O que é Gamification e como aplicar aos negócios?

O gamification (ou gamificação) é um termo que vem crescendo cada vez mais no mundo dos negócios. Ao contrário do que pode parecer num primeiro momento, não estamos falando de jogos. Estamos falando de um conceito de game, mas como uma estratégia aplicada a diversos campos.

Essa técnica pode ser uma grande aliada na hora de criar campanhas, por exemplo. O termo nasceu há poucos anos, em 2002, pelas mãos do programador Nick Pelling. Além disso, algumas pessoas também chamam essa estratégia de ludificação.

Você pode “gamificar” praticamente tudo. Inicialmente alguns exemplos estão no ramo de marketing e educação. Ou seja, existe a possibilidade de trazer gamification para uma empresa inteira, incluindo diversos tipos de hierarquia.

 

O que é gamification?

Como o próprio nome já diz, essa estratégia utiliza de conceitos de games, mas aplicada a outros contextos. Basicamente o conceito oferece desafios e vantagens para determinada tarefa. Inicialmente o conceito é bastante simples: juntar entretenimento e trabalho oferece uma melhora dos resultados finais.

Ou seja, esse sistema de recompensas podem ter objetivos parciais ou finais. Em outras palavras, o participante (funcionário, estudante, etc) é motivado a concluir pequenas tarefas e ganha benefícios com isso.

 

LEIA MAIS: Lista de Hashtags Banidas do Instagram em 2021
LEIA MAIS: O que é Portfólio? Conheça os principais tipos

 

Como aplicar o gamification?

Você já entendeu o conceito de gamification. Então agora vamos à parte prática:

Exemplo 1: Um funcionário que termina todas as suas funções do dia pode receber um ponto. Somando cinco pontos ele ganha um voucher para algum benefício (créditos do Ifood, por exemplo).

Exemplo 2: Todas as vezes que um estudante termina uma atividade, ele ganha uma estrelinha. Se a nota da atividade for superior a 9, as estrelinhas dobram. Ao completar 20 estrelinhas, ele ganha um brinquedo.

As possibilidades são infinitas. Você pode aplicar o sistema na sua empresa utilizando alguns conceitos como pontos, sistema de evolução, níveis e recompensas.

Por fim, essa é uma estratégia que vai ajudar muito quem quer trazer mais foco e produtividade para sua equipe.

 

Fonte 1

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Texto de Gabriela Leão
LinkedIn | Instagram | Saiba Mais

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também