Quem escolheu estudar jornalismo, sabe bem que o mercado de trabalho hoje é cada vez mais amplo. Não estamos mais limitados às redações e, por isso, temos conquistado espaços nas áreas de comunicação e conteúdo. Conseguimos, com nossa bagagem, somar a essas áreas e proporcionar conteúdos relevantes que podem ser comunicados de diferentes maneiras.
Esta é a versatilidade à qual o novo cenário do mercado nos apresenta.
Na minha trajetória profissional, fui das redações de jornalismo às assessorias de imprensa e também à dinâmica das redes sociais. Foram diversos os desafios ao longo desses anos. Por isso, acreditei que, ao iniciar minha trajetória como Head de Comunicação na WorkStars, este já seria um desafio por si só.
Porém, essa fase trouxe consigo um combo de desafios. O primeiro deles, sem dúvidas, foi começar a aparecer em frente às câmeras. De verdade, achei que este seria “o desafio do ano”. Mas 2022 continua reservando boas surpresas, e foi assim que surgiu o convite da Talita Lombardi, fundadora da WorkStars, para a minha primeira palestra, que aconteceu no Digitalks Expo 2022.
LEIA MAIS: Como organizar um painel em eventos
No palco do Digitalks Expo 2022
Minhas poucas experiências de apresentação para o público, até então, se limitavam à universidade, com os trabalhos acadêmicos e o famoso TCC. Por isso, esse convite trouxe muita expectativa. Afinal, eu estaria no lugar de especialista, ao lado de profissionais que admiro, falando sobre algo que as pessoas realmente levariam em consideração.
E a escolha do tema foi fundamental, afinal era um assunto que eu entendia de forma prática: Criação de Conteúdos na Vertical.
Conhecer o tema, por conta do contato praticamente diário com ele, ajudou muito a vencer o frio na barriga. Mas não paramos por aí, porque iríamos além.
Ao invés de uma palestra tradicional, Talita lançou um novo desafio: um painel com quatro pessoas no palco ao mesmo tempo (oie, Talita Lombardi, Karen Correia e Sheila Pinheiro) para criar um vídeo na vertical em tempo real.
Topamos de cara e, por isso, unimos o time da WorkStars para planejar o formato e como faríamos tudo acontecer.
Não vou mentir para vocês: até o último momento estávamos alinhando mudanças por causa de empecilhos que foram surgindo.
Mas, apesar dos ajustes necessários para tornar essa ideia possível e de todo o frio na barriga, no momento em que subimos ao palco, tudo fluiu. O resultado do tempo dedicado ao brainstorming, alinhamentos e preparação foi fundamental.
E que incrível foi esse momento! Incrível porque, quando a gente vê acontecer algo que parecia tão distante – como palestrar em um evento da dimensão do Digitalks -, o foco muda totalmente. De repente, eu estava ali, não mais preocupada em errar alguma palavra, mas sim em me comunicar com pessoas que teriam a chance de aprender sobre algo que realmente poderia ajudá-las no mundo digital.
Esse espaço de troca que palestrar proporciona é indescritível e nós só temos a real dimensão disso tudo quando finalmente estamos no palco, falando com as pessoas.
Sem dúvidas, esse foi um dos grandes desafios que 2022 me proporcionou. No entanto, ter a honra de fazer isso ao lado de mulheres que admiro tanto só ajudou a tornar esse momento ainda mais especial.
3 lições que aprendi com a minha primeira palestra
Mas, além de compartilhar um pouco sobre esse momento, também gostaria de dividir alguns aprendizados que essa experiência me proporcionou.
1 – Esteja ao lado de pessoas que te desafiam
O primeiro aprendizado não poderia ser outro: cerque-se de pessoas que ajudem você a sair da sua zona de conforto. Afinal, sem esse aprendizado, esse texto sequer existiria.
Muito antes da WorkStars, a Talita Lombardi tem sido essa pessoa para mim. Após o convite dela, me dediquei a acreditar que conseguiríamos tirar aquela ideia do papel. E foi o que aconteceu.
2 – Prepare sua apresentação e treine
Também é essencial se preparar, treinar e dominar o assunto. Apesar de lidarmos com vídeos na vertical diariamente aqui na WokrStars, ainda assim precisamos nos preparar para falar da melhor forma e otimizar nosso tempo no palco.
Até porque, nós poderíamos ficar por horas falando sobre o assunto, que é bem denso. Por isso, a preparação ajudou a entender como entregaríamos nossa mensagem de forma coerente, sem que as pessoas se sentissem perdidas ou sobrecarregadas com muitas informações novas.
3 – Conheça o público do evento
Outro grande aprendizado, sem dúvidas, é conhecer o público do evento. Como tanto eu quanto toda a equipe WorkStars acompanha o Digitalks há anos, isso ajudou bastante a adaptarmos os exemplos que citaríamos durante a palestra e também a ajustarmos a nossa linguagem.
Outro trunfo é que graças a isso, conseguimos escolher um nome atrativo para nossa participação no evento, atraindo público de forma orgânica para o nosso palco.
Espero que os aprendizados que tive com a minha primeira palestra ajudem você!
Aproveite também para conferir os bastidores dessa experiência incrível nos artigos escritos pela Talita Lombardi, pela Karen Correia e pela Sheila Pinheiro.
Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | YouTube | B2B para Startups