Pixel do Facebook | Arte por Moacir Alves

Entenda como funciona o Pixel do Facebook

O Pixel do Facebook é muito útil no Marketing Digital e pode te ajudar a otimizar sua campanha.

Você provavelmente já ouviu falar em pixeis relacionados aos pontinhos que formam uma imagem na tela, certo? Mas aqui estamos falando de outra coisa. A ideia também é trazer uma ferramenta pequena, imperceptível aos olhos, mas que nos acompanha diariamente na internet. 

O Pixel está sempre por aí. Essas ferramentas são pequenos trechos de código responsáveis por deixar as estratégias de marketing cada vez mais precisas. Mas como tudo isso funciona?

LEIA MAIS: SMO: Como utilizar as redes sociais como estratégia digital

 

Fonte: Facebook

 

Antes de mais nada, vamos entender melhor o Pixel. Esse é o nome de um código JavaScript que pode ser inserido no corpo de um site e gera dados de rastreamento com as interações dos usuários. Em outras palavras é como se esse pequeno código conseguisse observar o comportamento do usuário em outros sites. Ele está interessado em comprar roupas? Ou está procurando uma nova casa para morar?

Dessa forma o Pixel pode ser usado para otimizar a publicidade dentro do Facebook. Ou seja, mostrar campanhas de roupas para o usuário interessado em comprar roupas. 

A ideia é bem simples, mas pode gerar muitas dúvidas. A gente te explica mais detalhes sobre o Pixel do Facebook!

 

Pra quê usar o Pixel?

De forma geral, essa ferramenta tem três principais pontos:

  • Anúncios direcionados ao público certo.

Você pode mostrar o seu serviço ou produto para clientes que visitaram sites específicos ou realizaram alguma ação de sua escolha. Por exemplo: alguém que colocou um produto no carrinho, mas não finalizou a compra. Portanto tenha uma comunicação específica, humanizada e praticamente “personalizada” para esse cliente!

 

  • Gerar mais vendas.

Com toda essa estratégia, você poderá alcançar pessoas mais propensas a realizar uma ação que você deseja, como finalizar uma compra.

 

  • Mensurar os resultados dos seus anúncios.

Assim como estruturar sua estratégia, mensurar também é importante! Você pode entender melhor o impacto dos seus anúncios nos usuários. O que eles fizeram depois de ver sua comunicação? Dessa forma é possível adaptar a estratégia para alcançar cada vez mais clientes.

 

Cookies e Pixels

Outro termo muito usado na internet é “cookie”. Assim como o Pixel, esse é mais um termo que pode lembrar um significado, mas na verdade vamos falar de outro… Não, não vamos falar desses cookies!

Fonte: Tenor

De forma bastante resumida, os cookies de internet são pequenos pedaços de código armazenados nos navegadores com informações de navegação dos usuários. Ou seja, é como uma pequena trilha de migalhas que os usuários deixam mostrando o caminho por onde passaram.

Isso serve para otimizar a experiência do usuário da próxima vez que ele acessar aquele site. Então ele não vai precisar preencher novamente informações, por exemplo.

Geralmente o Pixel do Facebook trabalha com cookies internos e de terceiros, mas essa é uma opção configurável.

 

Como criar um Pixel no Facebook?

É possível criar até 100 pixels na sua conta do Gerenciador de Negócios. No entanto, se você atingir esse limite, será necessário criar uma nova conta no Gerenciador de Negócios

  • Vá até o Gerenciador de Negócios do Facebook
  • Depois clique em Configurações do negócio
  • Selecione o nome da sua empresa
  • Clique em Fontes de dados.
  • Selecione Pixels.
  • Clique no botão + Adicionar
  • Digite um nome para o pixel
  • Se preferir, adicione a URL do seu site
  • Clique em Continuar
  • Se quiser instalar o pixel em seu site, é só clicar em Configurar o pixel agora. No entanto, se preferir continuar no Gerenciador de Negócios, clique em Continuar gerenciando meu negócio

 

Fonte 1 | 2 |

 

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Texto de Gabriela Leão
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