Novidades nas ferramentas do Google Workspace

A princípio, muitas ferramentas digitais como Zoom e Trello, já faziam parte do ambiente corporativo da maioria das empresas. Contudo, com a pandemia, muitos desses serviços relacionados a gestão de trabalhos acabaram se intensificando e tornando-se uma ferramenta necessária no modelo remoto. Um exemplo disso é o Google Workspace. 

O Google Workspace é um serviço oferecido pela Google que fornece vários produtos como Gmail, Google Meets, Google Drive e outros, para as empresas tornarem o ambiente de trabalho mais organizado e integrado. 

Atualmente, com a volta para os escritórios e algumas companhias estabelecendo o modelo híbrido, o Google Workspace decidiu se adaptar e lançar algumas novidades nas ferramentas do serviço que podem melhorar sua usabilidade no trabalho. Vamos conhecer quais são elas?

Google Workspace e as novidades no Meets

Muito utilizado nas reuniões remotas, o Google Meets é o serviço de videochamada da Google.

De acordo com as novas atualizações, a partir de agora, todos os clientes que possuírem o plano empresarial do Google Workspace, poderão usar a modalidade “Picture-In-Picture” na ferramenta.

O que isso significa? Será possível desvincular a chamada em uma janela avulsa em qualquer lugar da tela. 

Além disso, outra nova funcionalidade é a integração do Meets com outros serviços do Google Workspace, como o documento, planilhas e o Apresentações. Finalmente será possível colaborar por vídeo nessas ferramentas. 

Picture-In-Picture | Google

 

Teremos emojis no Meets

Para quebrar o gelo e afastar a seriedade das reuniões via videoconferência, a Google anunciou que irá disponibilizar as reações por emojis no Google Meets. Já alocado nos principais concorrentes, esse recurso vem como uma forma de trazer mais sentimentos às videochamadas.

Emojis | Google

 

Novos recursos no Google Spaces

Igualmente ao Slack e ao Discord, o Google Spaces é a ferramenta de comunicação da Google que possibilita a troca fácil e direta de mensagens de colaboradores de uma mesma empresa. Agora será possível responder uma mensagem que está no painel de algum grupo ou chat privado diretamente. 

Além disso, outras funcionalidades como atribuição de cargos, definição de regras no space e aumento do limite de procura de conteúdos serão disponibilizados futuramente.  

Google Spaces | Google

 

Cenários pós-pandemia: trabalho híbrido é a tendência

A pandemia mostrou que a maioria das empresas não estavam preparadas para uma mudança de formato de trabalho. Ao mesmo tempo que as companhias se viram no desafio de aplicar políticas de segurança digital eficientes, também tiveram que lidar com o desafio de implantar uma gestão de trabalho remota e funcional.

Para se ter uma ideia, antes da pandemia, somente 3% dos profissionais, de toda a América Latina, colaboravam digitalmente. Mesmo com o avanço da pandemia, o número chegou no máximo a 30% no terceiro trimestre de 2020, de acordo com levantamentos feito pela Organización Del Trabajo (OIT).

Atualmente, com a pandemia caminhando para o fim, muitas empresas estão adotando o regime híbrido. Funcionalidades como o Google Workspace, que foram adotadas no período remoto, poderão servir como suporte nesse novo formato de trabalho com equipes presenciais e outras remotas. 

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também