Qual a importância da Consciência Negra? | Crédito: Clay Banks

Qual a importância da Consciência Negra?

O mês de novembro não é só um mês conhecido pelas promoções e alvoroços causados pela Black Friday. Sobretudo, novembro é o mês de celebração e conscientização da força, luta e resistência do povo negro. No Brasil, o Dia da Consciência Negra é comemorado anualmente em 20 de novembro.

 

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

A data escolhida é dedicada ao maior líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, que foi morto no dia 20 de novembro de 1695.

Os quilombos eram comunidades formadas por negros escravizados que fugiam da desumanidade de seus patrões e escondiam-se em lugares de difícil acesso no meio das matas.

 

Zumbi dos Palmares, por Antônio Parreiras - Wikimedia Commons
Zumbi dos Palmares, por Antônio Parreiras – Wikimedia Commons

 

Qual a importância da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra existe para que nós não esqueçamos a luta dos escravizados no passado que ainda refletem no nosso presente. Para que não esqueçamos que a nossa sociedade foi construída em cima de marcas profundas de desigualdade e racismo. 

Além disso, reforça a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa. Então, para celebrar a data, o WorkStars selecionou filmes e séries para você assistir e refletir sobre vivências antigas e atuais.  

 

Filmes e séries sobre a importância da Consciência Negra

Faça A Coisa Certa – 1989 (Do The Right Thing)

 

Faça A Coisa Certa - 1989 - Reprodução
Faça A Coisa Certa – 1989 – Reprodução

 

O longa que se tornou um dos clássicos da carreira do diretor Spike Lee, Faça A Coisa Certa se passa no Brooklyn, bairro negro de Nova York. 

O filme mostra a tensão no local quando um homem branco, proprietário de uma pizzaria, se recusa a pendurar imagens de celebridades negras no restaurante. Além disso, faz alusão ao grupo Panteras Negras, além de Martin Luther King e Malcolm X. Você pode assistir o filme no GloboPlay.

 

A última abolição – 2018

 

A última abolição | Reprodução
A última abolição | Reprodução

 

Falamos do genocídio nazista, mas não falamos tanto do holocausto dos negros que nós sofremos nesses 350 anos”, questiona o documentário brasileiro de Alice Gomez. A princípio, o longa reflete sobre o processo de escravidão negra do Brasil, o porquê o país foi o último país a abolir a escravidão e as marcas disso no presente.

Além disso, o filme apresenta vários personagens que lutaram desde a época da escravidão até a implementação do Dia da Consciência Negra. Você pode assistir o filme no GloboPlay.

 

Olhos que condenam – 2019

 

Olhos que condenam | Reprodução
Olhos que condenam | Reprodução

 

A série drama dirigida e criada pela Criada por Ava DuVernay, conta a história dos “5 do Central Park”. A princípio, um grupo de jovens negros que foi processado e condenado pelo estupro e assassinato de uma jovem que corria no Central Park.

A trama é pesada e escancara uma série de erros morais e sociais. Contudo, a condenação dos jovens foi completamente injusta, e a série traz uma reflexão forte e chocante do tratamento de pessoas negras pelo sistema jurídico americano.

Os 4 episódios da série estão disponíveis na Netflix.

 

Irmandade – 2019 

 

Irmandade | Reprodução
Irmandade | Reprodução

 

A série protagonizada por Seu Jorge mostra o surgimento de uma facção criminosa em uma cadeia brasileira nos anos 90. Uma advogada honesta vive um dilema moral. Durante o decorrer do filme ela descobre que o líder dessa facção é seu irmão desaparecido.

Além disso, a série traz diversas reflexões sobre o sistema carcerário do país. Sobretudo, majoritariamente ocupado por negros. Você pode assistir a série nacional na Netflix. 

 

Estrelas Além do Tempo – 2016

 

Estrelas Além do Tempo | Dia da Consciência Negra | Reprodução
Estrelas Além do Tempo | Dia da Consciência Negra | Reprodução

 

O filme retrata a história real das cientistas afro-americanas da NASA, Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. 

O trio foi crucial para que o primeiro homem americano fosse ao espaço, em plena Guerra Fria e corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética. 

“Toda vez que temos a chance de avançar, eles mudam a chegada”, afirma uma das protagonistas do filme que mostra a luta contra o racismo e o machismo na NASA. Você pode assistir na Disney Plus ou Apple Tv. 

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então, siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também