Aumenta o número de mulheres no e-commerce

O número de mulheres no mercado empreendedor brasileiro cresce cada vez mais. Acompanhando essa realidade, o número de mulheres no e-commerce também está mais elevado.

Esse fator foi revelado por meio de um estudo da Nuvem Shop – uma empresa de software de São Paulo. Para que a pesquisa fosse feita, foram usadas informações colhidas por meio da base de dados da própria empresa. Ao todo, foram os dados de quase 200 mil lojas.

O período do estudo foi de um ano e as informações foram colhidos entre julho de 2017 e julho de 2018. Além disso, comparou-se os resultados com os que haviam sido obtidos em 2016.

Os números da pesquisa

As mulheres, entre 2016 e 2018, apresentaram os seguintes números:

2016 – 48,20%

2017 – 50,30%

2018 – 57,60%

Enquanto isso, os homens deixaram de ser a maioria no e-commerce:

2016 – 51,8%

2017 – 49,7%

2018 – 42,40%

Com relação aos segmentos preferidos por elas, o de moda ficou em primeiro lugar – mulheres representam 64% do mercado. Em segundo lugar está o mercado de saúde e beleza – 58% – e casa e decoração ocupa o terceiro lugar com 45%.

Crescimento acompanha tendência mundial

Esse estudo só serviu para validar algo que já é tendência. No mundo inteiro, o número de mulheres empreendedoras tem crescido, nas mais diversas áreas.

Estudos recentes mostram não apenas que elas estão investindo cada vez mais em seus próprios negócios. Eles também revelam que as empresas comandadas por mulheres estão apresentando mais lucros do que as outras.

Porém, isso não torna a vida delas mais fácil. O mesmo estudo, realizado pela empresa de consultoria Boston Consulting Group, revelou que as empresas delas recebem menos investimento.

Os números revelados pela pesquisa mostram que para cada dólar que se investe nas empresas, o retorno é dividido da seguinte maneira:

  • empresas comandadas por mulheres conseguem ter um retorno médio de 78 centavos;
  • empresas com apenas homens no comando apresentam retorno médio de 31 centavos. Ou seja, menos da metade do que o que elas conseguem lucrar.

Fontes 1 e 2

 

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