Luana Weitzel

Entrevista: Luana Weitzel | CEO e Fundadora da LaPresse Comunicação

Hoje eu tenho uma convidada muito especial aqui no blog, minha amiga, Luana Weitzel. Ela é uma empreendedora incrível, sem contar que é a paciência em pessoa! Ela é a fundadora da Assessoria de Imprensa, LaPresse Comunicação.

Tem em sua carteira, diversos clientes importantes, como a ABStartups, Namoro Fake e muitas outras startups incríveis! Conheçam um pouco mais essa mulher batalhadora, mãe, esposa, amiga etc, a Luana.

 

Talita: Por que você decidiu empreender?

Luana: “Por conta de causas sociais. Cresci no subúrbio do Rio e estava cansada de ver os bairros da região ser retratados apenas em tragédias. Por isso, montei um jornal de bairro para mostrar o lado bom do subúrbio e dar voz aos seus moradores. Era um espaço para a Zona Oeste mostrar que tinha muito mais que pobreza e violência.

Como éramos duas pessoas no projeto, eu diagramava, vendia anúncios, levava e buscava na gráfica e distribuía com minha sócia e primos pela região. Foi um trabalho muito gostoso e durou cerca de um ano. Fechamos por falta de capital e experiência em gestão de negócios, não necessariamente nessa ordem, rsrsrs.

Depois, montamos uma assessoria especializada em esportes, e trabalhávamos de nossas casas. Ficamos tão envolvidas com esse universo que cobrávamos um preço surreal – quando cobrava – e por esse motivo quebramos pela segunda vez.

Ai, eu passei três anos no mercado de trabalho, mas, quando se tem perfil empreendedor tudo vira uma caixinha pequena. Tinha muitas ideias, implementava novos processos, mas, sempre tinha uma barreira/medo do gestor. Percebi que estava no lugar errado e abri a LaPresse, com uma nova visão de mercado para comunicação.”

 

Talita: Assessoria em Startups é um nicho muito específico, como foi o processo de escolha desse nicho?

“A nossa ideia, quando abrimos a LaPresse era ser uma assessoria de moda. Mas, como estávamos em um espaço de coworking, vivíamos o universo de startup e empreendedorismo o tempo todo. E, em um bate-papo com o Cadu Castro Alves, percebemos que esse era o caminho. E deu super certo. Em oito meses tínhamos 12 clientes e hoje, com dois anos de mercado atendemos 23 contas, sendo 18 de startups.”

 

A LaPresse hoje têm diversos clientes, até a própria ABStartups está com vocês, conta um pouco a história da empresa.

“Sonho e realização. São as palavras que definem a LaPresse em minha vida.

Tudo começou no Fashion Rio, quando gerenciava desfiles do evento. Queria implementar uma nova dinâmica de relacionamento na qual o assessor se posicionasse como parceiro do jornalista, sugerindo pautas que fossem além do serviço do cliente e sim em seu mercado de atuação. Mas, para isso, é preciso três elementos: leitura, criatividade e tempo. Entretanto, sobrecarregado de contas, ele não consegue fazer isso e se torna um mero pedinte de espaço. E, em uma mesa de lanchonete, no Cais do Porto, nasceu a LaPresse.

Como vim de moda e tinha contatos, focamos nesta área, mas, não decolou. Ai, pivotamos para startups e tudo deslanchou naturalmente, pois, fazíamos parte desse mercado. Quando começamos a empresa, em janeiro de 2011, tínhamos apenas um cliente. Em 2012, pulamos 12 contas. E esse o ano, tivemos uma série de mudanças que contribuíram para que nosso portfólio duplicasse e aumentasse o faturamento em 150%.

A principal foi a entrada de uma nova sócia, Yngrid Lopes, como sócia da LaPresse. Ela deu um novo tom ao jornalismo e levou a equipe a pensar fora da caixa. Além disso, aumentamos nosso mix de serviços, que agora conta com produção de conteúdo e marketing digital, e formamos uma equipe jovem e com visão alinhada às tendências de mercado.

Isso tudo sem esquecer a nossa missão: transformar a comunicação em uma ferramenta estratégica para cada negócio que atendemos. O resultado foi nossa indicação como um dos quatro melhores parceiros de comunicação para startups no país, no Spark Awards, premiação promovida pela Microsoft e StartupFarm, e nossa participação no 10.000 Mulheres, programa internacional de aceleração de negócios geridos por mulheres com alto impacto social, do Banco Goldman Sachs, que aqui no Rio é gerido pela Fundação Dom Cabral, indicada como uma das 10 melhores escolas de negócios do mundo pelo Financial Times.”

 

Talita: Além de empreendedora, você é esposa, mãe, etc.. Como você consegue conciliar as coisas?

Nossa é muita função mesmo. Tem dias que eu nem tenho tempo para pensar em mim.

Como empreendedora é um prazer, pois, uno duas paixões: jornalismo e negócio. E eu e a Yngrid conseguimos dividir muito bem as atividades, responsabilidades, lutas e glórias. O espaço onde ficamos, a Liga Experimental, é inspirador e a vista para a Baia de Guanabara não tem como deixar ninguém desmotivado, rs. Sem falar no networking e colaboração de alto nível entre as empresas.
Já na vida pessoal, conto com o fator sorte porque meu marido é um pai maravilhoso e um grande parceiro.

É preciso ter muita paciência para compreender a rotina de uma esposa empreendedora que não tem hora para chegar em casa, vai à meetups periodicamente, viaja para outros estados mês sim e outro também. Se hoje sou uma mulher feliz e realizada profissionalmente, ele é uma peça fundamental por todo apoio que me dá nessa trajetória.

Além do maridão, conto com o suporte das famílias nas rotinas com o filhote porque nem sempre dá para ir à reunião escolar ou levá-lo para as aulas de natação, rsrsrsrs. Acredito que minha paixão pela LaPresse os envolve e isso torna as coisas mais fáceis.

Lucas tem 7 anos e fala que vai trabalhar aqui, inclusive fim de semana ele faz clipping comigo – quando pesquisamos o que saiu na mídia sobre o cliente. E a cultura startups está tão enraizada nele que também quer ser programador de games. Serão as duas principais empresas dele, porque também terá uma fábrica de pipas e confeitaria. Um futuro empreendedor serial.

Ainda tiro um tempinho para a pessoa Luana: adoro ler sobre moda e beleza – um vício!, ter meu dia de beauty semanal para dar um tapa no visual, receber meus amigos em casa e fofocar com as amigas, seja por whatsapp, no barzinho ou shopping center.”

 

Talita: Qual o segredo de ser uma empreendedora, mulher e de sucesso?

“Dois ingreditentes: o interior e o exterior. O primeiro tem a família como base, pois nos forma como ser humano. Lá é nosso micro núcleo social, no qual aprendemos a nos relacionar com o outro – networking -, princípios éticos e resiliência. Mas, tudo isso sem paixão não nos leva a lugar algum, ou seja, amar o que você faz é um combustível que te impulsiona a ir além dos seus limites. Já o exterior é ouvir, observar e refletir o que o outro tem para te falar e mostrar. Isso se traduz em uma gestão mais humana e um compromisso real com seus clientes.

A soma desses dois elementos nos leva ao nosso comportamento empreendedor que vale muito além da empresa. ”

 

Sobre a Luana

Luana Weitzel é fundadora e diretora de relacionamento da LaPresse Comunicação, agência de comunicação especializada em relacionamento com a imprensa para PME – pequenas e médias empresas – e negócios digitais. Formada em jornalismo e pós-graduada em ‘Jornalismo e Políticas Públicas’ e ‘Comunicação Empresarial’ atua há sete anos no mercado de comunicação – tanto em redações quanto em assessoria de imprensa -, e tem expertise para delinear a abordagem mais adequada para televisão, rádio, internet, revista e jornal, além de analisar os espaços que melhor atendem às necessidades de cada cliente e o real impacto em seu público-alvo.

A visão de transformar a área de comunicação em uma ferramenta de negócios, rendeu a indicação da LaPresse como uma das quatro melhores parceiras de comunicação para negócios digitais do Brasil, no Spark Awards 2013, premiação promovida pela Microsoft, e o ingresso no programa 10000 mulheres, de aceleração de empresas com liderança feminina, criado do banco Goldman Sachs e ministrado pela Fundação Dom Cabral.

 

Nota

Luana Weitzel, você sabe que sou sua fã né? Conta comigo para o que der e vier! Muito obrigada pela participação de ouro!!

 

 

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