O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens e serve basicamente como inspiração para diversas categorias. Essas inspirações criam tendências que podem gerar insights que podem ajudar a prever o futuro. Mas como assim?
Vamos começar aos poucos!
De forma geral o usuário pode criar quadros (chamados de boards) e fixar imagens, artes e conteúdos relevantes. A lista é enorme. Inclui temas como Filmes, Músicas, Artesanato, Fotografia, Gastronomia além de tópicos relacionados a celebridades, carros, entre (muitos) outros.
Para isso é necessário utilizar o botão Pint It, que basicamente é uma espécie de “fixador” de conteúdos. É como colocar fotos grudadas com um ímã. Em resumo: crie pastas e separe seus interesses de acordo com cada tema relevante.
Simples, certo? E é isso mesmo.
LEIA MAIS: Novidades no Pinterest: novo feed e US$ 20 milhões por conteúdos inspiradores
Você também pode guardar ideias e inspirações para si mesmo ou deixar esses quadros abertos para seus seguidores. Na rede social é possível seguir usuários ou apenas boards, de acordo com o que o usuário julgar relevante.
Pinterest no futuro e a importância para as empresas
O Pinterest foi criado em 2009. Mas será que essa rede social ainda é relevante? E o principal: como assim ela “prevê o futuro”?
Inicialmente podemos afirmar isso de uma forma muito simples: as tendências são tão reais que podem ser traduzidas em dados. Segundo o relatório de tendências divulgado pelo próprio material de divulgação, a taxa de acerto das tendências é de até 80%!
Como a própria empresa diz: eles podem prever o que as pessoas estão planejando e até mesmo o que estão comprando. Isso porque é no Pinterest que elas buscam a inspiração antes de concretizar esses planos.
Ou seja, ano a ano o Pinterest consegue analisar o comportamento dos usuários e prever determinadas tendências. Dessa forma a rede social continua extremamente relevante não só para os usuários, mas também para as empresas.
Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios e do marketing?
Então siga o WorkStars no Instagram!
Texto de Gabriela Leão
LinkedIn | Instagram | Saiba Mais