Ícone do site Work Stars

Como fazer uma assinatura digital em documentos online?

Você sabia que é possível utilizar uma assinatura digital para assinar documentos online? Isso mesmo. Todo aquele processo de carregar papeis de um lado para o outro acabou. Ou, pelo menos, agora ficou bem mais simples.

Hoje em dia você pode receber toda documentação burocrática por e-mail. Por exemplo, se você acabou de passar em um processo seletivo, haverá muitos documentos que precisam ser assinados. Principalmente se for CLT!

Mas não se preocupe. Você não vai precisar imprimir tudo isso, assinar com caneta e depois escanear todos esses documentos. Esse processo além de ser super trabalhoso e zero ecológico, também gerava uma grande preocupação para quem não possui impressora ou scanner. Você provavelmente já passou por alguma situação em que teve que correr para encontrar alguém que pudesse imprimir um documento!

Atualmente temos opções que simplificam muito o processo de assinatura de documentos digitais. Vem ver algumas dicas com a gente!

 

A época de assinar com caneta acabou | Fonte: Tenor

 

Assinatura digital com o Gov.br

Uma novidade que vai ajudar muito o brasileiro vem na plataforma de relacionamento do governo federal – o Gov.br. De acordo com o site do governo, atualmente, dos 4,9 mil serviços disponibilizados pelo Gov.br, 74% deles são inteiramente digitais.

Essa opção é aberta a todos os cidadãos brasileiros. Todos que tiverem acesso ao app poderão assinar, diretamente pelo aplicativo do celular, qualquer tipo de documento que envolva interação com o Poder Público.

Como utilizar a assinatura digital do Gov.br?

O processo para começar a utilização desse benefício é bem simples. Antes de mais nada, você precisa se cadastrar no Gov.br.

Lá existem três “níveis” de cadastro de acordo com o serviço solicitado: bronze, prata e ouro. Cada um deles tem um nível de segurança diferente e demanda também um tipo de coleta de dados própria. Para utilizar a assinatura digital, você vai precisar de uma conta Prata ou Ouro.

Mas como chegar ao nível Prata ou Ouro? Depois de acessar o Gov.br, realize a biometria facial. Ou se preferir acessar o aplicativo, também pode escolher a identificação através do seu banco. Atualmente você tem a opção de escolher uma das nove instituições financeiras que estão integradas à plataforma do governo federal: Banco do Brasil, Caixa, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú e Agibank.

Logo depois desse acesso, você vai receber a certificação de Prata ou Ouro. Depois disso é só clicar em um link chamado “Assinar documentos digitalmente”. Logo depois você será direcionado para o portal de Assinatura Eletrônica da plataforma Gov.br.

 

LEIA MAIS: B2B e B2C: conheça as melhores estratégias
LEIA MAIS: Ferramentas GRATUITAS para vender na internet

 

Como fazer sua assinatura digital? | Fonte: Dribbble

 

LEIA MAIS: Tesla Phone Pi: o futuro dos smartphones chega em 2022

 

Outras opções para assinar digitalmente seu documento

Assinatura digital usando Adobe

Por fim, se você prefere uma opção offline, o Adobe poderá te ajudar. Antes de mais nada, clique nesse link. Depois de enviar o documento e fazer logon no Acrobat online, você pode adicionar a assinatura a um PDF.

 

1. Clique no ícone Assinar e em Adicionar assinatura.

2. No painel de assinatura exibido, clique em Imagem e, depois, em Selecionar imagem para procurar a imagem da sua assinatura. Você também pode usar iniciais ou digitar ou desenhar sua assinatura.

3. Clique em Aplicar para inserir sua assinatura eletrônica no campo de assinatura ou em qualquer outra parte do PDF.

4. Baixe ou compartilhe o documento assinado.

 

Você pode utilizar o Adobe para assinar documentos online | Fonte: Adobe Help Center

 

Fonte 1 | 2

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Sair da versão mobile