Ryan Osilla

Entrevista: Ryan Osilla | VP of Product at Ditto

Ryan Osilla: Hoje com maior prazer, divulgarei a minha primeira entrevista com um cara que é startup na veia. Americano, já morou em diversos países, passou um tempo no Brasil trabalhando no Peixe Urbano e agora, volta para os Estados Unidos para começar um novo projeto chamado Ditto;

Empresas pelo qual o Ryan passou:

www.merchantcircle.com = Director of Product Management
www.peixeurbano.com = Head of Product
www.ditto.com = Head of Product (Atual)

Vamos as perguntas?

Talita: Ryan, por que Start-up? Você poderia ter escolhido algum trabalho regular, trabalhar nas grandes empresas…

Ryan Osillai have a fascination about creating something from nothing and it’s addicting.  Once you do one, you have to do another, even better than the last one.  I want to build memorable things that people will enjoy and get value from if i can make some money doing it at the same time then all the better.

“Eu tenho fascínio sobre criar alguma coisa do nada, isso é u viciante. Uma vez que você faz um você tem que fazer outro, melhor do que o último. Eu quero construir algo memorável onde as pessoas irão gostar e se eu puder fazer dinheiro com isso ao mesmo tempo, melhor ainda”

541978_288426684583418_1089376676_nTalita: O que você pensa sobre o Brasil agora? É um bom lugar para se começar alguma coisa?

Ryan OsillaYes!! it’s am amazing place with an up and coming startup culture plus with the economic boom happening it’s a no brainer, smart people + money + great ideas + economic climate is what you want and that is happening in brazil.

“Sim, é um lugar surpreendente, iniciando a cultura de startups, com mais o boom da economia acontecendo, é algo que tem que ser feito, pessoas espertas, dinheiro, boas ideias, clima econômico é o que você quer e é o que está acontecendo no Brasil.”

Talita: Tenho recebido diversas perguntas sobre investidores, qual o seu conselho sobre isso?

Ryan Osilla: Well having money to scale is important, hence investors are key to building an effective startup ecosystem but my only advice is before seeking money, you need to reach market fit, build the best product you can, have people using it and then the money will come.

 i’ve found investors are looking to scale a company, not reach market fit. People need to want it and use it regularly if you figure that out then you are ready to find investors, to take the company/idea to the next level. You see investors want to reduce their risk as much as they can and if you are an unproven entreprenuer with a mediore background, they want to see traction before handing you over money.

“Bom, ter dinheiro em escalda é importante, por isso investidores são a chave da construção e efetividade do ecossistema da startup, mas meu único conselho é que antes de procurar por dinheiro, você precisa atingir o mercado, construir o melhor produto que você puder, ter pessoas usando o produto e o dinheiro virá.

Eu tenho encontrado investidores que estão a procura de empresas escaladas, populares, não que estão fora do mercado. As pessoas precisam querer e usar regularmente seu produto, se você descobre/consegue isso, você está pronto para encontrar investidores, levar a empresa/ideia para o próximo nível.

Os investidores querem reduzir os riscos de toda maneira, então se você é um empreendedor, com um média experiência, eles vão querer ver a tração antes de entregar o dinheiro.”

Talita: Qual sua especialidade?

Ryan Osilla: Well i don’t really like the word specialty, because at a startup you need to be able to do many things, wear multiple hats, so to say  but i’m best at product managment and growth,  product management is about deciding what features to build and how to prioritize this work, growth is about taking the website from 1 user to 1 million users, using things like the viral coefficient, seo, force inorganic traffic, buying traffic from adwords, facebook, etc.

“Bem, eu não gosto da palavra especialista, porque em uma startup você precisa poder fazer muitas coisas, vestir muitos chapéus.

Então para dizer o que faço de melhor é Gerenciamento de Produto e Growth. Gerenciamento de produto é sobre decidir o que construir e qual a prioridade desse trabalho, Growth é sobre  colocar o site com 1 milhão de usuários, usando coisas como coeficientes virais, SEO, force inorganic traffic, buying traffic from adwords, facebook, etc.”

Talita: Qual o seu conselho para quem quer começar uma start-up?

Ryan Osilla: hmm good question. I think most of all to be prepared at least in my experience everything you think will work often doesn’t and everything you thought would not work does so, be open to new ideas and spend a lot of time thinking about your choices not to much time or you will waste time but think things thouroughly.

“hmm boa pergunta. Eu acho que mais do que tudo na minha experiência, a ser preparado pelo menos sobre tudo, como que você acha que vai funcionar muitas vezes não e tudo que você pensou que não funcionaria e funciona, estar aberto a novas idéias e gastar muito tempo pensando sobre suas escolhas não muito tempo ou você vai perder tempo.”

Talita: O que você acha sobre o medo que as pessoas tem de compartilhar idéias?

Ryan Osilla: Well for me, i have a belief which some people might not agree with but generally i feel that you have more to gain by trusting in people than by distrusting in people and with a startup you need all the help you can get so often when people try to hide things, it might make sense to some degree but at the end of the day  ideas are plenty when you have an idea, you can be sure 10 other people smarter than you have the same idea, so it’s really about execution and working to make it happen and if you are busy hiding the idea you aren’t working to have it built, to have it in the real world which means you are already behind

“Bom para mim. Eu tenho uma crença que algumas pessoas podem não concordar, mas geralmente eu sinto que você tem mais para ganhar confiando em pessoas que desconfiando nelas.

Com startup você precisa de toda a ajuda que você pode ter, frequentemente quando as pessoas tentam esconder coisas, pode fazer algum sentido até certo grau mas no final das contas temos uma abundância de idéias, você pode ter certeza que 10 outras pessoas mais espertas que tiveram a mesma ideia, isso é sobre execução e trabalho e fazer com que isso aconteça.

Se você está ocupado escondendo a ideia, você não está trabalhando para construir, para ter isso no mundo real, o que significa que você está para trás”.

Talita: Você tem algum conselho em especial para nossos amigos que trabalham duro, mas ainda não conseguiram fazer de sua startup um sucesso?

Ryan Osilla: Well you know, i’m not one to be ashamed to say this, but there is a certain amount of luck involved in creating a successful startup, i’m a big believer in working hard, busting your butt and believe hard work creates your luck but sometimes it just doesn’t happen actually statistically the chances are against you, so if you aren’t prepared to fail, doing a startup may not be the right choice for you.

“Bem você sabe, eu não vou ter vergonha de dizer isso, mas há uma certa dose de sorte envolvida sobre criar uma startup de sucesso, eu acredito muito em trabalho pesado, trabalho duro cria sua sorte as vezes, isso só não está nas estatísticas elas estão contra você, então se você não está preparado para falir, ter uma startup pode não ser uma escolha certa para você.”

Valeu Ryan!! Você será peça principal para nossos leitores e amigos!! Aqueles que ainda têm muitas dúvidas, vou entrevistar Ryan novamente para falar mais especificamente sobre os mecanismos de buscas, SEO, link patrocinado, growth entre outras muitas coisas. Quero que vocês enviem suas dúvidas para mim:

Talita Lombardi

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também