Mídias tradicionais | Arte por Moacir Alves

Empresas de tecnologia investem cada vez mais nas mídias tradicionais

Startups nascem no meio digital, mas atualmente, estão cada vez mais presentes dentro das mídias tradicionais. Buscando ampliar a familiaridade com o consumidor, o famoso público do sofá, algumas empresas entraram até nas tão cobiçadas ações do maior reality do Brasil, o BBB22.

Segundo especialistas, as startups têm ido atrás das mídias tradicionais para alcançarem novos consumidores e construírem uma base mais sólida de reputação.

Contudo, existe uma explicação financeira para esse movimento rumo as mídias tradicionais. A princípio, o custo dos anúncios digitais, principalmente em buscas em plataformas de redes sociais, aumentou muito desde o início da pandemia. A explosão da digitalização do consumidor fez a concorrência pela atenção das pessoas crescer muito e isso aumentou os valores das propagandas online.

 

Aumento dos anúncios digitais | Crédito: Myriam Jessier
Aumento dos anúncios digitais | Crédito: Myriam Jessier

 

Além disso, os custos operacionais estão subindo. No ano passado, o Google foi acusado de cobrar taxas de publicidade até quatro vezes acima da concorrência, de acordo com o Wall Street Journal, com base em uma ação judicial que envolve a empresa em curso no Texas (EUA).

Mídias tradicionais: Techs dentro do BBB22 

O BBB22 é recorde de faturamento com publicidade e dentre as marcas que apostaram no really, estão algumas startups. Entre as patrocinadoras, aparecem dois relevantes nomes do ecossistema brasileiro de inovação: o unicórnio do mercado de imóveis QuintoAndar e PicPay, patrocinadora pelo terceiro ano consecutivo.

Ao site, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Gui Telles, CMO da financeira, disse que o reality é uma oportunidade para fortalecer a proposta de valor da companhia. Além disso, é uma chance para apresentar todas as funções da aplicação. “O BBB tem o poder de fazer com que o público se veja nos participantes e nas situações, e isso nos ajuda a mostrar o potencial do PicPay”, disse Telles.

 

Prova de Imunidade PicPay do BBB 22 | Foto: Globo
Prova de Imunidade PicPay do BBB 22 | Foto: Globo

 

Para Flávia Mussalem, brand director do QuintoAndar, que estreou como patrocinador, conta que a ação tem como objetivo principal alcançar diversos públicos. Ao site PEGN ela disse que “Como estratégia de awareness de marca, o projeto se tornou muito atrativo, ainda mais considerando toda a plataforma que o BBB cria para além da TV aberta”.

Sobre as inserções da empresa ao longo do programa, a executiva contou que o trabalho foi criado em parceria com a Globo. “Temos liberdade para sugerir ações e submetê-las às áreas responsáveis na Globo, dentro das possibilidades pré-estabelecidas do programa”, disse a executiva.

 

Ação do QuintoAndar no BBB22 | Foto: Globo
Ação do QuintoAndar no BBB22 | Foto: Globo

 

Além disso, o QuintoAndar investiu cerca de R$ 12 milhões, e lançou, em janeiro, uma grande campanha na televisão. O primeiro comercial, estrelado pelo cantor Milton Nascimento, foi veiculado no intervalo de programas como Domingão do Huck e Fantástico, em âmbito nacional.

 

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