A era digital veio para ficar e com ela um mercado promissor para profissionais nem um pouco tradicionais. Já ouviu falar que trabalhar em escritório é coisa do passado? E que o novo futuro é que o trabalhador possa exercer suas funções em qualquer lugar do mundo? Pois então se já te contaram isso, eu tenho uma coisa para te dizer: isso é ser nômade digital.
O que é ser nômade digital
Os tempos mudaram. Com o avanço da tecnologia podemos estar conectados com tudo e todos em qualquer parte do globo. E com essa evolução, profissionais viram a oportunidade de desempenhar seus trabalhos como queiram e sem ter de ir a um local específico.
Segundo o dicionário Oxford, nômade é aquele que não tem habitação fixa; que vivem permanentemente mudando de lugar. Pensando nessa explicação e juntando com a palavra digital, podemos entender que eles são pessoas que vivem de mudanças e exercem seus trabalhos de forma remota.
Existem muitos tipos de nômades digitais por aí. Algumas pessoas viajam pelo seu próprio país de kombi. Alguns vivem em barcos, trabalhando em diferentes portos. Já outros ficam em hostels para mochileiros ou apartamentos no Airbnb enquanto voam de país para país.
A ideia geral é: liberdade de movimento ao trabalhar online.
Como ser um nômade digital
Agora que você já sabe o que é ser um nômade digital, eu te pergunto: está pronto para dar um passo para essa vida? Mas calma, assim como tudo na vida, isso é algo que precisa de planejamento e antes de sair largando o emprego para viajar como nômade digital, você precisa descobrir como ganhar dinheiro online.
Felizmente, com as transformações tecnológicas, surgiram muitas opções por aí. Hoje temos diversos sites que filtram vagas de freelancer para trabalhar remotamente. Você pode ser um redator; trabalhar com marketing digital; designer gráfico; ser assistente virtual e muitos outros cargos. A questão é que existem uma variedade de opções e desse modo você escolher aquela a qual melhor se encaixa.
Alguns sites para trabalhar como freelancer
“Ah mas eu não posso ter algo só meu?” Sim, você pode! Esse estilo de vida também permite que você crie seu próprio trabalho autônomo. Já pensou em ser fotógrafo? pois existem muitos nômades que aproveitam suas viagens para vender suas fotos para veículos especializados. E quer saber de uma coisa? não precisa de uma câmera profissional.
Os aparelhos celulares atuais possuem câmeras excelentes e eles podem ser sua ferramenta de trabalho. Outra alternativa é produzir conteúdo para redes sociais de outras pessoas. Com a ascensão dos influenciadores digitais, muitas pessoas têm buscado produtores de conteúdo para as redes sociais e isso é algo que você pode fazer de qualquer lugar, apenas com um bom celular ou computador portátil.
Benefícios e desvantagens de não ter uma localização própria
Parabéns! Você está quase perto de se tornar um nômade digital. Mas como todo estilo de vida, sempre tem os prós e contras. Vamos saber quais são eles?
Vantagens:
A independência da localização tem muitos benefícios. Quem não quer ganhar dinheiro enquanto usa seu celular ou laptop em qualquer lugar do mundo? Então anota os benefícios aí:
- Vive em qualquer lugar
- Sem ambientes tóxicos
- Conhece novas culturas e faz novos amigos
- Aprende novas habilidades e idiomas
- Amplia seu mindset
- Tira folga quando quiser
Desvantagens:
Assim como em todas situações, ser um nômade digital também tem suas desvantagens. Quer saber quais?
- Fica longe da família
- Privacidade? Isso quase não existe
- Solidão
- Cansaço devida a mudanças
- Pouca estabilidade
Agora que você já sabe o que é, como ser e os prós e contras dessa forma de vida. Eu te pergunto: está preparado para pôr o pé na estrada?
Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups