WeWork - Foto de Helena Lopes no Pexels

O WeWork vale US $ 40 bilhões ou US $ 3 bilhões?

A questão da avaliação de uma startup não é meramente acadêmica. A WeWork não é sua típica empresa imobiliária. Em vez disso, de acordo com o CEO e cofundador Adam Neumann, é uma “comunidade” e um “estado de consciência”, unindo as pessoas para “mudar o mundo”. Os investidores concordam: eles acham que a visão abrangente de Neumann vale pelo menos US $ 20 bilhões, e talvez até US $ 40 bilhões .

Mas , apesar de toda a ambição da Neumann de expandir-se além do coworking, da habitação, da educação e muito mais, o principal negócio imobiliário da WeWork continua sendo sua principal fonte de receita. A empresa cobra uma taxa mensal pelo acesso a uma mesa ou escritório dedicado, e  atualmente conta com 256.000 clientes, ou “membros”.
No primeiro trimestre deste ano, esses membros geraram US $ 342 milhões em receita, o dobro do ano passado.Esse ritmo de crescimento distingue a WeWork dos fornecedores de escritórios estabelecidos, como o IWG e a Regus. Mas será suficiente justificar uma avaliação de US $ 20 bilhões, ou US $ 40 bilhões?Nem um pouco, de acordo com uma análise do Financial Times.
Compare a receita da WeWork com os concorrentes, aplicando o mesmo múltiplo, e a empresa da Neumann vale US $ 3 bilhões, no máximo. Mesmo comparado a um unicórnio iniciante como a Airbnb, o FT argumenta que o valor da WeWork parece inflado, baseado em vendas.Em outras palavras, qualquer pessoa disposta a investir na WeWork com uma avaliação de US $ 40 bilhões teria que acreditar que cada um dos membros da empresa vale US $ 156.250.
Os membros da Regus, por outro lado, valem cerca de US $ 11.300 .É claro que a análise conservadora do FT é baseada em um instantâneo da WeWork hoje, sem levar em conta as trajetórias de crescimento das linhas de negócios mais novas da empresa.
Daqui a alguns anos, a WeWork espera que seus negócios corporativos compreendam uma parcela consideravelmente maior de vendas, já que ela assina contratos com clientes cada vez maiores. As incursões na habitação e na educação, embora ainda não comprovadas, têm uma promessa semelhante.Se os mercados públicos, em última instância, valorizam o WeWork em US $ 3 bilhões ou US $ 40 bilhões, não é uma questão meramente acadêmica.
A avaliação de uma empresa afeta sua capacidade de recrutar talentos, por exemplo. Ele também pode servir como uma fonte de riqueza imediata para os fundadores, que estão cada vez mais optando por sacar parte de seu patrimônio através de transações secundárias, antes de uma saída.
Mas apesar do fascínio, uma alta avaliação pode punir os funcionários que se juntam em etapas posteriores. Como o investidor de capital de risco Fred Wilson observa em um post recente, “quanto maior a avaliação, menos dinheiro o funcionário fará em seu patrimônio”. Além disso, em empresas forçadas a fechar rodadas, são os funcionários e suas ações ordinárias perder mais, enquanto investidores e fundadores se confortam em suas ações mais privilegiadas.
Quer saber sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups
Compartilhe
Leia também