Por Rafael Querido
Quando pensamos em criar um novo negócio, estamos sempre pensando em tecnologia, aplicativos e sistemas que facilitem a vida das pessoas.
Essa linha de pensamento é fantástica e já provou que negócios podem realmente revolucionar o mercado atual – como é o caso do Uber, por exemplo.
Só que, mais recentemente, comecei a analisar com bons olhos outros mercados e descobrir excelentes oportunidades de negócio.
Há alguns meses atrás, publiquei aqui no blog um material falando sobre as grandes oportunidades do mercado de games – você pode conferir aqui.
Desde então, venho sempre procurando outras oportunidades para empreender e mais recentemente, encontrei um outro mercado lucrativo.
O mercado de PETS – sim, cães, gatos, pássaros, roedores, tartarugas e mais uma lista extensa de animais.
Só para você ter uma ideia desse mercado: existem cerca de 52,2 milhões de cães e 22 milhões de gatos no Brasil, segundo dados levantados pelo G1.
E vale ressaltar algo muito importante: esses números são de 2015.
São muitos animais, muitos mesmo. E os tutores desses animais estão mudando muito seu consumo.
Isso porque antes os animais eram tratados como “apenas animais”, porém, hoje são considerados parte da família – os consumidores hoje são pais e mães desses animais.
Em alguns casos, casais optam por não ter filhos (humanos) para ter apenas filhos pet, como aponta o site Alto Astral.
Essa é uma das novas “grandes dúvidas” do século XXI.
Com essa mudança na forma das pessoas agirem, surgem diversas oportunidades de negócio – que é o nosso foco.
Vamos explorá-las um pouco mais a partir de agora.
Oportunidades de Negócio no Mercado Pet: Como Começar?
A ABINPET, que é a associação que cuida do mercado de produtos para animais domésticos, lançou os dados do mercado em 2016.
O faturamento no Brasil? “Apenas” R$18,9 bilhões.
Se você ainda não tinha se convencido de que esse é um bom negócio, você definitivamente deve mudar sua forma de encarar esse mercado.
Quais são as categorias que predominam no mercado?
- 67,3% estão relacionados à Pet Food.
- 16,8% estão relacionados à Pet Serv.
- 8,1% estão relacionados à Pet Care.
- 7,8% estão relacionados à Pet Vet.
Vou explicar um pouco sobre cada uma dessas categorias para ficar mais fácil.
Pet Food = Tudo que envolve à alimentação dos animais (ração, petiscos, etc). Mas uma categoria que vem crescendo fortemente, é à alimentação natural.
Existem documentários (Pet Fooled, no Netflix) e um movimento grande de veterinários para ensinar a alimentação natural para os animais e fazer com que os donos abandonem (ou diminuam o consumo) de rações.
O site Amor aos Pets desenvolveu um infográfico com dicas introdutórias para quem deseja começar a dar alimentos de humanos para cães.
É um movimento que vem muito forte e pode ser uma excelente oportunidade de negócio.
Talvez, a mais promissora de todas, pois estamos na era de nos cuidar melhor.
Pet Serv = As pessoas trabalham mais, têm cada vez menos tempo, mas uma coisa que nunca muda é: os animais precisam de dedicação e cuidados.
Como as pessoas tem pouco tempo, diversas oportunidades de negócios estão aparecendo: os já conhecidos adestradores (que treinam seu cão), Pet Walker (que fazem a caminhada diária com seu cão), Pet Sitting, Banho, Tosa e mais uma infinidade de serviços.
Se você gosta de animais, pode prestar o serviço e começar um negócio.
Ou ainda, pode fazer como as plataformas Pet Anjo e Dog Hero que funcionam como um “classificado” desses profissionais.
Vale a pena dar uma conferida no projeto deles, pois está mais focado na parte da tecnologia – para quem não abre mão dela.
Pet Care = É o setor dos equipamentos e produtos relacionados ao pet.
Todo animal tem: casa, cama, coberta, brinquedos, bebedouros, produtos de higiene, produtos de beleza e assim por diante.
Como eles têm vivido junto da família e muitas vezes até dormem junto na cama, eles precisam estar com a saúde em dia – 100% limpos, livres de sujeira e até mesmo perfumados.
Esse setor cresce bastante e pode ser uma excelente oportunidade. Quem sabe até abrir um ecommerce, por exemplo? 🙂
Pet Vet = Essa já é uma área mais complicada, pois exige qualificações técnicas e conhecimentos específicos de um veterinário.
Mas cresce bastante também e hoje em dia, as doenças são algo que infelizmente acontecem muito.
Algumas raças, como os Pugs (no caso dos cães), são propensos a desenvolverem certos tipos de doença e vão depender de cuidados.
É um mercado em pleno crescimento, mas como falei, é uma área delicada e envolve também muita tristeza, sentimentos por parte dos donos e em alguns casos até óbito.
Não é uma que eu particularmente investiria. Mas ocupa 7,8% da fatia de mercado.
Agora é Hora de Você Colocar a Mão na Massa!
Você viu que esse mercado é bastante interesse e tem um faturamento na casa dos bilhões, o que é um excelente indicativo.
Hora de você pensar: como poderia investir e entrar nesse mercado, para pegar uma fatia dessa quantidade?
Use sua criatividade, leia outros posts aqui e se inspire para começar o seu negócio e gerar resultados! As oportunidades estão na porta.
Me deixe nos comentários suas dúvidas e eu farei o máximo para responder!
Boas vendas e boas ideias! 😉
Sobre o autor:
Meu nome é Rafael Querido. Sou cristão, consultor de marketing, viciado em Netflix, videogames, noivo da Lenise e viciado em encontrar grandes oportunidades de negócio.