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Negócio com assinatura recorrente: 6 lições da Netflix!

Se você conhece o modelo de negócio com assinatura recorrente, já sabe que a Netflix é um dos melhores exemplos da atualidade. Destacada no mercado como um case de sucesso, a provedora global de filmes e séries de TV tem muito a ensinar sobre esse formato.

Nos últimos anos, o negócio de recorrência ganhou popularidade e adeptos no mundo inteiro. Por se tratar de um serviço dinâmico, tornou-se vantajoso tanto para o consumidor — que contrata bons serviços sem sair de casa — quanto para a empresa online — que fideliza o cliente e melhora a gestão financeira.

Neste post, você vai conhecer em detalhes o negócio com assinatura recorrente da Netflix. Através de seis lições você verá como a plataforma disponibiliza um serviço interativo e diferenciado que fizeram dela uma das gigantes no universo online. Confira!

 

Assinatura recorrente como vantagem competitiva

Cada vez que a tecnologia lança uma inovação, o mercado se transforma e produz mais variedades para o consumidor. Afinal, mais exigente, ele passeia pelas opções em busca do que vai atender melhor às suas expectativas de compra.

Além de um produto ou serviço excelente, o negócio online também precisa oferecer uma boa experiência ao consumidor para garantir a sua permanência e fidelizá-lo. E é isso que a Netflix faz: coloca o cliente no centro do negócio e lhe oferece várias possibilidades à sua escolha.

Com isso, a empresa abriu vantagem competitiva e se mantém firme no propósito de disponibilizar entretenimento e planos de assinatura para todos os gostos. O consumidor ganha com a facilidade de negócio e pode acessar os conteúdos a qualquer hora do dia ou da noite.

 

NETFLIX  | Divulgação
NETFLIX | Divulgação

 

Lições da Netflix sobre o modelo de negócio com assinatura recorrente

A Netflix existe desde 1997 como locadora de DVDs. Porém foi em 2010 que ingressou de vez no mercado internacional com o serviço de streaming e caiu no gosto popular. Chegou modesta e despretensiosa, mas já atenta às deficiências de outras empresas do ramo.

Foi ganhando assinantes e proporcionando experiências cada vez melhores a eles. Assim, estabeleceu um compromisso, com transparência e interatividade, sem muitas burocracias ou dificuldades.

Conheça seis lições da Netflix que você pode tomar como modelo para fazer da sua empresa uma referência em bons serviços, atendimento e envolvimento com o cliente!

 

1. Assinatura grátis por um determinado período

A Netflix oferece a degustação ao consumidor antes de ele se tornar um cliente efetivo. Ou seja, ela permite a assinatura gratuita com acesso ilimitado por um período, interagindo com as buscas e anseios dos futuros novos clientes.

Essa é uma forma de analisar o comportamento do consumidor — suas preferências, gostos e horários — direcionando a um atendimento personalizado. Dessa forma, garante que ele esteja tão satisfeito ao término do período que já não percorrerá mais outro caminho que não o da assinatura permanente.

2. Conteúdo exclusivo e de qualidade

Nesse período de teste, o consumidor terá acesso a todo o conteúdo de filmes e séries. Com uma gigantesca videoteca cheia de variedades, ele também degusta trailers e informações sobre produções que ainda não foram lançadas.

Quando ele percebe que a série ou o filme que deseja tanto ver só estará disponível no próximo mês, sabe que o caminho natural é o da assinatura. Afinal, não vai querer ficar de fora dos bate-papos com os amigos cheios de spoilers e expectativas.

3. Alta capacidade de personalização para o usuário

Cada vez que o cliente acessa a plataforma, ele deixa rastros das suas preferências. E a Netflix, sempre atenta, processa e guarda a informação para criar um atendimento personalizado e intuitivo.

O cliente poderá retomar um filme ou série de onde parou. Além, claro, de ter sugestões de conteúdos similares toda vez que estiver à procura de algo interessante para assistir. Sempre haverá algo personalizado e disponível.

A preocupação da empresa vai muito além de garantir que o cliente mantenha a assinatura ativa. Ela se empenha em atualizar o catálogo de filmes e séries constantemente. E também aprimorar os serviços para deixar o cliente satisfeito e fidelizado.

4. Facilidade para contratar e cancelar a assinatura

Uma estratégia marcante da Netflix é facilitar tanto a contratação quanto o cancelamento da assinatura. Ela entende que o cliente tem direito de firmar ou rescindir um contrato com a mesma facilidade.

Com isso, a Netflix deixa as portas abertas 24h por dia e o cliente livre para fazer as suas escolhas. Assim, ela demonstra saber que ele não encontrará um pacote tão completo de assinatura — catálogo variado, facilidade de navegação e pagamento, transparência, personalização, bom preço — em nenhum outro tipo de serviço.

5. Busca constante pela inovação em seu modelo de assinatura

A desobrigação criada pela Netflix gera efeito contrário do que se imagina. Cada vez mais, o cliente adentra o universo da provedora e descobre mais e mais facilidades nos serviços. E isso vai desde a disponibilidade da plataforma em computador ou smartphone até a possibilidade de fazer download de episódios das séries preferidas para assistir off-line, por exemplo.

O cliente escolhe o plano de assinatura ideal para atender às suas necessidades. Já a Netflix se encarrega de apresentar tudo que será disponibilizado pelo prazo de vigência da assinatura. Os planos são os seguintes:

  • plano básico – plano de 1 tela SD para assistir em 1 aparelho por vez em definição padrão;
  • plano padrão – plano de 2 telas HD para assistir em 2 aparelhos por vez em alta definição;
  • plano premium – plano de 4 telas HD/Ultra HD 4K para assistir em até 4 aparelhos por vez em alta definição e ultradefinição;
  • plano de DVDs (disponível apenas nos EUA) – os clientes residentes nos EUA têm a possibilidade de um plano exclusivo para DVDs.

6. Engajamento com o público em suas redes sociais

Como já dissemos, a Netflix coloca o cliente no centro de todas as ações e serviços ofertados. A empresa promove um diálogo direto e um relacionamento humanizado. Ela também acompanha seus clientes de perto nas redes sociais e interage de maneira simples e direta.

Ao promover essa interação, é possível se adequar à linguagem do consumidor e oferecer ainda mais serviços personalizados. Em contrapartida, o cliente se manterá fiel aos valores da marca, conferindo-lhe ainda mais autoridade em um mercado no qual já é dominante.

Não só a Netflix, mas também outras empresas que ofereçam o modelo de negócios com assinatura recorrente devem servir de inspiração como cases de sucesso para empreendimentos em início ou expansão. Certamente, as estratégias utilizadas serão exemplos ricos sobre as diversas formas de atender bem um cliente para mantê-lo fiel e engajado.

Como toda empresa, ela também enfrenta dificuldades e apresenta desvantagens. Por isso, você deve filtrar o que servirá de base para o seu negócio. E uma boa dica é inspirar-se no que ela faz de melhor: acompanhar de perto o cliente e proporcionar-lhe a melhor experiência para que ele permaneça mesmo tendo total liberdade de ir embora a qualquer momento.

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Por Patrick Negri – CEO da iugu

 

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