Confira dicas e informações sobre os Stories do Instagram nesse vídeo:
Atualmente, o Instagram é grande rede social do momento. É o local onde criadores de conteúdo e público se concentram para a divulgação e consumo de trabalhos. E uma ferramenta poderosa do Instagram é o Stories.
São milhares de stories publicados diariamente, com o compartilhamento de histórias, momentos, trabalhos, publicidade, entre outros conteúdos. Por isso, o stories é uma ferramenta que merece muita atenção dos criadores de conteúdo, principalmente quando envolve o analytics.
No mercado, existem diversas ferramentas que geram relatórios do Instagram. No entanto, o principal deles, é o relatório fornecido pela própria rede social.
Mas, atenção. É importante que sua conta seja comercial ou creator. Só assim é possível acessar o analytics e gerar relatório dos dados.
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O próprio Stories
Já sendo uma conta comercial/creator, é possível acessar um relatório pelo próprio stories. Bem básico, mas ainda assim funcional como um primeiro olhar para o caminhar do conteúdo. Para acessá-lo, é simples.
- Primeiramente, clique no seu stories;
- No canto inferior esquerdo, clique na parte de Visto por…;
- Ao clicar, vai abrir um menu com as pessoas que visualizaram o stories;
- Ao lado do número, aparece um ícone de gráfico. Clique nele.
O resultado apresenta a quantidade de ações executadas a partir do story. Além de cliques no link (caso haja), compartilhamentos, visitas ao perfil, cliques no site e quantas contas foram alcançadas.
Ao descer, o usuário confere a quantidade de impressões e dados da navegação. Ou seja, quantas pessoas voltaram ao story anterior, quantas avançaram etc.
Importante olhar esses dados o quanto antes, já que cada story fica disponível por apenas 24 horas. Consequentemente, seus dados também.
Stories ou Story?
Seguindo o dicionário de expressões das redes sociais, feito pela nossa parceira GLED. Podemos dizer que:
- Story é singular. Portanto, você pode usar esse termo quando se referir a um story específico: “Nesse story…” ou “Vi seu story…”;
- Stories é plural. E, antes de tudo, ATENÇÃO a isso! Como exemplo; “Ela postou 10 stories…” ou “Eu vi seus stories”.
Seção de informações
Quando o usuário entra no próprio perfil, um ícone de três linhas aparece no canto superior direito. Através dele, é possível acessar o menu de informações, que também oferece dados dos stories. Para fazer isso:
- Toque no ícone;
- Vá no tópico Informações (ou Insights);
- Um menu vai se abrir com informações de todos os conteúdos postados na conta;
- Desça até a área de stories.
A área vai apresentar uma lista com todos os últimos stories. Além também de um botão escrito Ver tudo. Ao tocar nele, vai abrir uma seção com os stories publicados e os já expirados.
Dentro da área do Ver tudo, o usuário recebe informações de vários métricas de interação, com alcance, como chegar, compartilhamentos, ligações, entre outros.
Apesar de parecido com as métricas oferecidas pela área do stories, esse pedaço oferece a vantagem de mostrar dados dos stories já expirados. Não só isso, como também apresenta dados de conteúdos publicados até 14 dias antes.
Como medir métricas?
Primeiramente, é importante entender cada uma das métricas oferecidas pelos stories. Elas são divididas nas categorias de interações, descoberta e navegação.
Por meio das interações, é possível compreender quantas pessoas responderam o story. Além de mostrar o número de vezes que visitaram o seu perfil através do story e também quantas vezes os usuários interagiram com um adesivo do seu story. Esses dados são fundamentais para medir envolvimento com o conteúdo.
A descoberta, por sua vez, mede a quantidade de contas que viram o story. No entanto, o próprio Instagram informa que esse número não é completo, apenas uma estimativa. Assim, é possível compreender o comportamento do público. E até dá a oportunidade de acessar cada um deles pra conhecer mais a audiência. Com isso, o usuário consegue calcular a taxa de envolvimento com o conteúdo do story.
Agora, pela navegação, o usuário acompanha a taxa geral de conclusão do story. Entretanto, elas tendem a ser menos positivas. Isso porque, quanto mais as pessoas saírem ou pularem seu story, maior a probabilidade do conteúdo não se conectar.
A partir disso, é possível avaliar essas métricas e, consequentemente, avaliar o envolvimento do público com o conteúdo. Com esses resultados, um opção é dividir o alcance pelo número de seguidores. A partir desse dado, é possível ter a porcentagem de quantos usuários visualizam os stories.
É importante ter em mente que a seção de interações é a principal área para procurar envolvimento com os stories do Instagram. Com isso, o usuário tem a contagem total de todas as ações realizadas em um story.
A partir disso, dá para calcular a taxa de envolvimento do conteúdo, dividindo o total de ações com o alcance total e multiplicar por 100. Assim, é possível ter a porcentagem final.
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