O que são Métodos Ágeis e como utilizá-los?

Os Métodos Ágeis estão cada vez mais presentes nas empresas. Se você faz parte de uma equipe que quer sempre inovar, já deve ter ouvido falar nesse termo. Outro termo bastante utilizado é o “agile“, termo em inglês para se referir ao mesmo assunto.

Isso porque as metodologias estão mudando constantemente, visando sempre os melhores resultados. Os métodos tradicionais podem funcionar, mas sempre existem opções mais novas.

 

O que são Métodos Ágeis?

O método surgiu há quase 10 anos. Ao longo do tempo surgiu o manifesto ágil. Inicialmente ele possui quatro valores, sendo eles:

  • Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

No entanto isso é basicamente teoria. A prática fica com métodos mais específicos, como por exemplo o mais famoso: o Scrum. No entanto existem vários outros como o Kanban, XP, ASD e FDD.

 

LEIA MAIS: Quantas hashtags devo usar no Instagram?

 

Vale a pena utilizar os Métodos Ágeis?

Antes de mais nada é importante dizer que os Métodos Ágeis podem ser aplicados a qualquer projeto e qualquer equipe. É claro que dependendo do caso é necessário realizar algumas adaptações de acordo com as necessidades.

Como sua equipe (e você) vai mudar a metodologia de trabalho, tenha calma. Todo processo tem uma curva de aprendizado que pode levar de dias a meses. Então invista em treinamentos e tire todas as dúvidas. Ou seja, não cobre resultados poucos dias depois da mudança. Dê tempo para que a novidade tenha efeito!

Resumidamente, vale a pena testar os Métodos Ágeis. Pode ser uma ótima alternativa para sua equipe, mas cuidado com as expectativas!

 

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios e leads?
Então siga o WorkStars no Instagram!

Texto de Gabriela Leão
LinkedIn | Instagram | Saiba Mais

Fonte 1 |

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também