Apple VR Headset | Reprodução

Apple VR Headset: o que a marca planeja para o metaverso?

O metaverso é um mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais em que muitas marcas e empresas já têm se mobilizado para realizar experiências por lá.

Diversos shows, palestras, reuniões e outros eventos vem acontecendo no mundo virtual a partir do uso de óculos de realidade virtual, também conhecidos como headsets. Segundo rumores a Apple está desenvolvendo seu VR Headset, dando indícios de interesse no metaverso. 

A Meta vem apostando em peso nesse novo formato e ao que tudo indica a Apple deve começar a se movimentar também,. Vamos entender melhor o que esses rumores sugerem? 

 

Logo da Apple | Reprodução
Logo da Apple | Reprodução

 

Rumores sobre o Apple VR Headset

Ao que tudo indica, a Apple parece estar trabalhando ativamente em um headset de realidade virtual para competir diretamente contra a Meta. Este seria o headset VR da Apple para a experiência metassensorial.

De acordo com um relatório da última semana do popular analista do Bloomberg, o headset VR da Apple se chamará Reality Pro e deve ser o primeiro de três modelos que irão compor a primeira geração de óculos AR/VR da Apple.

Justamente por isso, o acessório será rival direto do Meta Quest Pro — o suposto “Project Cambria” — que deve ser lançado ainda este mês como seu headset mais avançado para realidade virtual já conhecido até então.

No entanto, embora nada esteja confirmado, uma série de marcas registradas vinculadas à Apple foram encontradas em vários países, incluindo EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Costa Rica e Uruguai. 

 

Mas o que isso significa? 

A princípio, registrar marcas sob um nome de empresa diferente não é incomum para a Apple. Sendo assim, dado seu notório sigilo em torno de projetos não lançados, esses arquivamentos são uma maneira importante de manter algumas informações.

Juntamente com as marcas registradas pela Apple, também existem patentes de como os fones de ouvido Apple Reality One e Reality Pro funcionariam.

De acordo com a Patently Apple, a Apple ganhou uma patente relacionada a dispositivos vestíveis e à integração com um fone de ouvido VR.

 

Sobre o Apple VR Headset

Fontes da indústria afirmam que o headset de realidade mista da Apple pode ser equipado com telas micro-OLED com resolução 4K.

Além disso, também contará com dois processadores, conectividade wi-fi 6E e sensores para o rastreamento ocular, reconhecimento de gestos e detecção de obstáculos durante seu uso. O preço pode girar em torno de US$ 2.999 (cerca de R$ 15,5 mil).

Contudo, mesmo com os diversos rumores a Apple deve ficar fora do metaverso, ao menos por enquanto. Na última semana, Tim Cook, CEO da Apple, falou sobre a chegada destas novas tecnologias.

Cook, está cético em relação à realidade virtual e ao metaverso.

Sempre penso que é importante que as pessoas entendam o que é algo. E realmente não tenho certeza se uma pessoa comum pode te dizer o que é o metaverso”, declarou.

 

Tim Cook, CEO da Apple.
Tim Cook, CEO da Apple.

 

Na sequência, Cook também expôs seus pensamentos sobre realidade virtual, setor que sua empresa não está investindo.

“É algo em que você pode realmente mergulhar. E isso pode ser usado de uma maneira boa. Mas não acho que você queira viver toda a sua vida dessa maneira. VR (realidade virtual) é para períodos definidos, mas não é uma maneira de se comunicar bem. Então, não sou contra, mas é assim que vejo”, disse Tim Cook sobre realidade virtual.

 

Mesmo com as declarações do CEO, ele mostrou-se positivo em relação à realidade aumentada, declarando que ela se tornará cada vez mais comum do dia a dia das pessoas. 

Por fim, enquanto a Apple não faz nenhum pronunciamento oficial sobre os caminhos que a empresa trilha rumo ao metaverso, nós ficamos na expectativa desse lançamento tão aguardado pelo público. 

 

O Amigo Nerdzinho falou sobre nesse vídeo: 

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também