Como funciona a monetização do YouTube Shorts

Como funciona a monetização do YouTube Shorts

A partir de 1 de fevereiro, os parceiros do Youtube vão poder ganhar dinheiro com anúncios vistos entre vídeos no Shorts.

Conforme a rede social informou, a mudança representa um novo capítulo na valorização da criatividade em seu site e tem como objetivo reconhecer e recompensar aqueles que se empenham na criação desse novo formato de conteúdo.

Este novo modelo de partilha de receita vai substituir o fundo do YouTube Shorts. Iniciativa lançada em 2019, que tinha com objetivo distribuir US$ 100 milhões para os criadores de conteúdo.

Descubra os requisitos para monetização do YouTube Shorts e dicas para maximizar seu potencial de ganhos com os vídeos curtos e na vertical.

 

Como funciona a partilha de receita de anúncios do Shorts

Como funciona a monetização do YouTube Shorts
Como funciona a monetização do YouTube Shorts – Imagem: Suporte Google

 

  • Com base no montante total dos fundos atribuídos, os lucros são distribuídos entre os parceiros com base na rentabilidade, levando em consideração o número de visualizações geradas por seus vídeos. (Exemplo trago pelo YouTube, se um criador obtém 5% de todas as visualizações de vídeos curtos carregados por criadores com rentabilização, recebe 5% da receita através dos Fundos para criadores)
  • Os parceiros que optam pela monetização recebem 45% da receita que lhes é atribuída, mesmo que a música não seja utilizada.

 

Critérios da nova monetização do YouTube Shorts

Para que a partilha se torne elegível, os parceiros devem aceitar os novos termos do Módulo de Rentabilização do Shorts. Isso vai permitir que eles ganhem dinheiro através de anúncios e do YouTube Premium exibidos no Feed.

Quem pode receber a receita dos anúncios:

  • Canais com mil inscritos + 10 milhões de visualizações válidas no Shorts nos últimos 90 dias;
  • Canais com mil inscritos + 4 mil horas de exibição válidas em vídeos longos nos últimos 12 meses.

 

Conteúdo adequado para anúncios no Shorts

A divisão da receita de anúncios do Shorts é aplicada a partir da data de aceitação dos novos termos de monetização. As visualizações acumuladas antes de fevereiro não são elegíveis para a partilha de receita de anúncios do Shorts.

Visualizações de vídeos curtos não elegíveis

Exemplos onde podem ocorrer visualizações não elegíveis:

 

Onde encontrar as informações sobre monetização do YouTube Shorts

O YouTube vai começar a apresentar a receita diária estimada dos Shorts, juntamente com outras métricas de desempenho, em fevereiro ou no dia em que começar a rentabilizar conteúdo com anúncios. Você pode encontrar essas informações seguindo esse passo a passo:

  • Acesse o Youtube Studio;
  • Clique em “Monetização” no menu à esquerda;
  • Dentre as formas de ganhar dinheiro, selecione visualizar em “Anúncios do Feed dos Shorts”;
  • Em seguida, clique em “Ver minhas estatísticas”;
  • Agora é só filtrar as informações e analisar seus ganhos.

 

Conheça o painel do YouTube Studio nesse texto:

Analytics no Youtube: Visão geral do Youtube Studios #1

 

Fonte

 

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