au pair | Arte por Moacir Alves

Au pair: conheça essa opção de intercâmbio

O sonho do intercâmbio existe para muitos que desejam se aprofundar em uma nova língua e cultura. Uma opção que se popularizou especialmente entre as mulheres foi o modelo de Au pair. Tornando-se um dos intercâmbios mais populares, o programa além de possuir um custo menor, é indicado para quem procura uma experiência cultural de longa duração. Vamos conhecer? 

O que é Au Pair?

Primeiramente, “Au Pair” é uma expressão francesa que se refere às pessoas que viajam a outro país para ajudar famílias a cuidar das suas crianças. O intercâmbio funciona basicamente da mesma forma, a au pair seria o que chamamos de babá. Esse programa de intercâmbio tem como proposta que você vá morar com uma família norte-americana, por exemplo, e cuide dos filhos dos anfitriões. Em troca, sua acomodação e refeições são completamente pagas.

Além disso, também será solicitado que você cuide de algumas pequenas tarefas domésticas, como cozinhar e limpar o quarto das crianças, lavar roupa e fazer compras. A princípio, as horas de trabalho geralmente são de 7 a 8 horas por dia, com um máximo de 10 horas por dia. A duração do programa é de, no mínimo, 12 meses. Então, se deseja uma experiência curta, talvez, o au pair não seja o mais adequado para você.

O dinheiro que você ganha no programa é uma bolsa semanal de US$ 195,75, cerca de R$ 1.070,75 por semana, podendo ser usado para financiar atividades como viagens, por exemplo. Esse programa é realmente para quem busca uma imersão completa na cultura e na língua.

 

Requisitos para participar do programa:

Para ser au pair existem alguns requisitos como ter entre 18 a 27 anos. O programa existe para ambos os sexos, porém, a procura pelos anfitriões por mulheres é sem dúvida muito superior. Ainda é necessário ser solteiro e não possuir filhos, ter concluído o Ensino Médio, possuir carteira de habilitação e ter experiência comprovada com crianças.

Além disso, o programa exige um nível mais avançado de conhecimento da língua que você deseja se aprofundar no intercâmbio. As buscas por esse tipo de intercâmbio são na sua grande maioria por países que falam a língua inglesa. Dessa forma, possuir um nível intermediário é essencial. Então, antes de embarcar nessa aventura você precisará de habilidades em inglês suficientes para se comunicar facilmente com a família anfitriã.

Para aqueles que se adaptaram ao estilo remoto, a GLED Education é uma excelente opção para avançar seu conhecimento da língua inglesa. Possuindo uma plataforma moderna, a GLED tem um modelo de ensino descomplicado, desenvolvendo a proficiência dos alunos no idioma em conversação, compreensão oral, escrita e leitura. 

Em quais países posso ser Au Pair?

Um dos países principais nesse formato de intercâmbio é os Estados Unidos, possuindo até um visto específico para isso. Já na Europa, são vários como Noruega, Bélgica, Holanda, Alemanha, Luxemburgo, França, entre outros.

Porém, existem muitos países na Europa onde o au pair não é regulamentado para brasileiras(o). Antes de fechar o intercâmbio você precisa prestar muita atenção a isso. Alguns países como Espanha, Inglaterra e Itália, por exemplo, o formato não é regulamentado.

Quanto custa para ser Au Pair?

O preço é muito variável e dependerá de vários fatores como: localização de onde mora no Brasil (uma vez que é preciso gastar com locomoção para ir até o consulado para tirar o visto). Além disso, documentos (dependendo do país é preciso fazer traduções da certidão de nascimento), visto, exames médicos (existem agências e países que exigem certos exames), taxa de inscrição da agência (isso varia), entre outros gastos.

Curtiu conhecer essa opção de intercâmbio?

 

** Conheça a GLED: https://glededucation.com.br/

** A GLED oferece aos leitores do WorkStars um desconto exclusivo, confira aqui.

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também