Web Stories | Arte por Moacir Alves

Google Web Stories: o que é, como criar e vantagens

A forma como consumimos mais conteúdos dinâmicos, tornou as redes de uma forma geral, alerta às nossas necessidades e vontades. O formato de vídeos na vertical dominou todas as redes, e o Google não poderia ficar para trás. O maior buscador do mundo, resolveu aderir e trazer o formato para o seu ecossistema, criando assim os Google Web Stories. Vamos conhecer?

 

 

O que são os Google Web Stories? 

 

Histórias da Web | Google
Histórias da Web | Google

 

Semelhante aos stories do Instagram, as Web Stories são uma versão para Web do formato popular, permitindo que os criadores alojem e controlem o seu conteúdo em vídeos na vertical. Lançado em meados de 2018, também chamado de AMP Stories, divididos em cards, cada apresentação é exibida dentro de um carrossel. Dessa forma, estimulando a visualização de mais conteúdos, já que cada story dura em geral alguns segundos.

Este conteúdo é potencializado pelo apelo visual, as imagens preenchem a tela do aparelho, sendo possível deslizar o dedo na horizontal para navegar pelos slides. Os Histórias da Web também contêm texto, contudo, os recursos visuais ganham maior destaque. Veja exemplo abaixo: 

 

Google web stories | giphy
Google web stories | giphy

 

De acordo com o relatório do Google, a aceitação do novo modelo foi enorme: cerca de 100.000 novos stories são publicados diariamente e mais de 6.500 domínios utilizaram os Web Stories desde seu lançamento. 

Embora a proposta do formato seja mais voltado à experiência mobile, ele também é compatível com a visualização em desktop e hoje é exibido em três canais: na busca convencional, no Google Imagens e no Google Discover, onde possuem destaque.

 

LEIA MAIS: Como colocar mensagem automática no WhatsApp Business?

 

Como criar os Web Stories?

Como o Google não é uma rede social, os conteúdos precisam ser feitos antes, ou seja, você não consegue criar dentro da plataforma. A princípio, o processo de publicação de Web Stories foi resumido pelo Google em 5 passos: 

  • Criação;
  • Verificação se a Web Storie é uma AMP válida;
  • Verificação de metadados;
  • Verificação de indexação;
  • Seguir as políticas de conteúdo.

 

Sendo assim, a primeira etapa trata-se da criação do conteúdo. O próprio google indica duas ferramentas de criação, sendo elas: MakeStories e NewsroomAI, usada pela Forbes. Após criar seu conteúdo, é necessário verificar se ele é uma AMP válida. Isso pode ser feito através da ferramenta de teste de AMP e Web Stories do Google ou da ferramenta de Inspeção de URL do Google Search Console.

Partindo para a terceira etapa, chegou a hora de analisar os metadados solicitados pelo Google. Os metadados mais importantes, no entanto, são quatro:

  • publisher-logo-src, referente ao logo da marca;
  • poster-portrait-src, referente à imagem destacada no Storie;
  • title, referente ao título principal do conteúdo e
  • publisher, referente ao nome do publicador.

 

via google
via google

 

Por fim, a última etapa é verificar se os seus Web Stories estão devidamente indexados pelo algoritmo do Google. Dessa forma, é necessário usar novamente a ferramenta de Inspeção de URL do Google Search Console. Para que o seu conteúdo seja indexado mais rapidamente, crie uma URL para ele e a adicione ao seu arquivo sitemap.xml.

 

Vantagens dos Web Stories

 

Reprodução Google
Reprodução Google

 

Uma das principais vantagens em usar Web Stories é publicar conteúdo de forma objetiva, imersiva, dinâmica, interativa e visualmente atrativa. Além disso, estamos falando de um recurso do Google, o Web Stories já nasceu com um enorme potencial de crescimento, considerando as vantagens que só um serviço oferecido pelo Google pode proporcionar. 

Outro ponto é que o seu conteúdo ficará disponível em todo o ecossistema da web e pode lhe render monetização, pois o Google agregou ao Web Stories as plataformas Adsense e Admanager. Sendo assim, é possível criar stories que possam gerar retornos como se fosse anúncios publicados dentro do site.

Por fim, os Web Stories também possibilitam a sua mensuração, ou seja, informam ao autor quantas e quais pessoas visualizaram o conteúdo. Contudo, você pode fazê-las pelo Google Analytics.

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também