Hit da Shakira cria oportunidade de marketing para diversas marcas | Reprodução

Hit da Shakira cria oportunidade de marketing para marcas

Na última semana, a cantora colombiana, Shakira, emplacou um hit em parceria com o DJ BZRP (ou Bizarrap) que deu o que falar nas redes sociais. A separação conturbada da cantora com o ex-jogador do Barcelona Gerard Piqué, promoveu diversas oportunidades de marketing digital para marcas.  

Todo o contexto da música é um prato cheio para os tabloides e portais de fofoca pelo mundo, o fim do relacionamento do casal. A suposta traição, que foi descoberta pela cantora a partir de um pote de geleia, não rendeu só memes. 

Diversas marcas foram incluídas na canção que se tornou uma das 50 mais ouvidas no mundo com mais de 50 milhões de visualizações em menos de 24 horas no Youtube, considerada a melhor estreia para uma canção latina da história do Youtube.

 

 

Mas o que o hit da Shakira tem a ver com marketing? 

A música rendeu muito conteúdo nas redes para diversas marcas, até mesmo para as que foram zombadas pela cantora. Dentre as marcas citadas na música estão: Ferrari, Rolex, Casio e Twingo. Por outro lado, diversas outras marcas surfaram na onda do hit para trabalhar sua comunicação nas redes. 

Em certo ponto da canção, Shakira faz uma comparação recorrendo às insígnias automóveis do que representaria ela e a atual namorada do ex-jogador – “Trocaste um Ferrari por um Twingo”. Além disso, faz comparações de relógios para dar a entender que ela é a melhor versão – “Trocaste um Rolex por um Casio”. 

Nestes versos, tanto a Ferrari como a Rolex ganham uma superioridade em relação ao Twingo (da Renault) e à Casio.

A marca de relógios Casio reagiu fazendo menção a outra parte da música com o uso da palavra “salpique” em sua conta de Instagram. Eles entraram na brincadeira: “Nos encanta que esto nos salpique.”

 

 

Post da Casio via Instagram
Post da Casio via Instagram

 

Já a Renault, por exemplo, foi uma das empresas que saiu em defesa do seu modelo Twingo na internet. Um dos Tweets da marca já possui mais de 9.000 likes e mais de 2.000 retweets. Por outro lado, através da criatividade, perspicácia e insights, surgiram diversos posts trazendo relação a música.  

Utilizando do marketing de ação-reação, as marcas se mantêm presentes em todas as conversas. Dessa forma, aproveitando eventos como este para poder interagir com o público e suas tendências. Ou seja, marcas em tempo real: reagindo à publicidade.

 

Confira posts com relação ao hit da Shakira 

A Shakira usou a frase “As mulheres mais choram, as mulheres faturam” na canção. Em resposta, o Banco Colômbia, país da cantora, aproveitou o trecho para incentivar as mulheres a investirem dinheiro. Boa sacada, né? 

Já o Banco de Bogotá aproveitou a alfinetada das comparações entre Ferrari e Twingo para mostrar que possui empréstimo e financiamento para todos. “Se você já possui um Twingo, nós te emprestamos para ter uma Ferrari”.

O trecho da música “Mastique’ y trague’, trague’ y mastique” (mastigue e engula, engula e mastigue) foi usado pelo Cine Colombia para falar das pipocas vendidas no cinema. Quem também utilizou essa parte foi o Subway da Colômbia, para reforçar a hora de comer um de seus sanduíches.

 

Post do Subway da Colômbia | Reprodução
Post do Subway da Colômbia | Reprodução

 

Muitas marcas usaram  “salpique”, o nome da música que é uma indireta clara para Piqué. Uma delas foi a rede de supermercados Lidl em sua legenda em uma publicação do twitter. 

 

 

A Hyundai Espanha também não perdeu a oportunidade:

 

 

 

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Talita Lombardi
Admin
1 ano atrás

Muito bom!

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