Bruno Pinheiro CEO da Piar Comunicação

Entrevista: Bruno Pinheiro CEO da Piar Comunicação| #AssessoriaDeImprensa

Como muita honra, trago hoje um entrevistado muito especial para mim, o Bruno Pinheiro fundador e CEO da Piar Comunicação, assessoria de imprensa que representa a mim e mais 45 startups pelo Brasil! Nesse bate papo, foquei em entender como uma assessoria pode ajudar às empresas,  qual o momento de tentar mais exposição na mídia e muito mais, confiram!

 

Talita: Como o mundo de startups surgiu na sua vida?

Bruno: Olha, de uma maneira bem bacana, em 2009. Comecei a atender a boo-box em uma assessoria de imprensa que trabalhava e foi meu primeiro contato com o ecossistema. O desafio era enorme, mas me encantou pela projeção do mercado como um todo. Depois disso, o contato com as startups foi aumentando e, hoje, posso dizer que quase a totalidade dos nossos clientes na PiaR são startups.

 

Talita: Hoje, existem muitas pessoas querendo aparecer na imprensa, mas para você, qual o momento certo de buscar uma assessoria?

Bruno: Depende muito da startup. Eu sempre digo que a regra fundamental é se perguntar se está pronto para receber demanda maciça. Se está, é hora de fazer assessoria de imprensa. Se não está, espere.

Fazer assessoria é abrir uma porta que não será mais fechada, portanto é fundamental estar seguro que a startup está em sua versão final, que não tem bugs, que não vai pivotar em pouco tempo e que está validada (e que tenha alguma tração considerável).

 

Talita: Se o empreendedor não tem muita verba, o que ele consegue fazer sozinho e conseguir alguma exposição?

Bruno: Eu não recomendo que se faça sozinho. Entendo quem não tem muita verba, mas há opções de assessoria e aí entra o bom poder de negociação de cada empreendedor. É importante ter um profissional de comunicação te auxiliando, pois existem particularidades da nossa atividade que a maioria dos empreendedores não conhece – e dificilmente conseguiria lidar.

 

Talita: A Piar hoje é uma referência para as startups, então conta um momento que foi muito importante para a consolidação da marca de vocês no mercado.

Bruno: Tenho convicção que foi em 2014, quando fomos indicados ao Spark Awards como uma das três melhores assessorias de imprensa para startups. Estávamos com pouco mais de um ano de vida, mas ali eu tive a comprovação de que chegamos para ficar.

Apesar de não ter ganhado, era um recado claro do mercado de que tínhamos virado referência.

 

Talita: Depois da parte séria, queria saber uma história engraçada (pode envolver algum link do seu cliente).

Bruno: Temos diversas histórias engraçadas. Uma em particular foi com o Samir Iásbeck, CEO do Qranio, nosso primeiro cliente. Em uma sessão de fotos que marcamos, a revista pediu que ele fosse com uma camisa com cor neutra. Como todos sabem, o Samir anda 99% do tempo com a camisa rosa do Qranio.

Aí, o fotógrafo pediu para ele colocar uma blusa por cima. Ele falou “claro, sem problemas”. E colocou uma blusa de lã branca… com o logo do Qranio tricotado. Aí o fotógrafo disse que não podia e o Samir abriu a mala dele: 4 camisetas rosa, iguais. O fotógrafo disse: “desisto, sem camisa não dá mesmo”. E tirou a foto, saiu a matéria com a foto quase que de página inteira.

 

Talita: Para finalizar, queria que contasse um pouco o que o empreendedor precisa ter para parecer “sexy” aos jornalistas?

Bruno: Precisa ter confiança, segurança e credibilidade. Precisa ter histórico, ser transparente e falar sempre a verdade. Além disso, jornalista trabalha com informação: toda informação que for sexy para o público daquela mídia vai ser sexy também para o jornalista.

 

Sobre Bruno Pinheiro:

Com 13 anos de experiência em assessoria de imprensa, Bruno já trabalhou no atendimento de contas como BuscaPé, Fox, VivaReal, Qranio, EasyTaxi, boo-box, Samba Tech e Evernote. Já participou de grandes anúncios no mercado brasileiro e conduziu o lançamento de mais de 100 startups nos últimos 6 anos. Bruno Pinheiro é fundador da PiaR Comunicação, assessoria de imprensa de 45 startups no Brasil.

 

Nota

Muito obrigada pela participação, com certeza, muitas pessoas tem dúvidas sobre o mundo de assessoria de imprensa e o know how de vocês, mesmo que com pouco tempo de estrada, mostra a seriedade do trabalho! Parabéns!

 

Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também