Como ser mestre de cerimônias em eventos

Como ser mestre de cerimônias em eventos?

Como ser mestre de cerimônias em eventos é uma continuidade de um primeiro texto e vídeo que fiz explicando como mediar um painel – vídeo (painelista por um dia – texto), pois são funções bem diferentes e que ambas pedem muita atenção na preparação da pessoa convidada a exercer um desses papeis.

Nosso foco então é para aquela pessoa que dará o ritmo ao evento, sim, o Mestre de Cerimônias leva muito da sua personalidade para o palco e cada vez mais, pessoas que não fazem isso profissionalmente são convidadas por terem influência no mercado que atuam.

Primeiros Passos: Como ser mestre de cerimônias em eventos?

A primeira coisa a se fazer, após aceitar o convite de sem o MC do evento é fazer um call com os organizadores para entender qual a intenção deles em sua apresentação, coisas que precisam saber sobre as aparições, sobre os participantes, se será um evento misto ou apenas on-line (com a pandemia, muito evento ficou só no digital, mas iremos voltar em breve, amém).

Digo isso, pois quando se tem platéia é preciso mesclar o olhar entre a câmera e as pessoas, não é TV para ficar só olhando para o “público de casa”, o olho no olho é uma das partes mais gostosas de se apresentar um palco (pelo menos para mim) e as pessoas esperam isso de você, esse contato.

Depois de discutir o formato é hora de pedir o roteiro do dia. Para mim, uma grande dificuldade é que enviam isso quase no mesmo dia, então fica difícil ensaiar. Por isso, insistam em receber pelo menos dois dias antes a agenda e o que você irá falar.

É preciso decorar tudo para ser mestre de cerimônias?

Normalmente, as pessoas que são contratadas conseguem decorar muitas das falas, mas claro que elas ficam com o roteiro na mão durante todo o evento, pois acontece de esquecer alguma coisa, não saber falar o nome de alguém, então esse apoio é fundamental.

Quando fui MC do Digitalks, levei meu roteiro em um tablet para ficar mais bonito do que os papéis que podem acidentalmente cair.

No caso da pessoa ser convidada (como falei acima, muitos executivos do mercado são chamados para isso), então o tanto que der para ler e revisar antes, repassar as falas, ajudará na hora da apresentação, mas podem ficar tranquilos que a naturalidade de você conhecer do assunto vai auxiliar muito.

Revisão feita, está na hora de descobrir quem são as pessoas que você irá apresentar no dia.

Dá um pouco de trabalho, mas se você é do mercado, muitos dos palestrantes você já irá conhecer, porém,  não dá para saber tudo de todos então, uma boa pesquisa no Linkedin pode auxiliar durante o evento, pois o MC sempre bate um papo entre uma atração e outra.

Isso, dá até para preparar antes, tudo que você gostaria de acrescentar ao roteiro, algum toque seu,  porém se você for contratado, combine isso antes com a produção, pois muitas vezes quando é contrato, é para seguir à risca o que está escrito.

Ser mestre de cerimônias em eventos: Hora do Show

A hora de apresentar sempre nos dá um frio na barriga (gostoso), pois a adrenalina chega com tudo e hoje em dia com os eventos mistos, nunca sabemos ao certo o tamanho da platéia.

Volta duas casas, a roupa precisa ser combinada naquele briefing do começo, então confira o tempo e siga o que foi combinado ou use algo discreto, social e confortável. Meu último evento, fiquei 12 horas no palco e fui de salto, me arrependi amargamente.

Outro ponto importante é a alimentação no dia do evento: se você não comer algo avise, já veja o cardápio, quais os horários de pausa, peça sempre água para ter por perto (a garganta seca muito, principalmente por conta do ar condicionado e as pessoas esquecem de deixar fácil para os MCs).

É agora: Não deixe de se apresentar, às vezes, fale sua rede social para o pessoal seguir e interagir, e o mais importante: seja você! Agradeça o convite aos organizadores e no meu caso, agradeço sempre os meus patrocinadores (muitas vezes não cobro para ser MC), à audiência e claro, aos patrocinadores do evento.

Veja um pouco do meu dia como Mestre de Cerimônias no Digitalks:

É isso gente!

Bons negócios e claro, bom evento!

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Texto de Talita Lombardi
LinkdIn | Instagram | Saiba Mais

 

 

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também