Trabalhar no exterior | Arte por Moacir Alves

Trabalhar no exterior: como funciona e dicas

Trabalhar no exterior pode ser o sonho de muita gente, não apenas pela grande experiência, mas toda uma carga de novas oportunidades ao redor do mundo que se abrem.

Atualmente, até mesmo por todo o reajuste que a pandemia nos submeteu, existe a possibilidade de trabalhar em qualquer empresa no mundo, sem sair de casa. Contudo, para quem deseja vivenciar de fato a cultura de outro país, o trabalho remoto pode não ser o suficiente.

Existem alguns pontos necessários para começar uma carreira profissional no exterior. Entre elas a necessidade, por exemplo, de se obter um visto ou uma permissão de trabalho. Vamos entender melhor?

 

Trabalhar no exterior | Crédito: Avi Richards
Trabalhar no exterior | Crédito: Avi Richards

 

Como trabalhar no exterior? 

A princípio, existem diversos caminhos para conseguir uma oportunidade de trabalho no exterior. Diversos países, por falta de profissionais especializados, buscam perfis em outros países. Sendo assim, não é difícil encontrar brasileiros que já trabalham remotamente para empresas internacionais justamente por essa demanda.  Porém, existem regras e documentos necessários, estar em um país de forma ilegal não é a melhor opção.

Uma das principais opções é já ser residente dentro do país. Possuir uma residência no país de destino ou ter pessoas próximas que possam te acolher enquanto você procura uma oportunidade, sem dúvidas, ajuda bastante. Além de você conseguir fazer as entrevistas pessoalmente, você já estará vivendo a cultura e dia a dia dentro do país.

Outra opção de forma remota é na modalidade freelancer. Essa oportunidade pode ser o pontapé inicial rumo a uma carreira fora do país. Atualmente, existem sites especializados em unir os profissionais freelancers com clientes de todo o mundo. Uma boa dica é estar à disposição ainda no Brasil, para conquistar uma boa reputação com empresas de fora.

Além disso, outro grande passo que pode te ajudar a chegar no exterior é já estar trabalhando dentro de uma multinacional. Em seleções internas pode rolar uma vaga fora do Brasil, e mantenha avisado aos superiores sua vontade de se aventurar no exterior.

 

Como trabalhar fora do Brasil legalmente?

 

Como trabalhar fora do Brasil legalmente? | Crédito: Amanda Bartel
Como trabalhar fora do Brasil legalmente? | Crédito: Amanda Bartel

 

Visto de trabalho 

Trabalhar legalmente fora do Brasil depende de alguns requisitos básicos. O primeiro deles é, sem dúvida, a necessidade de um visto de trabalho. O visto de trabalho concede o acesso ao país para que você possa trabalhar legalmente dentro de todo o seu território.

Cada país possui a sua especificidade. Então, ao escolher qual destino você gostaria de trabalhar, busque entender como funciona o processo para solicitação do documento em sites oficiais dos governos.

Validação de diploma

Durante a contratação, as empresas podem solicitar a apresentação de diplomas e certificados, para verificar se a formação (grade curricular e outros requisitos) são válidos no país. Lembrando que a validação do diploma é um dos principais documentos que você vai precisar possuir ao buscar um emprego no exterior.

Contudo, cada país possui sua regra sobre a validação e, dependendo do idioma, vai precisar de tradução juramentada tanto do diploma quanto dos resultados finais do curso completado. Os documentos originais também deverão estar sempre com você durante todo processo.

Monte seu currículo para inglês

A criação de um currículo em inglês é de extrema importância para o processo de candidatura para trabalhar fora do Brasil. Confira, os principais pontos que devem estar no seu currículo:

  • Sumário
  • Diploma
  • Cargo\posição
  • Trabalho voluntariado (se houver)
  • Resumo da carreira
  • Cover letter

 

Nossos parceiros da GLED, fizeram um artigo completo de como montar um currículo em inglês, confira aqui.

 

Teste de proficiência

Alguns países e empresas podem solicitar também o teste de proficiência, por ser uma forma de comprovar o grau de fluência. Nesses testes, são avaliados a capacidade de se comunicar tanto por fala, audição, leitura e escrita.

 

Dicas para quem quer trabalhar no exterior:

 

Trabalho no exterior | Crédito: LYCS Architecture
Trabalho no exterior | Crédito: LYCS Architecture

 

Mantenha seu LinkedIn atualizado: Um dos meios de pesquisa para encontrar vagas é o LinkedIn, maior site para profissionais do mundo todo. Ter um perfil atualizado, por exemplo, vai ajudar a chamar a atenção de alguma empresa.

Crie um network: Possuir um network em outro país é muito importante. Além de se tornar sua, também, rede de apoio, muitas vezes as pessoas que você menos espera podem te ajudar a conseguir uma entrevista naquela empresa em que você sempre sonhou em trabalhar.

Aprenda como os locais encontram trabalho: Diferentes culturas possuem diferentes formas de procurar emprego. E, alguns casos o estilo é mais formal, já em outros pode ser mais extrovertido e descomplicado. Pesquise como os locais acham seus empregos e descubra se você conseguirá fazer alguma coisa sozinho ( longe de casa) ou se você terá que passar por uma agência de recrutamento.

Aprenda sobre a cultura local para além da língua: Entender as questões culturais e saber como agir adequadamente em situações do dia a dia é bem importante. Entender os aspectos culturais e boas maneiras podem te ajudar no processo de networking.

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também