SEO para sites | Arte por Moacir Alves

SEO: confira dicas para novos sites

O início de um projeto ou de um negócio pode ser impulsionado a partir de um site na rede. A princípio, esse mecanismo pode trazer um grande alcance à marca, desde que ele seja bem otimizado. De acordo com um relatório da Semrush, atrair mais tráfego é uma meta prioritária entre os profissionais de marketing, com cerca de 71% esperando atrair mais consumidores para seus sites. Vamos entender melhor?

 

O que é SEO? 

 

SEO para sites | Crédito: NisonCo PR and SEO
SEO para sites | Crédito: NisonCo PR and SEO

 

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de estratégias e técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico em buscadores como o Google ao gerar tráfego e autoridade digital.

O SEO é uma das principais estratégias dentro do marketing digital, tornando-se ainda mais relevante para sites novos, que não possuem um público consolidado. Então, confira algumas dicas que vão ajudar você nesta jornada. 

 

Dicas de SEO para novos sites: 

 

Escolha um nome de domínio breve e claro

O nome do seu site, é um dos aspectos mais importantes para a atração de tráfego. Na hora de registrar um domínio, escolha um nome alinhado com o que a sua empresa, negócio ou projeto oferece, pois ele precisa indicar como os seus produtos ou serviços podem ajudar o público.

Além de ajudar na experiência de usuário, um nome de domínio ainda impulsiona o SEO. Os rastreadores de mecanismos de pesquisa analisam o nome do domínio para discernir sobre o que uma página da Web trata.

Sendo assim, você pode tanto usar o nome da sua marca, o que ajuda no branding do seu negócio, como usar uma palavra-chave forte em seu segmento.

 

Tenha um esboço da estrutura do seu site

 

Tenha um esboço da estrutura do seu site | Crédito: Hal Gatewood
Tenha um esboço da estrutura do seu site | Crédito: Hal Gatewood

 

Esse esboço ajuda a prever quais as páginas que precisarão ser criadas, como página de Contato, Sobre a empresa, Equipe, Produtos, entre outras.

Possuir uma boa arquitetura do site é bem importante, pois facilita a navegação dos usuários e ajuda os robôs dos mecanismos de busca a identificarem o assunto de cada página e, assim, classificá-las corretamente nos resultados de busca.

Além disso, criar esse esboço auxilia no planejamento da criação de conteúdo das suas páginas com muito mais organização, otimizando o tempo e reduzindo o retrabalho.

 

Tenha o conteúdo planejado com antecedência 

Antes que seu site esteja no ar, certifique-se de possuir conteúdo preparado para sua estreia. Os textos das páginas como “Sobre a empresa” ou “Contato”, por exemplo, possuem conteúdos mais permanentes e que não sofrem alterações frequentes. Sendo assim, é uma boa ideia deixá-las prontas antes do lançamento do site.

Além disso, uma outra boa dica é criar um calendário editorial. Para blogs, principalmente, possuir uma estrutura de conteúdo constante é fundamental para manter um ativo ativo na sua rede.

 

Use um design responsivo

 

Use um design responsivo | Crédito: Amélie Mourichon
Use um design responsivo | Crédito: Amélie Mourichon

 

Para o Google, por exemplo,  é importante que qualquer usuário possa acessar um site. Isso vale independentemente da pessoa estar usando um dispositivo mobile ou desktop.

Portanto, sites com designs responsivos, ou seja, que funcionam com qualquer tamanho de tela, recebem um rankeamento melhor. Então, por esse motivo, vale a pena investir nesse tipo de design na criação do site da sua marca.

 

Use palavras-chave específicas e otimize as URLs

Cada página do seu site deve conter uma palavra-chave. Contudo, essas palavras não devem ser termos muito gerais. Como por exemplo, se você possui um designer e deseja divulgar seu trabalho, seja específico. Então, não coloque só designer, mas “Designer Musical”. 

Já a URL de uma página é relevante para a sua otimização. URLs ilegíveis, repletas de letras, números ou símbolos, não ajudam o site com o Google. Sendo assim, dê preferência a URLs descomplicadas. Essas são URLs simples, que incluem a palavra-chave da página em questão, sendo legíveis e curtas.

 

Contrate uma agência de marketing digital

Por fim, se você deseja investir na qualidade do seu site, invista em quem trabalha com isso dia a dia. Uma empresa especializada em marketing digital seria o ideal para o seu negócio ou projeto. 

A Semrush, por exemplo, possui ferramentas que permitem às empresas otimizarem sua presença online através de Auditoria de Site, SEO, Link Building, Análise Competitiva, Marketing de Conteúdo, Social Media. Tudo isso em uma única plataforma.

Fica a dica! 

 

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