5 dicas para se dar bem no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social para quem quer se conectar com profissionais do mercado de trabalho. A plataforma já tem mais de 660 milhões de usuários no mundo todo. A estimativa é que existiam mais de 40 milhões de brasileiros no LinkedIn em 2020.

Mas como fazer o seu perfil se destacar em meio a todos esses milhões de usuários? Essa com certeza é a pergunta de ouro. Existem várias técnicas que podem fazer seu perfil chamar a atenção dos recrutadores e dos outros usuários. No entanto não existe uma resposta única. Pode-se dizer que é uma série de fatores que te ajudam na rede social.

Vamos lá?

1. Preencha seu perfil do Linkedin corretamente

Antes de mais nada, preencha seu perfil. Coloque foto, configure a experiência, ajuste o “nome” do seu link e tudo mais. Faça tudo que for possível na plataforma. Explique tudo que você já fez, incluindo detalhes das suas antigas funções. Se você dominar uma segunda língua, traduza seu perfil.

Por exemplo, se você não colocar uma foto, seu perfil pode parecer abandonado. Dessa forma muitos recrutadores podem simplesmente deixar de ter interesse em você.

Dica extra 1: Acrescentar sua localização no perfil aumenta em 23x a probabilidade de ser encontrado na rede!

Dica extra 2: Sabia que uma foto bem tirada aumenta em até 21 vezes a chance de ter seu perfil visualizado no LinkedIn?

2. Mantenha seu perfil atualizado

Não adianta você preencher seu perfil em 2010 e nunca mais aparecer por lá. Mantenha todas as informações atualizadas. Sejam seus dados de contato, cargo atual, competências, cursos… O que você tiver como novidade, atualize!

Uma outra dica é: utilize palavras-chave sobre você no seu título profissional e tags relevantes na sua descrição.

LEIA MAIS: 5 dicas para manter a criatividade

3. Utilize o LinkedIn como uma rede social

Inicialmente muita gente vê o LinkedIn como um currículo online. No entanto trata-se de uma rede social. Pensando nisso, você precisa investir em dois principais pontos:

  • criar uma rede de contatos

Tenha um grupo amplo de seguidores e conecte-se com o máximo de amigos possíveis. Muitas dessas pessoas podem se tornar colegas de trabalho ou até mesmo te indicar para alguma vaga. Então não tenha medo de interagir com seu feed!

  • criar conteúdo

Você já ouviu falar que quem não é visto, não é lembrado. Isso é verdade. Invista em interações. Crie conteúdo, textos, votações! Poste imagens e promova debates. Além disso, invista em interagir com os colegas e compartilhe as novidades da sua vida profissional.

4. Conceda e receba recomendações

A voz do povo é a voz de Deus, certo? Você pode enviar recomendações para colegas de trabalho. Assim você deixa uma “opinião” sobre determinada pessoa. Dessa forma você pode exaltar aqueles profissionais que merecem destaque em seu círculo social.

Por outro lado, você também pode receber essas recomendações. Ter um perfil com recomendações vai trazer um prestígio para seu perfil. Afinal, são pessoas falando do seu trabalho. Então indique e seja indicado!

5. Faça um teste de competência

Você pode receber um selo do próprio LinkedIn, sabia? É só fazer o teste de competência. Ou seja, você tem acesso ao seu nível de competência. Responda a 15 perguntas de múltipla escolha, fique entre os top 30% e receba um selo de competência.

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars no Instagram!

Texto de Gabriela Leão
LinkdIn | Instagram | Saiba Mais

Fonte 1 | Fonte 2 |

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também