Felca faz live NPC

Live NPC: saiba tudo sobre a nova e lucrativa trend do TikTok

Se tem uma coisa que está fervendo nas redes sociais no momento, é a live de NPC. O novo formato de transmissão ao vivo é sucesso, principalmente no TikTok, e pode ser monetizado pelos usuários. 

 

O que é Live NPC? 

A sigla NPC significa “Non Playable Character” (“Personagem Não Jogável”). Esse termo é comum no mundo dos jogos e normalmente é utilizado para personagens que fazem parte do jogo, interagem com o jogador, mas não realizam demais funções.

Geralmente, os NPC repetem movimentos e textos pré-determinados durante quase todo o conteúdo ao vivo. As vozes infantilizadas também costumam fazer parte do pacote. 

A tendência desse estilo de live começou na Ásia, mas uma das criadoras de conteúdo que mais popularizou a febre é a PinkyDoll, tiktoker canadense. 

O vídeo dela, “Ice Cream So Good”, de 20 de julho, é o mais popular e ultrapassou 100 milhões de visualizações. Nesse vídeo, a influenciadora recebe sorvetes virtuais como e reage com a frase robótica ‘ice cream so good’. 

 

@coloridinhox

Respondendo a @Sam o que é NPC ? 🤔 o coloridinho explica 😁🌈 #livenpc #npc #coloridinhox #coloridinho #felca

♬ som original – ColoridinhoX

 

Dá para ganhar dinheiro com Live NPC?

Sim! Recentemente, o The New York Times revelou que há usuários que chegam a faturar cerca de R$50 mil por dia. 

Funciona assim: os seguidores pedem um gesto, ação ou frase específica para o criador de conteúdo. Em troca, essas pessoas são pagas com presentes virtuais, que se transformam em dinheiro de verdade. 

Assim, os influenciadores conseguem monetizar essa forma de conteúdo. Para que eles recebam esses presentes, os seguidores precisam comprar as moedas do TikTok, que só podem ser utilizadas dentro da plataforma. É com essas moedas que os espectadores enviam os “presentes”.

É possível escolher pelos pacotes de moedas. O mais barato, com 12, sai por R$ 0,90. O mais caro, com 39.645 moedas, custa R$ 2,9 mil.

 

As lives NPC se popularizaram no TikTok
As lives NPC se popularizaram no TikTok – Imagem: Reprodução

 

Brasileiros em Lives NPC

É fato que a tendência se instalou no Brasil, mas o conteúdo já está na mira da moderação do TikTok. 

O youtuber Felca, que produz lives no estilo NPC, relatou que recebeu um aviso sobre restrição de visibilidade das suas transmissões. De acordo com a plataforma, conteúdos desse gênero são repetitivos e inautênticos. Assim, não são recomendados pelo algoritmo na aba ‘ For You’, ou ‘Para Você’.

Felca viralizou fazendo uma live ironizando o formato. A transmissão em seu perfil chegou a ter 26 mil espectadores ao mesmo tempo. Seu primeiro vídeo no estilo NPC teve  2,7 milhões de visualizações em 1 semana.

 

Quer saber mais sobre marketing de conteúdo?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também