Se você quer entrar no universo dos podcasts, o primeiro passo é estar nas plataformas certas. E uma delas é o Anchor, um dos mais mais populares agregadores de podcasts que há no mercado. Mas se você não conhece a plataforma e se pergunta como usar o Anchor, neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas.
Então, confira aqui mais detalhes sobre o Anchor, como criar seu perfil e também como criar e promover podcasts com esta ferramenta.
LEIA MAIS: Como usar o Chat GPT para escolher um nome para o seu podcast
Afinal, o que é o Anchor?
O Anchor é uma plataforma gratuita de hospedagem de podcasts. Fundada em 2015 , o Anchor foi adquirido pelo Spotify, em 2019.
Hoje, a ferramenta leva o nome de Spotify for Podcasters e, além de manter as mesmas funcionalidades, ganhou upgrade para a veiculação de podcasts em vídeo – os famosos videocasts.
O objetivo da plataforma é tornar tanto a criação quanto a distribuição de podcasts o mais fácil possível. Afinal, dessa formas mais pessoas podem começar a criar podcasts.
Então, agora que você já sabe o que é o Anchor, veja o que é preciso fazer para criar a sua conta por lá.
Como criar uma conta no Anchor?
Para criar uma conta no Anchor é preciso acessar o site da plataforma, que é o Spotify for Podcasters, e clicar no botão “Inscrever-se”, que fica no canto superior direito.
Feito isso, na tela que será aberta, é preciso escolher o cenário que melhor se aplica ao seu caso:
- quero começar um podcast; ou
- tenho um podcast
Na primeira opção, você precisará fazer um cadastrado com nome, email, senha e data de nascimento. Já na segunda opção, é importante indicar em qual plataforma o seu podcast está hospedado.
Feito isso, é necessário seguir as orientações e preencher os dados solicitados de acordo com cada opção para criar o seu perfil no Anchor.
Após criar sua conta, você será levado para o painel do Anchor, onde pode começar a criar seu podcast. Então, veja a seguir como criar um podcast usando o Anchor.
LEIA MAIS: Como apresentar um videocast ou podcast?
Passo a passo para criar um podcast no Anchor
Para criar um podcast no Anchor, primeiramente é preciso estar logado na plataforma com seu perfil criador. Após isso, é necessário seguir as etapas abaixo:
- Clique no botão “Criar”, no canto superior direito do painel do Anchor;
- Selecione a opção “Novo podcast”;
- Dê um nome ao seu podcast e selecione uma categoria;
- Carregue uma imagem de capa para o seu podcast;
- Adicione uma descrição ao seu podcast.
É importante também que você personalize a URL do seu podcast. Para isso, basta clicar em “Configurações” e, em seguida, na opção “Atualizar informações”.
Após acessar a página de atualizações, basta rolar até embaixo e alterar a seção “Sua URL Personalizada”
Agora, com o perfil do seu podcast criado no Anchor, é hora de gravar e publicar seu episódio.
Como gravar e publicar um episódio
Para gravar e publicar um episódio no Anchor, é preciso também estar logado na plataforma e já ter criado o seu perfil. Assim, dessa forma será habilitado o botão “Novo episódio”, no canto superior direito do painel do Anchor.
Ao clicar no botão “Novo episódio”, você terá duas opções, que são: criar um episódio ou fazer upload rápido.
Na primeira opção, você poderá utilizar os próprios recursos do Anchor para realizar a gravação de áudio e também para editar o conteúdo, incluindo trilha sonora.
Já na segunda opção, basta subir um arquivo de áudio finalizado com seu podcast direto na plataforma.
Assim que você finalizar essa etapa, é importante:
- nomear o episódio do podcast;
- incluir uma descrição;
- incluir uma imagem de capa para o episódio.
Além disso, agora que é Anchor é Spotify for Podcasters é possível ainda incluir uma pergunta, que fica em destaque no Spotify e que pode ser respondida pelos ouvintes.
Como divulgar seu podcast
Agora que você criou e publicou seu podcast, é hora de começar a divulgar. Essa é uma etapa essencial, afinal é desta forma que seu conteúdo será ouvido.
Algumas formas de fazer isso é através do compartilhamento do seu podcast nas redes sociais. Além disso, também há os cortes, caso você esteja criando um videocast.
Outra forma de conseguir audiência é divulgando para seus amigos ou familiares. Agora, caso seja um projeto para uma empresa ou marca, é possível divulgar para a base de clientes através de e-mail marketing, newsletter ou mesmo através de impulsionamento de post.
Gostou dessas dicas? Então, aproveite para tirar a sua ideia de podcast do papel hoje mesmo. E se precisar de ajuda profissional, conte com o WorkStars Estúdio.
Quer saber mais sobre produção de conteúdo?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | YouTube | B2B para Startups