Estádios do Catar Copa do Mundo 2022 - Arte por Klaus Aires

Estádios do Catar: tecnologias usadas na Copa

Hey Folks! Tô ficando maluco! Vai começar a Copa do Mundo de Futebol! 

Já tirei pó da minha vuvuzela! Guenta vizinho que lá vem o Hexa! E o xaropinho do Amigo Nerdzinho foi até o Catar! (Se liga no vídeo irado logo abaixo!)

 

 

Depois de um voo de mais de 14 horas e chegando em um país com um fuso 6 horas à frente do horário de Brasília, lá vai o Marião querer visitar a cidade e os estádios!

Doha é a capital, o Emir Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani é o todo poderoso (o aeroporto internacional leva o nome do pai dele). 

O regime é monarquia, Emir é o governante geral de países muçulmanos, que são seguidores da religião islâmica.

O Rei, Emir ou Xeque mora um uma ilha particular com sua família, ele tem três esposas e onze filhos; duas tem quatro e uma tem três.

(Espero que uma delas desempate nesta Copa!) 😝

 

Tecnologias usadas nos estádios do Catar

Aí você me pergunta o que a Copa tem a ver com tecnologia

Segura essa:

Sete estádios foram construídos do zero, com novas e impressionantes tecnologias – principalmente a de climatização interna das Arenas.

O país sofre com altas temperaturas o ano inteiro, por isso a decisão de migrar a Copa para o final do ano, onde as temperaturas pelo menos caem para 34º Celsius (Em julho deste ano bateram, 44º C).

E eles prometem que no interior dos estádios durante os jogos a climatização especial estará em 20º C.

 

Estádio Lusail

Agora eles não construíram somente novas arenas… O estádio que vai abrigar o jogo da final, dia 18 dezembro, também será palco da estreia de nosso Brasil no dia 24 de novembro contra a Sérvia, o Lusail Stadium, foi construído em um uma nova cidade com uma área de 35km²!

É isso aí que você entendeu… Em uma área desértica, a 20 quilômetros da capital Doha, eles construíram a cidade de Lusail, a um custo de R$ 243.000.000.000,00 (Duzentos e quarenta e três Bilhões de Reais)! 😳

Como é bom ter um petroleozinho sobrando… 🙄

Tudo é de última geração neste estádio, zero emissão de carbono, geração própria de consumo de eletricidade através de energia solar, entre diversas novidades… 

Em diversos pontos do estádio os visitantes poderão tirar selfie com holografia dos jogadores! 

Outra curiosidade, o estádio que fará o jogo inicial, o Al Bayt, logo após o torneio, já foi planejado para ter toda sua área superior convertida em um hotel e um shopping center! 

E eles pensaram muito no pós copa, para o que fazer com aqueles “elefantes brancos” depois dos jogos?

 

Estádios do Qatar - Imagens do Amigo Nerdzinho
Estádios do Qatar – Imagens do Amigo Nerdzinho

 

Estádio Ras Abu Aboud ou 974

Pois bem, quase todos eles receberam uma arquitetura de Lego, desmontável! O próprio Lusail se tornará após a Copa, um centro comunitário de escolas, com hospital, um centro esportivo e lojas.

Todos os seis estádios construídos terão sua capacidade reduzida de espaço após a Copa e um deles será totalmente desmontado e doado para um país em desenvolvimento, o 974.

O 974, além de ser o código internacional do país – o seu DDI, é o número exato dos containers utilizados para sua construção, e que decoram o entorno desta nova Arena (Brasil jogará lá contra a Suécia no dia 28 de novembro!).

Agora me deixa eu terminar de comprar minha TV de 184 polegadas para ver o Brasil ser Hexa! 

Bora torcer e se divertir entre amigos e familiares! 

 

Copa do Mundo de 2026

Já tô querendo saber o que vão inventar para a Copa do Mundo de 2026! Vocês sabiam que vão aumentar o número de participantes de 32 países, para 48? Já ficou sabendo que a Copa será disputada em três países diferentes?! 

Sim! Estados Unidos, Canadá e México! Em 16 estádios diferentes…

Veremos o que vai acontecer! 

 

Nos encontramos na próxima maluquice do Amigo Nerdzinho! Bye! 👊🏻

 

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também