O podcast vem ganhando espaço cada vez mais. Devido a um aumento de popularidade, grandes companhias adotaram a mídia, como a própria Rede Globo, que realizou diversas matérias recentemente. No entanto, a rede de televisão não foi a principal responsável por essa ascensão, mas sim um aplicativo.
Desde meados de 2018, o Spotify vem dedicando forças à mídia. Não foi só criada uma categoria de podcasts, além de que foram feitas campanhas pela cidade de São Paulo, como também a empresa vem se dedicando a dar mais autonomia para os criadores.
Em parceria com grandes podcasts, como o Café da Manhã, do jornal Folha de São Paulo, e o Não Ouvo, do site Não Salvo, o Spotify vem tomando seu espaço como um grande agregador de podcasts.
E não vai parar por aí. Isso porque nesta segunda-feira (30) – em comemoração ao Dia Internacional do Podcast – a plataforma anunciou em seu blog que o usuário vai conseguir criar playlists para seus programas. E que ainda vai conseguir mesclar os episódios com as músicas no mesmo lugar.
O próprio app recomenda que o usuário faça essa mescla. “Com essas novas oportunidades de criatividade, as opções são infinitas. E a melhor parte: é tão fácil quanto criar uma lista de reprodução cheia de música”, completa o post.
A facilidade vem por ser uma ação bem parecida com a das músicas. Nesse caso, basta ir até o episódio do seu gosto, clicar nos três pontos no canto superior direito e escolher “Adicionar à playlist”. É possível incluir o programa em alguma já criada ou criar uma nova.
Presente do Spotify para ouvintes e criadores
A dedicação da empresa em se tornar a principal plataforma de streaming de áudio do mercado chega a ser admirável. E essa dedicação está longe de focar só nos ouvintes. Isso porque os criadores de podcast também estão sendo ouvidos pela plataforma.
No início de setembro, a empresa revelou uma forma de criar podcasts de maneira muito mais automática. Essa facilitação ocorreu depois da companhia adquirir o Anchor, uma empresa de criação e distribuição de podcasts.
Agora, é possível encontrar na biblioteca um botão chamado “criar podcast”. Ao clicar, o usuário é direcionado para o site do Anchor.
“Estamos sempre testando novos produtos e experiências para melhorar a experiência geral do Spotify”, explicou a empresa ao The Verge.
FONTES