Dropshipping: o que é e quais os benefícios?

Já ouviu falar em dropshipping? Basicamente é um método de venda em que o dono de uma loja, que não possui estoque, atua como intermediário da compra, fazendo só a parte de vendas e propaganda. O fornecedor, dono da mercadoria, fica responsável por ter o produto e fazer as tratativas de entrega. 

Resumindo, o dono da loja faz a vitrine e vende para o cliente e o fornecedor do produto entrega. 

 

e-commerce | justynafaliszek por Pixabay

 

Cenário favorável para empreender

Sabemos que o e-commerce é uma área que cresce e lucra absurdamente. Somente nos três primeiros meses deste ano, o segmento teve um aumento de 12,5% em relação ao trimestre de 2021. Grande parte desse crescimento foi influenciado principalmente pela pandemia, cenário em que as pessoas passaram a fazer mais compras de forma virtual. 

Com uma área favorável para empreender, fazer dropshipping pode ser uma boa alternativa para quem quer começar com o e-commerce. Por isso, vamos saber um pouco mais dessa prática e quais os benefícios desse modelo de negócio. Confere aí!

 

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Um novo modelo: dropshipping 

Por ser um modelo de negócio que não exige altos investimentos, o dropshipping pode ser uma excelente oportunidade para quem quer começar a empreender, mas ainda não possui experiência com e-commerce. 

Mas o que torna esse modelo uma excelente oportunidade para os iniciantes? A pessoa não precisará ter uma estrutura para armazenar estoque e nem gerenciar os processos de devolução e entrega do pedido. Tudo isso será feito pelo fornecedor do produto.

Ou seja, a única coisa que o lojista precisará se preocupar é no marketing e na venda. No entanto, o vendedor precisa ficar bem atento na escolha do fornecedor, pois é esse que vai fazer a entrega do produto. Um cuidado especial  também com os fornecedores internacionais, haja visto que o prazo de entrega da mercadoria pode ser um pouco maior. 

Como funciona?

Em suma, podemos dizer que o modelo tem um processo circular. Começa com o cliente comprando. A partir disso o lojista entra em contato com o fornecedor nacional ou internacional e faz o pedido do produto. Nisso, o fornecedor faz o envio da compra para o comprador. Veja o exemplo abaixo:

 

dropshipping
Modelo dropshipping | Workstars

 

Vantagens e desvantagens do dropshipping 

Agora que você já sabe como funciona o dropshipping, vamos saber duas vantagens e desvantagens dessa prática? Confere aí:

Vantagens

O dropshipping oferece vários benefícios, mas dois deles são os principais e os que mais atraem empreendedores para a área. São eles:

  • Investimento inicial baixo

Uma das principais vantagens de se fazer dropshipping é o custo baixo de investimento inicial, pois o lojista não precisa ter um espaço físico para estocar produtos. Outro ponto positivo é que o trabalho pode ser feito totalmente de forma online.

Podemos dizer que os únicos gastos iniciais são o pagamento de internet, hospedagem (caso crie um site para a loja) e pagamentos de ads.

 

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  • Variedade de produtos

Se você não sabe qual nicho de mercadorias escolher, fique tranquilo! Com o modelo de dropshipping você pode oferecer vários produtos, pois existem vários fornecedores de diversas categorias e mercadorias.

Você pode diversificar sua oferta de produtos e com isso consegue atender vários perfis. É uma excelente vantagem comparada a uma loja convencional.

 

Desvantagens

Nem tudo é um mar de rosas; como todo modelo de negócios, sempre existem aqueles pontos que não são tão favoráveis para os lojistas. São eles:

  • Mercado Saturado

O mercado de dropshipping é bastante competitivo e saturado. Se diferenciar dos demais pode ser um desafio para quem está começando no e-commerce.

 

  • Taxas alfandegárias

Uma das burocracias que os lojistas mais temem é quando o produto de um cliente é parado na alfândega, pois nesse caso a mercadoria será tributada e só será liberada após o pagamento, o que pode acarretar em maiores custos para o consumidor final.

Se isso acontecer, o comerciante pode fazer o cliente pagar pela liberação, ou pode cobrir o custo, melhorando assim sua reputação entre os compradores.

 

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