Planejamento de conteúdo

Planejamento de Conteúdo para empresas grandes

Resolvi escrever um texto hoje sobre Planejamento de Conteúdo para empresas grandes, pois recentemente, somos responsáveis por gerenciar o canal do Youtube de uma multinacional, além de tudo que fazemos por aqui.

Com isso, irei trazer para vocês insights bem legais da construção em conjunto de conteúdo sendo ele com empresas que são mantenedoras do WorkStars ou mesmo, aquelas que são clientes da nossa produtora de vídeo.

Quando se fala em uma grande empresa, ou até média, a expectativa do consumidor, usuário ou mesmo simpatizante da marca é que toda a rede social seja planejada e executada com clareza, mas que nunca deixem de aproveitar os memes que a internet fabrica.

O bom planejamento começa com alguns tipos de conteúdo, mas que para mim, gira em torno do que é nosso: o site. Então vamos lá:

  • Usamos a SEMRUSH para descobrir as palavras-chave que tem potencial de emplacarmos em primeiro lugar no Google, algum texto em nosso portal (ou do cliente) e criamos uma agenda só de matérias;
  • Depois disso, usamos o Google Analytics para definir quais são os textos mais acessados e assim, criamos a agenda do Youtube (textos com vídeos estão ganhando mais força com relação ao SEO);
  • Os vídeos na vertical, são planejados de duas formas: Cortes dos vídeos gerados para o Youtube e claro, gravação separada de algumas trens legais, principalmente aos finais de semana.

 

Planejamento de Conteúdo com parceiros

A criação de conteúdo, demanda hoje em dia parceiros para contar um pouco sobre a sua marca: alguns chamam de influenciadores digitais, mas gosto de falar sobre os perfis que geram conteúdo de nicho (foco no público alvo) tanto nas redes sociais quanto em seus sites.

Digo isso pois cada perfil que você trás como embaixador da sua empresa tem uma especialidade ou formatos de conteúdos diferentes, então fiquem atentos aqui:

  • Youtubers: analisem com o vidIQ se a pontuação do SEO deles é boa, assim, esse vídeo nunca morrerá e irá fazer impacto mesmo quando não impulsionado;
  • Instagrammers: aqui, acredito que o nicho é o que mais importa, não deixem de solicitar ao embaixador que sempre use sua marca como colaboradora daquele conteúdo postado;
  • Portais: as marcas que são mantenedoras desse tipo de gerador de conteúdo, tem a oportunidade de ter links para seu site, matérias postadas onde poderá ser usado principalmente no Linkedin, etc.

 

Aqui no WorkStars fazemos esse combo no Youtube, Instagram, site e Linkedin! Olha só como são nossas entregas bimestrais (mas podem ser mensais):

Entregas WorkStars para Mantenedores
Entregas WorkStars para Mantenedores – Planejamento de conteúdo

 

O melhor de tudo é que a sua empresa poderá usar o conteúdo tanto para compartilhar como para impulsioná-lo e atrair mais audiência para sua marca.

Última dica aqui, nunca contrate apenas um perfil, tenha junto da sua empresa, pelo menos 3 embaixadores da marca, é uma ótima estratégia de conteúdo.

Quer ser o mantenedor (patrocinador) do WorkStars no ano que vem: entra em contato conosco: oi@workstars.com.br

Planejamento da rede social de empresa

Depois de analisar as oportunidades de portal e nomear os embaixadores, é bem necessário a produção de um calendário editorial, o ideal é estar sempre antecipado um mês e deixar sempre uma brecha caso apareça algo mais do momento.

Além disso, ter um Twitter, mesmo que para usar pouco, mas os robôs do Google sempre passam por lá para rastrear novos links que ainda não estão indexados nas buscas orgânicas (dica do nosso auditor de SEO).

As redes sociais de empresas precisam ter calendários e temáticas diferentes em cada uma. Vamos aos exemplos:

  • Instagram é um conteúdo mais rápido, leve, muitas vezes engraçado e que comunique em alguns segundos, principalmente quando se fala em vídeo na vertical;
  • Youtube é o mix de vídeo na vertical e na horizontal. Usem os dois de forma estratégica. Horizontal com muita estratégia de SEO e vertical usando os trechos de músicas em alta.

 

  • Linkedin ainda é legal postar imagens de eventos, banners, matérias e textões!
  • Outras redes: é usar a mesma lógica, se o seu público está por lá, verifique quais os formatos que mais combina com sua marca e se joga.

Esse é o primeiro passo para você fazer seu Planejamento de Conteúdo e conseguir potenciais clientes B2B ou B2C durante a execução do seu marketing digital.

Produzir conteúdos não é futuro, é necessário, é presente e é essencial para sua conexão com tribos novas ou mesmo com seu público alvo.

Quer ser o mantenedor (patrocinador) do WorkStars no ano que vem: entra em contato conosco: oi@workstars.com.br

Tags: produção de conteúdo, planejamento de conteúdo é.

Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?

Então, siga o WorkStars nas redes sociais Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também