Marketing esporte - Foto: Foto de Guduru Ajay bhargav no Pexels

Marketing esportivo: entenda como funciona esse segmento

Sendo um dos mercados que mais movimenta dinheiro pelo mundo, o esporte é muito mais que puro entretenimento. Sendo capaz de unir um país, a paixão pelo esporte não se estaciona apenas no momento que os atletas estão na ação, mas existe todo um contexto por trás gerando esse mercado. Buscando produzir oportunidades de negócios no universo dos esportes, o entendimento do Marketing Esportivo é essencial. 

De acordo com um estudo de 2018 da Sports Value, o mercado de marketing esportivo movimenta 200 bilhões de reais por ano. Em uma outra pesquisa da Sports Value, também de 2018, aponta que o faturamento do setor de varejo esportivo é de 260 bilhões de dólares ao redor do mundo.

 

O que é marketing esportivo? 

Sendo uma fatia do marketing, o marketing esportivo tem como papel principal gerar oportunidades de negócios em tudo que envolva a pauta esportiva. Em outras palavras, a utilização do esporte como meio de engajamento e comunicação.

Dessa forma, unindo características do mundo esportivo, criando e promovendo dos artifícios do marketing. Além de tudo que o envolve, seja pelos próprios atletas, marcas, clubes, times, etc.

 

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Como funciona

Tudo gira em torno da paixão e dos sentimentos potentes que o esporte desperta. Seja pelo time, pelos eventos, pelo atleta ou pela bandeira. Então, é por esses sentimentos que as estratégias de marketing esportivo circulam, engajando pessoas e atraindo novos torcedores. Daí por diante com um bom planejamento, bem elaborado e colocado em prática, o saldo ao final será positivo.

Além disso, a pauta esportiva não se limita somente a empresas ou marcas que estejam envolvidas com o esporte. Uma empresa ou instituição pode desenvolver insights promissores nessa temática. Sobretudo usando da criatividade, o fator emocional dos consumidores e, de preferência, gerando experiências memoráveis.

Dessa forma, você pode usar do marketing esportivo por meio de:

  • patrocínio;
  • eventos esportivos;
  • engajamento nas redes;
  • licenciamento;
  • produção de conteúdo;
  • anúncios em estádios e mais. 

 

Assim como apresentado, um grande exemplo de força no engajamento nas redes, ocorreu nas Olimpíadas 2021, grande evento esportivo que aconteceu no começo do ano. O jogador brasileiro de vôlei, Douglas Souza, roubou todos os holofotes para si, o atleta que transborda carisma transformou sua rede social em uma espécie de “Big Brother dos Jogos Olímpicos”.

Como resultado, durante esse período das Olimpíadas, Douglas passou de 200 mil seguidores a mais de 2 milhões no Instagram, atualmente, o atleta possui 3 milhões de seguidores. 

 

Douglas Souza, atleta do vôlei brasileiro / Divulgação/FIVB
Douglas Souza, atleta do vôlei brasileiro / Divulgação/FIVB

 

Leia também: Crossfit: Conheça a modalidade que vem crescendo no Brasil

 

Acompanhe o Sport Drops!

Por fim, como citamos acima, qualquer empresa pode desenvolver propostas nessa temática e você pode acompanhar um evento que irá acontecer logo mais. Nossa parceria GLED International Education, irá reunir profissionais do esporte para compartilhar suas experiências sobre as áreas em que atuam. Intitulado de “Sport Drops”, acontecerá no dia 09 de Novembro de forma online e gratuita. 

A princípio, o objetivo do evento é apresentar a importância da fluência da língua inglesa para a profissionalização e internacionalização de atletas brasileiros, além das possibilidades de bolsas de estudo em outros países.

O Sport Drops reunirá Gustavo Borges, Diego Hypólito e as tenistas Luisa Stefani e Laura Pigossi para falar sobre carreira e educação. Além disso, o evento também terá painel sobre marketing, startups e um encerramento divertido com um stand-up.

 

Sport Drops / Divulgação
Sport Drops / Divulgação

 

** Para informações e inscriçõeshttp://sportdrops.glededucation.com.br/

 

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Texto de Juliana Santana
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