Web 3.0: O que esperar dessa nova geração da internet ?

Ainda que vivamos na era da Web 2.0, já podemos ver o burburinho a respeito da terceira geração da internet – Web 3.0. Com o avanço da tecnologia cada vez mais rápida, a disrupção de modelos das gerações 1.0 e 2.0 se torna evidente, visto que muitas relações e processos serão mudados. 

Passamos pela primeira, segunda e agora estamos indo para a terceira. Por isso, conhecer essa nova geração da Web é essencial para quem quer viver em um mundo de mudanças tecnológicas no futuro. 

Antes de apresentar o conceito, vou dar um pequeno spoiler! 

Atualmente já existem softwares e tecnologias criadas pela Web 3.0 bem próximas das pessoas. Quer saber quais são elas? Continue a leitura. 

 

O que é a Web 3.0?

A Web 3.0 é a terceira geração de serviços da Internet para páginas e aplicativos. Ela permitirá uma compreensão de dados pelas máquinas para fornecer uma Web semântica e dataficada. O objetivo final da Web 3.0 é criar sites mais inteligentes e interconectados.

Bem como em toda evolução, alguns componentes e sistemas não serão mais necessários. Nessa nova fase, o armazenamento em nuvem será a premissa principal. Nesse contexto, esse modelo traz como características os dados de forma descentralizada. 

Ademais, em virtude da web semântica e inteligência artificial, as máquinas poderão interagir com os dados, pois ela terão as informações necessárias ocasionadas por esses atributos. 

 

Código HTML | Markus Spiske

 

Quais os benefícios da Web 3.0?

Assim como toda novidade, é preciso conhecer quais são os benefícios oferecidos por essa nova geração de internet.

Informações filtradas

Sabe quando você está fazendo um trabalho da faculdade e fica horas procurando informações condizentes? Tenho uma boa notícia! Com a Web 3.0 os usuários conseguirão ter uma pesquisa mais filtrada.

Desse modo, com essa web semântica, os mecanismos de pesquisas conseguirão entregar os resultados personalizados a cada um. 

Novas tecnologias

Além disso, terá inerentemente a criação de novas tecnologias ocasionadas pela Web 3.0. Esses novos moldes serão projetados conjuntamente com inteligência artificial e com isso vão surgir sistemas mais próximos das pessoas com programas mais inteligentes.

Informação em tempo real

A demora para troca de informações? Não com essa nova geração!

A nova fase da internet chega para contribuir em tempo real. Isso quer dizer que as informações serão “all the time” possibilitado pela interação entre os dispositivos por meio de metadados. 

 

Interconexão | Fonte: Tara Winstead

 

Alguns exemplos da Web 3.0

Há quem pense que estamos longe do impacto dessa nova geração. Ela está mais próxima do que imaginamos. 

Empresas como Apple e IBM já vêm investindo fortemente em tecnologias Web 3.0. Por exemplo, a Google Inc. ao longo da última década fez várias aquisições de empresas na área da Web Semântica, como Applied Semantics e Metaweb Technologies, Inc, entre outras.

Assistentes virtuais

Outro exemplo bem próximo da gente são os assistentes virtuais dos celulares como a Siri, da Apple, e a Bixby, da Samsung. Tecnologias criadas a partir do conceitos introduzidos por essa nova geração, pois esses softwares aprendem a reconhecer a voz dos donos dos dispositivos e, de interação em interação, vão atualizando as informações que conhecem.

Software Siri | Fonte: Pexels

 

Em conclusão, já podemos observar que a Web 3.0 irá proporcionar uma navegação mais personalizada de acordo com cada pessoa, assistentes de buscas humanizados e inteligentes e muitas outras vantagens descentralizadas que vão ajudar na criação de uma internet mais segura e justa. 

Atualizações com o Jornal Web 3.0

 

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também