CaptureDOC: Quem precisa de muita organização, vai gostar de conhecer essa startup. A plataforma se propõe a ajudar na organização, distribuição e consulta de informações de forma rápida e prática, conferindo mais produtividade e economia às empresas.
O Alex Bordalo, CIO da empresa e profissional do mercado de tecnologia e gestão há mais de 18 anos é quem responde as perguntas.
Conta um pouco sobre o CaptureDOC
A CaptureDOC é uma plataforma inteligente e descentralizada de gestão documental para digitalização de documentos e captura inteligente.
Com isso, permite organizar, distribuir e consultar informações de forma rápida e fácil, atribuindo vantagem competitiva e economia aos negócios.
Diversas empresas investem muitos recursos, como tempo, profissionais e maquinário, em gestão da informação, pois identificam que a chave da competitividade e produtividade do negócio reside no controle da informação e do conhecimento.
Porém, o investimento tem baixo retorno. O tempo e atenção que funcionários desperdiçam com gestão documental – manuseio, impressão e digitalização de documentos, levantamento de dados e localização de arquivos digitais – pode levar ao comprometimento do controle de qualidade da informação.
Assim, a CaptureDOC identificou uma oportunidade de mercado e constatou que diversas empresas careciam de uma solução para este problema.
A partir desse ponto, investiu em pesquisa e desenvolvimento em um serviço de digitalização de documentos e captura inteligente de dados.
Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel?
A CaptureDOC nasceu através de um programa de incentivos gerido pela Microsoft Portugal, chamado Microsoft BizSpark.
A iniciativa fornece acesso gratuito às tecnologias da Microsoft, doação de software, treinamento e suporte técnico, além de visibilidade nos mercados nacional e internacional.
Outro benefício é a participação em um ecossistema de parceiros, o que possibilita troca de experiências, parcerias e inovação constante.
Após a definição técnica e disruptiva da solução, foi a hora de testar o produto em um programa de aceleração.
Com objetivo de atuação no mercado brasileiro, escolhemos o programa Startup NAVE, da universidade brasileira Estácio de Sá localizada no Rio do Janeiro.
A escolha foi baseada na abordagem única oferecida pelo programa, que se desenvolvia em um ambiente inovador, unindo o espírito acadêmico com o ambiente empresarial.
Após um ciclo de quatro meses, com capacitação, validações reais, networking e mentorias com alguns dos principais empreendedores e especialistas do mercado, foi possível escalar e consolidar nosso projeto de gestão de documentos CaptureDOC.
Qual é seu modelo de negócios?
O nosso core é vender pacotes por páginas digitalizadas e serviços de integração.
Se necessário, também atuamos com alocação de mão de obra especializada no manuseio do papel e operação do sistema e aluguel de scanners.
Por que decidiu empreender?
Gosto de criar coisas e pô-las à prova. Quero sonhar o meu sonho.
Jamais me imaginei sendo um burocrata, um funcionário público. Só a ideia de passar o dia “carimbando papéis” já me causa urticária.
Links Úteis:
Página do Facebook: https://www.facebook.com/capturedoc.platform
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/capturedoc
*Negócios em Alta é um quadro aqui do WorkStars onde divulgamos gratuitamente diversas empresas, sejam elas startups, e-commercers, produtos físicos e muito mais!
Participe agora mesmo do Negócios em Alta.
Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então, siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups
Equipe NR-7 Comunicação Assessoria para Startups