Você sabia que o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo? Ainda segundo um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE, o formato preferido dos ouvintes é o de entrevistas!
E na área da saúde, muitas empresas estão apostando no podcast como um canal de comunicação com clínicas, hospitais e profissionais da saúde.
Você sabe como criar conteúdos para área da saúde? Você pode fazer entrevistas, debates, reproduzir textos em áudio e até criar audiolivros como material didático.
Podcasts e videocasts para área médica
Produzir um podcast de qualidade e divulgá-lo de forma interessante para seus pacientes e a sociedade em geral pode gerar um grande engajamento e visibilidade.
Além disso, os podcasts ajudam a construir a autoridade do profissional em sua especialidade.
Na WorkStars, nós temos cases de sucesso de videocasts e podcasts para a área médica, como o da MedSystems, empresa que faz a curadoria, importação e comercialização de tecnologias importantes para o mercado dermatológico.
Nesse caso, o videocast deles é o Papo de Pele!
Eles estão lançando episódios a cada 20 dias com temas bem atuais, levando a expertise de cada dermato para o YouTube.
O Papo de Pele já está indo para o 7º episódio, e é um ótimo exemplo de como aproximar seus clientes e parceiros. Eles trazem como entrevistados médicos que além de especialistas, utilizam as tecnologias da MedSystems em seus consultórios.
Vídeos verticais para área médica
Mas não são só podcasts e videocasts que servem como conteúdo para a área médica. Outra forma muito eficaz de fazer esses conteúdos é responder às dúvidas dos pacientes. Isso proporciona uma interação valiosa com o seu público e permite que você forneça informações relevantes.
Para identificar as dúvidas mais comuns e frequentes, vale a pena analisar as conversas com os pacientes, os comentários em suas publicações nas redes sociais e até mesmo abrir uma caixa de perguntas no Instagram.
Dessa forma, você poderá conhecer as principais preocupações das pessoas e criar conteúdo direcionado para atender às suas necessidades.
Um ótimo exemplo é o Dr. Bruno Canizares, que grava e edita seus vídeos verticais conosco da WorkStars. Ele é ortopedista e ao responder dúvidas, Bruno tem a oportunidade maravilhosa de educar o público e demonstrar sua expertise na área médica.
Ao fornecer informações claras e precisas, você estará ajudando as pessoas a entender melhor sua saúde e a tomar decisões informadas.
Isso fortalece a confiança e o relacionamento entre médico e paciente.
Essa abordagem desperta a curiosidade e a necessidade de esclarecimento por parte do público.
Além disso, é importante que esses vídeos explicativos não sejam longos e contem com termos mais abrangentes, que pessoas de fora da área da saúde consigam entender, para alcançar diferentes segmentos de público de maneira mais envolvente.
Vídeos curtos e explicativos para área médica
Outra ideia é apostar em vídeos explicativos sobre diferentes assuntos. A Tribe Team é uma empresa que reúne psicólogos do esporte, e recentemente lançaram o videocast Tribe Cast.
Além disso, eles também iniciaram um projeto mais amador – mas tão envolvente quanto.
Cada um dos psicólogos da empresa grava vídeos curtos dos mais variados assuntos dentro da psicologia do esporte. Disseminação de informação, temos por aqui!
E o melhor? Vídeos fáceis de serem produzidos: tem gente que posta de casa, da praia, da piscina…
Esses conteúdos aproximam ainda mais os seguidores e pacientes, mas também cria uma conexão rica com essas pessoas.
Cursos para área médica
A Biologix é uma empresa que cuida da saúde do sono, e desenvolveu uma tecnologia para fazer o Exame do Sono Biologix, feito apenas com um aplicativo, um celular e um sensor compacto e sem fios.
Eles vieram atrás da expertise de um estúdio de gravações para realizarem um curso para os profissionais que utilizam o equipamento e a plataforma criada.
Por mais que o conteúdo não seja direcionado aos pacientes, podemos ver a importância de gerar conteúdo de qualidade para seus afiliados ou parceiros.
Recentemente, eles produziram um vídeo institucional para a empresa com a WorkStars, agregando ainda mais conteúdo na startup de saúde.
Para ficar atento:
É muito importante que o marketing de conteúdo para médicos esteja em conformidade com o Código de Ética do Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Manual de Publicidade Médica. Esses documentos estabelecem diretrizes específicas para a divulgação de serviços médicos e visam garantir uma conduta ética e responsável dos profissionais no ambiente digital.
O CFM enfatiza a importância da privacidade e confidencialidade dos pacientes. Portanto, é fundamental respeitar esses princípios ao utilizar casos clínicos ou qualquer informação que possa identificar um paciente específico.
Lembre-se de que o objetivo principal do marketing de conteúdo na área médica é educar e informar, ao mesmo tempo em que se mantém dentro dos limites éticos estabelecidos.
Então, ao criar conteúdo, tenha em mente o seu público-alvo e as necessidades de informação deles, sempre priorizando a ética e a responsabilidade.
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