Vantagens de fazer um podcast só em áudio

Vantagens de fazer um podcast só em áudio

Vantagens de fazer um podcast só em áudio é o tema que resolvi escrever hoje para vocês com base na nossa experiência em produção de conteúdo de uma forma geral.

Muitos que estão começando, não sabem que existe uma legião de pessoas no mundo que não fazem questão de vídeos, pois ouvem seus conteúdos preferidos em momentos que estão dirigindo, lavando louça, entre outras tarefas da rotina.

Então, principalmente se é o seu começo, posso te dizer com certeza que temos diversas vantagens de fazer um podcast só em áudio, desde custo mesmo até controle de conteúdo em si, mas vamos por partes.

 

Podcast em áudio é mais barato

Quando você pensa em começar um podcast, comprar um microfone bom é mais fácil do que comprar todo o material a mais de um videocast, como câmeras, iluminação, etc.

Então, você pode gravar de casa com seus amigos ou companheiros de trabalho que irão apresentar com você, e você manterá uma qualidade.

Uma outra dica para quem não quer gastar tanto, é gravar com esse microfone mais profissional e no microfone do celular, assim, na hora da edição, o editor (ou você mesmo) poderá escolher qual das duas gravações está mais limpa.

Se a estrutura for uma empresa, vale a pena pensar em alugar um estúdio para podcast com a captação mais profissional, assim, você não precisará se preocupar com nada, além do conteúdo.

Nada de gravar no mic do computador eim! Fica um som de banheiro horrível.

Está curtindo as dicas de vantagens de fazer um podcast só em áudio? Então, vamos ao próximo tópico!

 

Controle maior do conteúdo gravado

Diferente de gravações de videocast, no podcast você pode ler o texto de abertura, por exemplo dos episódios. Se for então um podcast de história, você poderá ler todo o roteiro.

Claro, que ter um apoio para aberturas em vídeo é ok! Mas fica muito feio se você não estiver olhando para a câmera. Já no áudio, nossa, falo isso com um sorriso no rosto, você não precisa se preocupar nem com sua aparência.

O feedback do meu time é que falo até mais devagar quando estou só gravando podcast. Estou fazendo esse experimento, a cada 15 dias saí um videocast e a cada semana, a versão em podcast.

Até porque, as edições que fazemos mostra claramente como cada público consome esses conteúdos.

Pensando em Conteúdo em áudio
Pensando em Conteúdo em áudio

 

Veja nossa playlist: Pensando em Conteúdo no Spotify.

Mas calma, não é porque você pode ler que se você tiver outras pessoas na gravação que eles irão seguir um roteiro também. Isso só serve mais para a abertura ou para gravações da pessoa sozinha.

Quando gravamos podcasts com convidados, tudo pode mudar muito rápido, desde o tema ficar chato e repetitivo até faltar assunto na mesa. Por isso, sugiro você escrever um roteiro de gravação para não deixar de ter sempre assunto.

 

Nem todo mundo está preparado para as câmeras no começo

É um pouco óbvio que câmera assusta muita gente. Até pessoas que tem mais experiência, possuem aquele momento de frio na barriga, mesmo que pequeno, porém, para quem nunca gravou a pressão é completamente diferente.

Já trabalho incluindo pessoas que nunca gravaram antes à gravarem. E é sempre a mesma coisa: demora até que esse personagem surja e seja o apresentador(a) perfeito(a).

Então, quando se grava áudio, você vai absorvendo alguns comportamentos que serão muito válidos na hora de sair do podcast para o videocast, como:

  • Se acostumar (um pouco) com sua própria voz;
  • A direcionar o bate papo para que ele seja relevante;
  • Disciplina de gravação, a periodicidade;
  • Aprender sempre a preparar seu próprio roteiro;
  • Planejar a divulgação do conteúdo.

 

Então, quando você já tem algum tempo com esses elementos bem seguros em você, o que pode ser três meses ou um ano, acho que é legal pensar sim em como levar esse conteúdo para vídeo.

 

Como divulgar meu podcast que é só em áudio?

Existem algumas formas de fazer essa divulgação, mas as redes sociais dos convidados e as suas são as que irão começar engajar com o seu podcast.

No dia da gravação, vocês podem tirar fotos de cada um, se você tiver um perfil mais sério tira uma foto séria, mais humorado, uma foto engraçada e pega cortes de áudio e faz montagens em vídeo mesmo para o Reels, Shorts, TikTok.

A criatividade nesse momento é bem importante para conseguir captar os melhores insights do episódio e deixar as pessoas curiosas sobre o assunto abordado.

O Tribe Cast, do pessoal da Tribe Team, é uma produção aqui do WorkStars e fizemos esse material de divulgação com um trecho que achamos relevante para compartilhar (subi no Youtube não listado, pois o Reels não indexa aqui no portal).

Vejam:

 

O vídeo original no perfil do Henrique deu mais de mil views: https://www.instagram.com/p/CswISt-Okqq/

Siga outros podcasts e veja quais as formas de divulgação que eles fazem, assim você pode ver como encaixar a sua divulgação com essa inspiração.

Coisas que sempre vejo:

  • Post da capa do episódio no feed do Instagram e das outras redes sociais;
  • Post de fotos dos convidados;
  • Making of de gravação (quando ela é presencial);
  • Cortes com alguma animação;
  • Pedir ao convidado que grave um vídeo em casa/escritório chamando para assistir o conteúdo (se ficar ruim, não postar).

 

Vantagens de fazer um podcast só em áudio

Para fechar, então vamos finalizar nosso checklist de vantagens de fazer um podcast em áudio:

  • Custo mais baixo do que o de videocast;
  • Controle maior no roteiro ou começo do programa, relacionado ao conteúdo;
  • Aprender a trabalhar como gerador(a) de conteúdo (rotinas etc);
  • Iniciar as divulgações do seu nome e claro, do seu podcast!

 

Parece pouco, mas aprender é um processo natural das coisas. Invista de forma estratégica seu tempo e dinheiro ou contrate o WorkStars Estúdio para fazer essa jornada junto com você.

Mas não deixe de começar o seu podcast só em áudio agora mesmo!

 

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