O que é Portfólio? Conheça os principais tipos

O portfólio pode ser um grande aliado na hora de procurar um novo emprego. Mas muita gente não sabe nem por onde começar. Se esse é seu caso, esse post é pra você!

Antes de mais nada, vale entender que um portfólio não vai substituir seu currículo ou seu LinkedIn. Cada uma dessas opções têm sua própria função e todos são complementares.

 

O que é portfólio?

O portfólio é um termo utilizado para um compilado de trabalhos que você já fez. Ou seja, ele trará o histórico de experiências e vai mostrar suas habilidades e competências.

Ele serve como complemento do seu currículo e LinkedIn, visto que ambos não possuem opção de anexar arquivos de trabalhos feitos anteriormente. O CV e LinkedIn podem dizer onde você trabalhou, mas não vai oferecer exemplos do que você fazia.

É dessa forma que você vai conseguir valorizar seus trabalhos anteriores e trazer uma visualização concreta das suas experiências anteriores. Em resumo, ele vai fazer com que recrutadores possam ter a visão do seu trabalho.

LEIA MAIS: Como destacar seu currículo em 7 passos
LEIA MAIS: 6 funções escondidas do LinkedIn

 

Tipos de portfólio

Já está claro que o portfólio é um compilado do seu histórico de trabalhos. Mas ele pode ser diferente dependendo do seu objetivo.

Impresso: quem vai prospectar um cliente pessoalmente pode investir em uma opção impressa. Crie uma pasta com seus trabalhos anteriores e mostre ao recrutador. O material com certeza vai brilhar os olhos do possível cliente. No entanto é importante investir em uma boa qualidade de impressão.

PDF: um hibrido entre o impresso e o on-line. Você pode criar um arquivo digital que não vai demandar impressão, mas que pode ser visto offline. Você pode enviar por e-mail ou deixar disponível em um link do Google Drive, por exemplo.

On-line: um dos principais benefícios de um portfólio on-line está na facilidade de compartilhamento e opções praticamente infinitas de design. Existem diversas plataformas e opções totalmente gratuitas, como por exemplo o Wix. Use a imaginação e busque inspirações. Invista na navegação e animação da página.

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Texto de Gabriela Leão
LinkdIn | Instagram | Saiba Mais

 

Fonte 1

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

O que é permuta?

Permuta é o ato de troca de um bem por outro, sem a necessidade de