Empreendedorismo Corporativo | Crédito: Avel Chuklanov

Empreendedorismo corporativo: o que é?

Dentro do meio do empreendedorismo existem algumas categorias, mas você já ouviu falar sobre o empreendedorismo corporativo? Neste artigo, vamos entender um pouco desse conceito que pode ser aplicado para quem quer inovar em seu ambiente de trabalho.

Visão, inovação e boa comunicação sistêmica são algumas das características de um empreendedor corporativo. A princípio, um empreendedor nem sempre está à frente de negócios como um empresário. Muitas vezes, ele pode estar dentro das empresas como funcionário, sendo conhecido como empreendedor corporativo. 

Ou seja, praticando o intraempreendedorismo, que é o empreendedorismo corporativo.

 

 Empreendedorismo corporativo: o que é? | Crédito: Medienstürmer
Empreendedorismo corporativo: o que é? | Crédito: Medienstürmer

 

Afinal, o que é empreendedorismo corporativo?

O empreendedorismo corporativo é uma prática onde o funcionário empreende dentro da organização na qual trabalha. Dessa forma, gestores, funcionários e demais colaboradores podem desenvolver projetos, e ambos os lados são beneficiados. 

O empreendedor corporativo não atua como um sócio, mas propõe estratégias e soluções para o crescimento da empresa. Ou seja, o que contribui também para o seu próprio crescimento profissional.

Afinal, a inovação é fundamental nas empresas, ainda mais quando as soluções inovadoras puderem vir do próprio time interno.

 

Características são comuns aos empreendedores corporativos: 

Abaixo, confira algumas características que o empreendedorismo corporativo pode proporcionar por parte dos intraempreendedores:

Atitude positiva – alguém que respeita os colegas, preza pelo bom convívio com todos e tem maturidade emocional para lidar com os momentos estressantes do dia a dia do trabalho. 

Capacidade inovadora – aquela pessoa que consegue melhorar os processos do dia a dia e mantém um olhar apurado para enxergar novas possibilidades em meio a rotina diária.

Visão sistêmica – quem consegue compreender muito bem sua função e as dos demais colaboradores; entende como tudo funciona na empresa e, desta forma, consegue endereçar com rapidez e assertividade problemas para que a solução seja encontrada de forma ágil e eficiente.

Flexibilidade/ grande adaptação a mudanças – o profissional que lida bem com as mudanças propostas pela empresa, não tem medo do novo e sempre busca ajudar e colaborar para que não haja grandes percalços durante o processo de transição.

Boa comunicação – o colaborador que consegue expressar suas ideias e sugestões de maneira clara e com argumentos consistentes.

 

Exemplos de empresas que aderiram ao empreendedorismo corporativo

 

Google

 

Google logo | Crédito: Pawel Czerwinski
Google logo | Crédito: Pawel Czerwinski

 

O Google, além de ser o mais conhecido e utilizado site de buscas, oferece ao seu público uma série de produtos. A princípio, um deles foram criados por seus empreendedores corporativos, como é o caso do Gmail.

A empresa tem a cultura organizacional de incentivar os seus colaboradores a utilizarem 20% do seu tempo para se dedicarem a projetos pessoais. E foi justamente em um desses períodos que Paul Buchheit criou um dos webmails mais populares do mundo.

 

DreamWorks

 

dreamworks logo | Reprodução
dreamworks logo | Reprodução

 

O estúdio de animação americano, Dreamworks, também é uma empresa que decidiu apostar em um programa de ideias.

A empresa permite que qualquer funcionário, independentemente do cargo, envie sugestões sobre os filmes que estão sendo criados. Além disso, a DreamWorks oferece cursos de desenvolvimento, o que potencializa os seus talentos internos e motiva a atuação dos seus profissionais.

 

Facebook

 

Facebook | Crédito: Kenny Eliason
Facebook | Crédito: Kenny Eliason

 

Por fim, você sabia que o botão “curtir” do Facebook também foi criado em um programa interno de novas ideias?

A empresa de Mark Zuckerberg também utiliza o intraempreendedorismo como caminho para inovar constantemente. Dessa maneira, a empresa consegue sempre trazer novidades para o seu público e aumentar o seu poder de alcance.

 

Como vocês puderam acompanhar, alcançar os melhores resultados intraempreendendo é possível graças aos empreendedores corporativos. Para isso, é importante ter senso de liderança. Por isso, é preciso saber que há sim espaço dentro das organizações para quem deseja empreender.

 

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também