Profissional de marketing: o que ele faz e como pode ajudar sua empresa | Arte por Moacir Alves

Profissional de marketing: o que ele faz e como pode ajudar sua empresa

A presença de um profissional de marketing dentro de uma empresa é essencial para quem quer crescer e aumentar ainda mais o alcance de sua marca. O investimento feito nessa área é muito importante e pode mudar positivamente os resultados de sua empresa no fim do mês.

Segundo um levantamento realizado em uma parceria entre Rock Content, Vendas B2B, Resultados Digitais e Mundo do Marketing, atualmente, cerca de 94% das empresas brasileiras utilizam algum tipo de estratégia do marketing digital para aumentar seu desempenho no mercado.

Apenas 5,5% dos entrevistados afirmaram utilizar métodos tradicionais de propaganda em seus negócios. Isso mostra como o aumento da tecnologia impactou as empresas no Brasil e no mundo, fazendo com que o marketing digital tomasse conta da grande maioria dos empreendimentos.

Por trás disso tudo, está o profissional de marketing. Ele é responsável por diversas atividades voltadas para o posicionamento da marca no mercado. Mas, você sabe o que ele faz e como ele pode ajudar sua empresa?

Confira neste artigo as áreas mais exploradas por um profissional de marketing!

 

As áreas responsáveis pelo profissional de marketing

Uma equipe de marketing toma conta de diversas atividades dentro de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Se você quer fazer marketing, vai precisar de pelo menos um profissional por trás disso tudo.

As áreas podem variar de negócio para negócio. Tudo depende do objetivo que as empresas têm e qual a melhor forma de atingi-los.

Vamos falar a seguir sobre as áreas que mais possuem destaque no dia a dia de um profissional de marketing.

 

Publicidade

profissional de marketing

Fazer a propaganda certa de seus produtos é uma das principais funções do profissional de marketing. Fonte: Freepik/vectorjuice

Fazer uma boa publicidade não é fácil, ainda mais com a quantidade de empresas tentando ultrapassar umas às outras em questão de divulgação.

Porém, a propaganda de seus produtos e serviços deve ser muito bem planejada e executada da forma correta pelo profissional de marketing. Dessa forma, você consegue se sobressair e fazer uma publicidade de qualidade, que atraia os olhares do público e aumente seu número de clientes.

O profissional de marketing será responsável por criar a imagem da sua empresa para quem está de fora e possa ter interesse em seu produto. Além de pesquisar o público alvo para suas campanhas, a equipe de marketing também montará todo o plano estratégico até o momento de divulgação.

 

Realização de eventos

Nada melhor do que mostrar seus produtos para possíveis clientes em um evento. A reunião de diversos especialistas do setor e leads em potencial faz com que sua empresa fique em destaque se utilizar as estratégias corretas.

O profissional de marketing também ficará por trás desses eventos, organizando o stand, atraindo pessoas para a exibição dos produtos e atendendo os clientes da melhor forma possível. Tudo isso influencia em como o mercado enxerga sua empresa.

Após a realização desses eventos, a equipe deve analisar todos os altos e baixos e passar a limpo tudo que foi conquistado pela empresa. Com isso, é possível melhorar ainda mais e realizar cada vez mais encontros para espalhar sua marca no mercado.

 

Consultoria para empresas

Muitas empresas pequenas, que acabaram de surgir no mercado, não possuem orçamento para montar uma equipe de marketing. Por conta disso, a consultoria é muito importante. Com ela, o profissional analisa todas as estratégias utilizadas por você até o momento e, se preciso, traz sua experiência para melhorar ainda mais os resultados.

 

Mídias sociais

profissional de marketing

É importante que o profissional de marketing crie conteúdo para redes sociais da empresa. Fonte: Freepik/pikisuperstar

Para alavancar sua marca e mostrar ao mercado quem você é, é mais que necessário criar contas em redes sociais. E não se limite a apenas uma: é preciso explorar a maior quantidade de plataformas possíveis para expandir ainda mais seu nome.

Porém, antes de tudo, o profissional de marketing deve fazer um levantamento sobre quais as redes que mais trarão lucro para o seu negócio. A partir disso, deve-se criar um projeto de marketing para a criação de conteúdo nessas redes.

Segundo um levantamento realizado pela Hootsuite e a We Are Social, cerca de 70% da população brasileira utiliza redes sociais. Isso mostra como é importante para uma empresa se manter ativa nas mídias. 

Quanto mais conteúdo produzir, maiores são as chances de conquistar leads qualificados através dessas redes. E isso tudo é responsabilidade do profissional de marketing.

Conheça as melhores ferramentas para redes sociais no vídeo abaixo:

[BÔNUS] Como as redes sociais podem impactar seu negócio

Apesar de surgirem apenas com o intuito de unir pessoas de diversas partes do mundo para lazer, as redes sociais se tornaram um modelo de negócios muito rápido. Isso aconteceu por conta do avanço tecnológico e das mudanças de comportamento das empresas em relação ao marketing digital.

Hoje em dia, as redes são grandes aliadas de empresas que buscam expandir ainda mais seus horizontes.

Confira no infográfico abaixo como elas podem impactar seu negócio e alavancar seus resultados:

O profissional de marketing pode te auxiliar a posicionar sua marca nas redes sociais. Fonte: KW CONTEÚDO

 

Conclusão

O profissional de marketing é um colaborador essencial para sua empresa. Com ele, a equipe vai abordar diversas áreas do marketing digital e fazer com que sua marca seja reconhecida no mercado.

Gostou deste artigo e quer receber mais conteúdos como este? Assine a newsletter da B2B Master!

 

Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Leia também