Google Meu Negócio | Arte por Moacir Alves

Google Meu Negócio: aprenda como usar na sua empresa

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que surgiu para que sua empresa seja encontrada na rede de pesquisa do Google e Google Maps.

Além disso, ficam disponíveis para o usuário informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções. Confira como criar seu perfil.

 

O que é o Google Meu Negócio? 

Google Meu Negócio logo - Reprodução
Google Meu Negócio logo – Reprodução

Como dito, o Google Meu Negócio – ou Google My Business – é gratuito. Surgiu em 2014, com o intuito de unificar as funcionalidades que existem no Google Places e também nas páginas de empresas do Google +. Na plataforma os empreendedores podem fazer a divulgação da sua empresa de modo totalmente gratuito nos resultados orgânicos de pesquisa no Google e Google Maps.

Toda empresa fisicamente estabelecida, com endereço fixo, pode ter uma presença. A princípio, o único requisito da plataforma é que você tenha um local fixo para atendimento aos clientes.

Além disso, a ferramenta permite um diálogo direto entre empresas e clientes. Ela também oferece aos empreendedores a possibilidade de passar importantes informações sobre uma marca aos usuários, como:

  • endereço;
  • eventos que acontecerão;
  • horário de funcionamento;
  • horários de pico;
  • notas sobre o serviço/produto;
  • perguntas e respostas;
  • número de telefone de contato, etc. 

 

Esta é uma ótima ferramenta para ajudar seu marketing digital. Afinal, ela ajuda os clientes a conhecer melhor o perfil da empresa e, até mesmo, a entrar em contato com ela.

Veja um exemplo:

 

"<yoastmark

"<yoastmark

"<yoastmark

Como criar minha conta na plataforma?

Para criar suas conta é preciso acessar o site do Google Meu Negócio. Logo em seguida, faça seu login na conta do Google. O próximo passo é inserir o nome da sua empresa. Lembrando que também é possível selecionar sua empresa entre as sugestões exibidas à medida que você digita.

Após isso, coloque o endereço da sua empresa. Será solicitado que você posicione um marcador no local da sua empresa em um mapa. Dessa forma, ao confirmar todos os dados do seu vínculo com a empresa, é preciso selecionar uma opção de verificação. O seu perfil só aparecerá nas buscas quando ele for verificado pelo Google. O próprio Google Meu Negócio tem um site de ajuda para todas as possíveis dúvidas e problemas.

 

Vantagens para o seu negócio 

Aumenta o alcance da sua empresa – Somente fazer sua empresa aparecer na primeira página do Google e no Google Maps já expande sua presença digital. Ainda assim, você pode atrair mais consumidores tanto a nível local quanto de outras regiões e estados.

Exposição gratuita em áreas importantes do Google: A princípio, essa é uma grande vantagem, pois em tempos de orçamento reduzido, nada melhor do que publicidade gratuita, não é mesmo? O Google Meu Negócio, exibe o seu cadastro no Google Maps, direcionando mais tráfego físico para a sua empresa e consequentemente, mais vendas.

Interação com os clientes – Você pode responder aos comentários dos seus clientes e postar fotos que mostrem o que você faz. De acordo com o Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”. 

Melhorar a sua reputação e conquistar a confiança dos seus clientes – Possuindo uma ficha bem detalhada, muitas fotos e boas avaliações, a reputação do seu negócio também cresce. Dessa forma, isso faz com que as pessoas se sintam mais seguras para comprar seus produtos.

Além disso, através das ferramentas do Google Meu Negócio, você consegue:

  • Visualizar os acessos diários da sua ficha e comparar com os acessos do seu site;
  • Saber quais palavras as pessoas estavam buscando no Google quando encontraram seu negócio;
  • O que elas fizeram depois que visualizaram sua ficha (se ligaram para o seu estabelecimento, se olharam os horários de funcionamento, se fizeram perguntas, por exemplo).

 

Bora abrir sua conta?

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também