Discord: como usar a plataforma nos games e empresas

Muito popular entre o público gamer, o Discord é um aplicativo de bate-papo em grupo que permite a interação por chat de voz e a criação de comunidades. A plataforma é muito semelhante ao Slack, app muito utilizado no meio profissional. 

No entanto, o Discord não se destina apenas ao público gamer. Muitas empresas começaram a utilizá-lo como um novo canal de comunicação, permitindo assim, uma maior interatividade entre os colaboradores e seus times. 

Agora que você já tem um pouco de noção sobre o aplicativo, está na hora conhecer um pouco mais de sua história e saber como usá-lo em diferentes situações. Vamos nessa? 

 

Logo Discord | Reprodução

 

 

Surgimento do Discord

O Discord foi lançado em 2015 com o objetivo fornecer aos jogadores de games um local para a construção de comunidades e troca de interações. Posteriormente, devido ao grande sucesso, superando até mesmo alternativas antigas como o Skype, a plataforma integrou novas comunidades da internet, sendo desde artistas e escritores a fãs de música pop. 

Atualmente, ocasionado principalmente pela pandemia, o aplicativo conta com mais de 140 milhões de usuários mensais ativos e, apenas em 2020, faturou cerca de 100 milhões de dólares. 

 

A diferença do Discord para outras plataformas

Embora existam outros programas de comunicação gratuitos, o Discord se destaca por sua ampla variedade de opções de bate-papo. Ele combina todos os melhores recursos de programas populares como Skype e Slack em uma interface intuitiva e fácil. 

A versatilidade oferecida pelo aplicativo é o que atrai a maioria dos usuários. Muitos migraram para o programa para fazer novos amigos, conhecer pessoas com gostos parecidos e participar de discussões dos mais diversos assuntos. 

Podemos dizer que ele é parte aplicativo de comunicação e parte portal de mídias sociais.

 Além disso, o programa é acessível de várias maneiras, facilitando o uso mesmo se você não estiver em frente ao seu computador. Além da versão para download no PC, ele também conta com uma versão no navegador e uma para celular. 

 

Funcionamento do Discord

Então, como funciona o Discord? Através de servidores. 

Igualmente ao Slack, o aplicativo tem a possibilidade de criar salas de bate-papo, também conhecidos como servidores, para que você possa convidar qualquer pessoa ou amigo. Ao invitar alguém, esse irá receber um link de acesso e assim que ele entrar, vocês já podem começar a interagir. 

Por outro lado, o seu servidor também pode ter pequenos canais. Esses locais ficam alocados dentro do seu espaço principal e você pode atribuir diferentes finalidades a eles. 

Além disso, é possível criar regras para o uso e deixar organizado o seu servidor de acordo com o seu interesse.

Discord para games

Jogar junto de seus amigos é algo legal. Mas, quando tem a possibilidade de interagir um com o outro durante as partidas fica ainda mais interessante. Por isso que o Discord é a preferência do público gamer.

Com chat de voz em tempo real, os jogadores conseguem se comunicar durante o jogo e assim ter uma experiência cada vez mais imersiva. Além disso, o aplicativo é muito usado em games que precisam de comunicação just-in-time como League of Legends, Valorant e Counter Strike. 

 

Discord para empresas

A maioria das empresas utilizam o Slack no ambiente profissional. Contudo, o discord também é uma excelente opção. O aplicativo é capaz de compartilhar documentos, criar servidores para reuniões e até mesmo atribuir cargos dentro da plataforma. 

Além disso, o aplicativo conta com vários “bots” que podem ajudar na organização de seu servidor. 

 

E aí? Já conhecia o Discord? 

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também