2 – Preparação nunca é demais

A gente aprende a cada dia e não tem como saber exatamente tudo, por isso é preciso ter mente aberta, estudar, tentar fazer tudo de maneira organizada. A compreensão das minhas companheiras de palco foi muito importante, fui guiada a olhar atentamente cada detalhe e isso fez parte do que me deu força e confiança para fazer acontecer.

 

3 – Aprenda a lidar com seu medo

Correr o risco faz parte do processo, é importante quando percebemos que o medo não nos impede de tentar, que não podemos perder para nós mesmos. Só acorde cedo e faça com disposição o que puder fazer!

No final aprendi que, como muitas coisas na vida, estava diante de algo que eu precisava encarar com tranquilidade e confiança, isso faria a experiência ser aproveitada ao máximo.

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também