Aos 17 anos escolhi que seria comunicadora, sendo mais específica, Jornalista! Mas nunca tive a pretensão de trabalhar em frente as câmeras ou palestrando, até conhecer o furacão Talita Lombardi. Com ela me tornei Head de Conteúdos do WorkStars e aprendi a ser apresentadora no Youtube, menina executiva e agora palestrante em eventos.
Inaugurei nos palcos no último dia 24 de agosto, com o tema “Vídeos na vertical: do planejamento a execução ao vivo”. Trouxemos algo inédito para o palco do Expo Digitalks 2022, uma palestra com quatro mulheres (eu, Talita, Andressa Lima e Sheila Pinheiro) com uma temática nova e de forma simultânea.
Neste texto, vou falar sobre como foi essa experiência e trazer para vocês uma introdução ao tema da minha primeira palestra.
Palestrante em eventos: por que o tema vídeos na vertical?
Há cerca de um ano, começamos a estudar e a ver esse formato crescer. Os vídeos na vertical saíram do TikTok para quase todas as plataformas, e eu e a Talita fomos entender e conhecer mais sobre ele. Mas antes vamos falar sobre pontos importantes:
-
Por que usar o formato?
Podemos dizer que, com o mundo na palma da mão das pessoas, a influência na forma de consumir os conteúdos também se afeta. Ou seja, grande parte do que se vê pela tela de um celular, se vê na vertical, devido ao formato da tela que na grande maioria, é retangular.
Isso acontece porque o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil, de acordo com informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC). Portanto, quanto mais gente com celular em mãos, mais chances de um vídeo vertical ser assistido.
Os vídeos já complementam as estratégias de marketing digital há um tempo e, de acordo com pesquisas da Hotmart, em 2022 a expectativa é que o formato seja responsável por 80% do tráfego online.
-
Além da pesquisa
Além de pesquisar sobre as redes sociais e as ferramentas, começamos a colocar na prática os vídeos na vertical e claro a ensinar sobre eles aqui no portal e lá no canal.
A cada atualização que as plataformas disponibilização nós estávamos lá para aprender e passar isso para frente. Neste ano, a Andressa e a Sheila se juntaram a nós nessa corrida, para aprender um pouco mais todos os dias sobre como os vídeos na vertical funcionam.
Mas há muito para aprender e ensinar, e por isso estávamos ali naquele palco, depois de semanas de preparação e muito coisa para contar em apenas 30 minutos.
Leia também: Como descobrir músicas em alta no Reels?
No Palco do Expo Digitalks 2022
Beleza Karen, você começou falando sobre você e sua primeira palestra, depois explicou o porque do tema dessa palestra. Mas e agora? Agora a gente volta duas casas, vamos falar do dia da palestra sobre vídeos na vertical.
Tivemos uma semana cheia de preparativos para o evento, afinal além da palestra estávamos organizando o estande do nosso apoiador, a GLED. No dia 24, eu estava ligada no 220 como costumo dizer, atenta a fazer tudo que fosse necessário fazer, mas mega nervosa pela palestra.
Exatamente às 16 horas e 15 minutos, fomos anunciadas no palco Master Talks, e quando olhei para minhas companheiras de palco eu só soube que iria dar certo. E não é que deu!
Conseguimos atrair um público incrível, que participou e se manteve atento o tempo todo. E sobre os vídeos na vertical, explicamos o tema de forma clara e assertiva, e ainda arrancamos algumas palmas no final da apresentação.
Aquele frio na barriga e energia que todas estávamos no começo, virou felicidade e muito orgulho!
É isso, agora sou jornalista, apresentadora e palestrante em eventos 😉
Aproveite também para conferir os bastidores dessa experiência incrível nos artigos escritos pela Talita Lombardi, pela Andressa Lima e pela Sheila Pinheiro.
Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | YouTube | B2B para Startups