A partir de 1 de fevereiro, os parceiros do Youtube vão poder ganhar dinheiro com anúncios vistos entre vídeos no Shorts.
Conforme a rede social informou, a mudança representa um novo capítulo na valorização da criatividade em seu site e tem como objetivo reconhecer e recompensar aqueles que se empenham na criação desse novo formato de conteúdo.
Este novo modelo de partilha de receita vai substituir o fundo do YouTube Shorts. Iniciativa lançada em 2019, que tinha com objetivo distribuir US$ 100 milhões para os criadores de conteúdo.
Descubra os requisitos para monetização do YouTube Shorts e dicas para maximizar seu potencial de ganhos com os vídeos curtos e na vertical.
Como funciona a partilha de receita de anúncios do Shorts
O funcionamento da partilha de receita de anúncios do Shorts pode ser descrito em quatro passos:
- A cada mês, a receita gerada pelos anúncios exibidos nos vídeos dos Shorts é somada e destinada a recompensar os criadores, bem como cobrir os custos de licenciamento de música.
- A receita dos anúncios exibidos no Feed do Shorts é distribuída para os Fundos para criadores, levando em conta o número de visualizações e o uso de música nos vídeos curtos publicados pelos usuários que optaram pela monetização.
- Com base no montante total dos fundos atribuídos, os lucros são distribuídos entre os parceiros com base na rentabilidade, levando em consideração o número de visualizações geradas por seus vídeos. (Exemplo trago pelo YouTube, se um criador obtém 5% de todas as visualizações de vídeos curtos carregados por criadores com rentabilização, recebe 5% da receita através dos Fundos para criadores)
- Os parceiros que optam pela monetização recebem 45% da receita que lhes é atribuída, mesmo que a música não seja utilizada.
Critérios da nova monetização do YouTube Shorts
Para que a partilha se torne elegível, os parceiros devem aceitar os novos termos do Módulo de Rentabilização do Shorts. Isso vai permitir que eles ganhem dinheiro através de anúncios e do YouTube Premium exibidos no Feed.
Quem pode receber a receita dos anúncios:
- Canais com mil inscritos + 10 milhões de visualizações válidas no Shorts nos últimos 90 dias;
- Canais com mil inscritos + 4 mil horas de exibição válidas em vídeos longos nos últimos 12 meses.
Conteúdo adequado para anúncios no Shorts
A divisão da receita de anúncios do Shorts é aplicada a partir da data de aceitação dos novos termos de monetização. As visualizações acumuladas antes de fevereiro não são elegíveis para a partilha de receita de anúncios do Shorts.
Visualizações de vídeos curtos não elegíveis
Exemplos onde podem ocorrer visualizações não elegíveis:
- Vídeos replicados – como filmes, programas de televisão, ou conteúdo de outros criadores da plataforma;
- Visualizações artificiais ou falsas de Shorts, como visualizações feitas por robôs;
- Visualizações inconsistentes com as diretrizes de conteúdo adequado para publicidade do YouTube.
Onde encontrar as informações sobre monetização do YouTube Shorts
O YouTube vai começar a apresentar a receita diária estimada dos Shorts, juntamente com outras métricas de desempenho, em fevereiro ou no dia em que começar a rentabilizar conteúdo com anúncios. Você pode encontrar essas informações seguindo esse passo a passo:
- Acesse o Youtube Studio;
- Clique em “Monetização” no menu à esquerda;
- Dentre as formas de ganhar dinheiro, selecione visualizar em “Anúncios do Feed dos Shorts”;
- Em seguida, clique em “Ver minhas estatísticas”;
- Agora é só filtrar as informações e analisar seus ganhos.
Conheça o painel do YouTube Studio nesse texto:
Analytics no Youtube: Visão geral do Youtube Studios #1
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