Como criar conteúdo para área da saúde?

Como criar conteúdo para área da saúde? Conheça os formatos

Você sabia que o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo? Ainda segundo um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE, o formato preferido dos ouvintes é o de entrevistas! 

E na área da saúde, muitas empresas estão apostando no podcast como um canal de comunicação com clínicas, hospitais e profissionais da saúde.

Você sabe como criar conteúdos para área da saúde? Você pode fazer entrevistas, debates, reproduzir textos em áudio e até criar audiolivros como material didático.

 

Podcasts e videocasts para área médica

Produzir um podcast de qualidade e divulgá-lo de forma interessante para seus pacientes e a sociedade em geral pode gerar um grande engajamento e visibilidade.

Além disso, os podcasts ajudam a construir a autoridade do profissional em sua especialidade.

Na WorkStars, nós temos cases de sucesso de videocasts e podcasts para a área médica, como o da MedSystems, empresa que faz a curadoria, importação e comercialização de tecnologias importantes para o mercado dermatológico.

Nesse caso, o videocast deles é o Papo de Pele!

Eles estão lançando episódios a cada 20 dias com temas bem atuais, levando a expertise de cada dermato para o YouTube.

O Papo de Pele já está indo para o 7º episódio, e é um ótimo exemplo de como aproximar seus clientes e parceiros. Eles trazem como entrevistados médicos que além de especialistas, utilizam as tecnologias da MedSystems em seus consultórios. 

 

Vídeos verticais para área médica

Mas não são só podcasts e videocasts que servem como conteúdo para a área médica. Outra forma muito eficaz de fazer esses conteúdos é responder às dúvidas dos pacientes. Isso proporciona uma interação valiosa com o seu público e permite que você forneça informações relevantes. 

Para identificar as dúvidas mais comuns e frequentes, vale a pena analisar as conversas com os pacientes, os comentários em suas publicações nas redes sociais e até mesmo abrir uma caixa de perguntas no Instagram.

Dessa forma, você poderá conhecer as principais preocupações das pessoas e criar conteúdo direcionado para atender às suas necessidades.

Um ótimo exemplo é o Dr. Bruno Canizares, que grava e edita seus vídeos verticais conosco da WorkStars. Ele é ortopedista e ao responder dúvidas, Bruno tem a oportunidade maravilhosa de educar o público e demonstrar sua expertise na área médica. 

 

Vídeos verticais para a área médica - Imagem: Reprodução
Vídeos verticais para a área médica – Imagem: Reprodução

 

Ao fornecer informações claras e precisas, você estará ajudando as pessoas a entender melhor sua saúde e a tomar decisões informadas.

Isso fortalece a confiança e o relacionamento entre médico e paciente.

Essa abordagem desperta a curiosidade e a necessidade de esclarecimento por parte do público.

Além disso, é importante que esses vídeos explicativos não sejam longos e contem com termos mais abrangentes, que pessoas de fora da área da saúde consigam entender, para alcançar diferentes segmentos de público de maneira mais envolvente.

 

Dr. Bruno responde dúvidas dos seguidores - Imagem: Reprodução
Dr. Bruno responde dúvidas dos seguidores – Imagem: Reprodução

 

Vídeos curtos e explicativos para área médica

Outra ideia é apostar em vídeos explicativos sobre diferentes assuntos. A Tribe Team é uma empresa que reúne psicólogos do esporte, e recentemente lançaram o  videocast Tribe Cast. 

 

 

Além disso, eles também iniciaram um projeto mais amador – mas tão envolvente quanto.

Cada um dos psicólogos da empresa grava vídeos curtos dos mais variados assuntos dentro da psicologia do esporte. Disseminação de informação, temos por aqui!

E o melhor? Vídeos fáceis de serem produzidos: tem gente que posta de casa, da praia, da piscina…

 

Vídeos curtos do Tribe Team - Imagem: Reprodução
Vídeos curtos do Tribe Team – Imagem: Reprodução

 

Esses conteúdos aproximam ainda mais os seguidores e pacientes, mas também cria uma conexão rica com essas pessoas.

 

Cursos para área médica

A Biologix é uma empresa que cuida da saúde do sono, e desenvolveu uma tecnologia para fazer o Exame do Sono Biologix, feito apenas com um aplicativo, um celular e um sensor compacto e sem fios. 

Eles vieram atrás da expertise de um estúdio de gravações para realizarem um curso para os profissionais que utilizam o equipamento e a plataforma criada. 

Por mais que o conteúdo não seja direcionado aos pacientes, podemos ver a importância de gerar conteúdo de qualidade para seus afiliados ou parceiros.

Recentemente, eles produziram um vídeo institucional para a empresa com a WorkStars, agregando ainda mais conteúdo na startup de saúde.

 

Vídeo institucional Biologix - Imagem: Reprodução
Vídeo institucional Biologix – Imagem: Reprodução

 

Para ficar atento:

É muito importante que o marketing de conteúdo para médicos esteja em conformidade com o Código de Ética do Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Manual de Publicidade Médica. Esses documentos estabelecem diretrizes específicas para a divulgação de serviços médicos e visam garantir uma conduta ética e responsável dos profissionais no ambiente digital.

O CFM enfatiza a importância da privacidade e confidencialidade dos pacientes. Portanto, é fundamental respeitar esses princípios ao utilizar casos clínicos ou qualquer informação que possa identificar um paciente específico.

Lembre-se de que o objetivo principal do marketing de conteúdo na área médica é educar e informar, ao mesmo tempo em que se mantém dentro dos limites éticos estabelecidos. 

Então, ao criar conteúdo, tenha em mente o seu público-alvo e as necessidades de informação deles, sempre priorizando a ética e a responsabilidade.

 

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