Empreender com pouco dinheiro não é algo fácil! Requer planejamento financeiro, muito estudo, tem que definir o ramo do empreendimento, além de muitas outras burocracias que só quem é da área conhece. Aliás, também não podemos esquecer de mencionar a alta concorrência do setor.
Para se ter uma ideia, o empreendedorismo nacional teve um forte avanço nos últimos anos. Somente em 2021, o Brasil teve 3,9 milhões de registros formalizados de microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas, de acordo com um levantamento do Sebrae.
Mas não pense que somente quem tem um alto budget (orçamento em livre tradução) pode atuar com empreendedorismo. Hoje em dia, mesmo com pouco dinheiro, já dá para começar um pequeno negócio. Obviamente os desafios serão maiores e bem mais difíceis, bem como a concorrência será grande. No entanto, lembre-se, com dedicação e estratégia tudo é possível.
Então se você quer empreender, mas não tem muita grana, continue a ler este artigo para conhecer dicas e começar um negócio do zero.
Leia também: Negócios online: 5 opções para investir em 2023
Como começar a empreender do zero?
Como dito anteriormente, começar um negócio do zero exige planejamento. Ainda mais quando se tem pouca verba, pois nesse caso, o desafio será maior e mais complicado.
Por isso, é importante conhecer as dicas abaixo para que, mesmo com pouco dinheiro, você consiga sair do zero na sua carreira de empreendedor.
Empreender requer controle financeiro
Mesmo que você não possua grandes rendimentos, é importante fazer um controle financeiro. Até porque, quando falamos em abrir uma empresa, temos que entender que existem impostos e outros custos para que ela possa funcionar corretamente.
Por isso, seja qual for o seu montante, abra uma planilha no Excel, ou use o bom e velho papel, e trace todos os seus gastos atuais, os possíveis e os que ainda virão. Faça uma pesquisa completa de materiais, cursos, locações – caso seja empreendimento de rua – e tudo que você precisará para realizar o seu negócio.
Faça uma pesquisa de mercado
Dentro do ramo do empreendedorismo, existem várias áreas como varejo, alimentício, beleza, marketing e muitos outros. Então um ponto importante é pesquisar como está o mercado do segmento que você escolheu.
Mas como fazer isso? Veja se a área que você deseja tem forte tendência de crescimento; os principais negócios do segmento; a comunicação desses empreendimentos; e pesquise por rentabilidades e custos no geral.
Aqui você tem que fazer o famoso “olhar para grama do vizinho”. Só fazendo essa pesquisa de mercado, você já consegue ter uma boa base de informações que podem te ajudar a traçar estratégias que vai diferenciar o seu negócios dos demais.
Leia também: Empreendedorismo feminino: Marília Ponte e Cecilia Ribeiro no W2B Cast
Como empreender com pouco dinheiro?
Agora que você já sabe o que precisa fazer para sair do zero, chegou o momento de conhecer alguns métodos de negócios que não precisam de muito dinheiro para empreender. São eles:
Dropshipping
Para começar, temos um dos negócios mais famosos e com grande potencialidade de crescimento, o droppshipping. Com ele, você pode vender sem ter estoque. Basicamente, você será um intermediador da compra, e quem fará a entrega será o fornecedor do produto.
Resumindo, você, como dono da loja, faz a vitrine, o marketing e vende, e o fornecedor entrega. Aliás, se quiser saber mais sobre essa modalidade de negócio, saiba que já temos um artigo preparado sobre esse método.
Leia aqui: Dropshipping: o que é e quais os benefícios?
Revenda de produtos de beleza
O mercado de beleza é ramo que praticamente sempre cresce. Em virtude disso, uma outra alternativa para começar a empreender é ser revendedor de produtos de beleza.
Hoje em dia, muitas empresas como O Boticário, Avon, Jequiti e Eudora oferecem esse método de negócio para pessoas autônomas. Mas como é esse processo?
É simples! Para revender, você precisará fazer um cadastro na empresa desejada e com isso vai receber os produtos da loja para poder vender.
Entretanto, tem uma questão importante nesse tipo de negócio. Você não fica com 100% do lucro! Ou seja, toda e qualquer venda que fizer, você terá que enviar um pequeno percentual para as empresas como forma de pagamento pelos produtos recebidos.
Empreender com produção de conteúdo digital
Com o grande avanço da internet e das tecnologias de transformação, o meio digital tornou-se um mercado vantajoso para quem quer empreender.
Se você é uma pessoa criativa, existe a opção de trabalhar com produção de conteúdo digital. Você pode ser um redator, um designer, trabalhar com comunicação nas redes sociais, marketing, produzir um podcast e muitas outros tipos de conteúdos.
Entretanto, não pense que por ser algo que ainda está no começo, a concorrência seja baixa. Muito pelo contrário, é preciso ser estrategista e inovador.
Uma dica importante e que vale também para outros segmentos é estudar. Aprenda a mexer em softwares de edição, novas escritas, linguagem digital e comportamento de pessoas na internet. Quanto mais você souber, melhor será para criar conteúdo.
Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups