Você sabia que o metaverso vai precisar de profissionais para trabalhar na realidade virtual num futuro próximo? Pois é, muito se fala sobre as profissões do futuro, de que a maioria será na área da tecnologia e desenvolvimento. Mas já se perguntou quais seriam essas profissões? Conheça uma lista de novas funções para quem quer trabalhar no metaverso.
Profissões do futuro e trabalhar no metaverso:
A partir do vídeo do nosso amigo nerdzinho, Mário Aguilar, vamos dar ênfase às novas profissões que em breve surgirão. Saiba com o que poderá trabalhar no metaverso abaixo:
Desenvolvedor de Ecossistemas
Você deve estar se perguntando o que faz um desenvolvedor de ecossistemas, imagine que vamos ter dezenas de universos separados, parecido com o que é na realidade o nosso universo com vários mundos coexistindo ao mesmo tempo. Nisso, você poderá ter o seu próprio metaverso ou seja seu ecossistema. Cada um deles vai ter a sua própria ética e regulamentação, suas leis. O Desenvolvedor de Ecossistemas vai precisar criar parâmetros e diretrizes aptas para que todos os avatares estejam dentro das normas daquele ecossistema.
Especialistas em bloqueio de anúncio
Com a entrada das empresas no metaverso, vem os anunciantes, por isso, já está em alta a procura por especialistas em bloqueio de anúncio, é algo que parece brincadeira mas é verdade. Os futuros usuários do metaverso não vão querer ficar sendo bombardeados com anúncios o tempo todo, o analista de bloqueio de anúncio será indispensável para o bem estar desse usuário.
Especialista em Cibersegurança
Parece algo futurista demais se falar em trabalhar com, e dentro do metaverso, mas na verdade isso já é uma realidade. Já há procura por Especialista em Cibersegurança, mas do que se trata essa profissão?
Atualmente, quem trabalha com segurança cibernética trabalha para identificar possíveis ameaças nos sistemas das empresas, além de saber manejar firewalls, criptografia de dados, vírus, hackers, roubo de contas, perdas de domínio ou logins, entre outras movimentações suspeitas dentro do sistema.
Profissional Storyteller
Esta é a segunda profissão que o nosso especialista em metaverso aponta como uma área em alta, o profissional de Storyteller, que nada mais é do que pessoas que vão criar histórias, trabalhando com copywriter, formulações de ideias para o metaverso, o que é uma grande oportunidade.
Já é uma profissão ativa dentro do metaverso e a tendência é que cada vez aumente a demanda, esse profissional será apto para desenvolver eventos e atividades dentro dos ecossistemas, algo muito necessário e com uma atuação ampla.
Smart Contracts no Metaverso
A galera do direito também vai ter espaço no mercado futuro do metaverso, isso porque os Smart Contracts trabalham com tecnologia da informação com ênfase em advogados que vão precisar ficar atentos a qualquer tipo de crime, como assédio ou até coisas mais leves como casamentos, para que tudo seja feito de forma legal no metaverso.
Estrategista Digital do Metaverso
Quando uma empresa contrata um estrategista digital para trabalhar com Marketing e o mundo da internet, rede social e todas as nuances, isso vai acontecer também no metaverso.
O especialista digital vai mapear, visualizar cada avatarzinho como um possível usuário. Com toda certeza essa será uma profissão promissora no metaverso.
Estilistas digitais
Essa profissão nada mais é do que um estilista da vida real só que produzindo trajes digitais para os avatares. Para provar que isso já está acontecendo, no final de Março de 2022 ocorreu a primeira Fashion Week no metaverso, um desfile de moda totalmente virtual e imersivo.
Leia também: Famosos no metaverso: personalidades criam sua versão digital para o mundo virtual
Arquitetos no Metaverso
Já que todas as empresas estão indo para o metaverso, com réplicas mirabolantes do espaço físico na versão digital, nada mais justo do que arquitetos que estruturam esses monumentos. Esses arquitetos precisam estar preparados para montar prédios, workspaces, enfim replicar obras na versão tridimensional 3D, do mundo real para o metaverso.
Trabalhar no metaverso: salários
Como existem poucos profissionais aptos para entregar os tipos de trabalho que citamos acima, isso faz com que as empresas paguem muito bem. Há anúncios no Linkedin, inclusive nos Estados Unidos, para cargos como Arquiteto de metaverso, especialista de cibersegurança, desenvolvedor de ecossistemas, com salários que começam na faixa de 10 mil dólares (aproximadamente 50 mil reais).
Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups