Creator Economy: a revolução de um novo modelo de publicidade - Foto de fauxels/Pexels

Creator Economy: a revolução de um novo modelo de publicidade

Você já ouviu falar em creator economy?

Não é de hoje que vemos como a presença de influenciadores ou criadores de conteúdo na internet tem tido cada vez mais importância no Marketing Digital em todo o mundo.

Além da facilidade, menor investimento e grande rentabilidade, esse modelo tem se aperfeiçoado cada vez mais no mercado, fragmentando diversos segmentos.

Um deles é a creator economy, e com certeza você já deve ter ouvido falar sobre ela! Esse termo, traduzido para o português, significa “Economia dos Criadores”, que lida com criação de conteúdo na Internet, aparecendo, com ainda mais força em 2021 no mercado brasileiro.

 

Leia mais: Novidades do Instagram: Candid Stories, Notes e mais

 

O que é a creator economy?

A creator economy, nada mais é, do que um ecossistema que possibilita os criadores de conteúdo recebam ainda mais dinheiro se transformando em grandes marcas para as empresas.

De acordo com a YouPix, consultoria de negócios para a creator economy, essa nova economia representa um novo modelo na sociedade. Afinal, ajuda a acelerar uma mudança que já acontecia dentro do Marketing.

Dessa forma, os criadores de conteúdo deixam de ser reconhecidos como um “produto” vendidos pelas plataformas e se tornam uma nova “classe de ativos e uma economia em si”.

Além disso, segundo dados do Creator Economy Database, existem, atualmente, cerca de 300 empresas fazendo parte desse modelo.

Mesmo que ainda existam empresas focadas na conexão de marcas e criadores de conteúdo, boa parte delas estão focadas em desenvolver um cenário em que o creator realiza o seu negócio em frentes como web3, comércio, lojas e diversos outros.

 

creator economy
Um novo jeito de fazer negócios| Foto de Ron Lach no Pexels

 

O número de criadores de conteúdo no Brasil tem crescido de maneira significativa

De acordo com o Factworks for Meta, já existem 20 milhões de creators no Brasil e que, nos próximos anos, cerca de 1 bilhão de pessoas poderão se identificar como tal nos próximos 5 anos.

Além disso, somente em 2021, o Creator economy movimentou 1,3 milhões de reais. Isso significa que a tendência é que esse valor aumente ainda mais.

No Brasil, 1 a cada 3 produtores de conteúdo usam este modelo como uma a sua principal renda, segundo uma pesquisa realizada pela Youpix. Entre eles, 54,4% se profissionalizaram, criando CNPJs e emitindo nota fiscal. Além disso, o estudo mostra que 71,3% dessas pessoas recebem, em média, um valor de R$ 2 mil à R$ 5 mil.

“Durante a maior parte da história humana, economias e sociedades foram organizadas em volta da exploração de recursos naturais e mobilização de trabalho físico. Mas, nas últimas décadas, o conhecimento, a inteligência e a criatividade tornaram-se as principais engrenagens da inovação e do crescimento econômico”, afirma ascensão da Creator Economy.

“Nesse aspecto, a Creator Economy é uma consequência evolutiva de uma mudança mais ampla para a criatividade como força motriz da economia. Ela direciona o poder das grandes corporações pro talento – mudança acelerada pela pandemia e pelo surgimento de novos e mais flexíveis formas de trabalhos”, continua.

 

Big Business

Um grande exemplo de como esse modelo possui uma perspectiva sucessora no mercado é a Boca Rosa. A influenciadora tornou-se um grande sucesso no Brasil nos últimos anos. Principalmente, após o lançamento de sua marca de maquiagem; além de ser a principal figura de publicidade do seu produto.

Em novembro de 2022, a empresária afirmou que a Boca Rosa Beauty tinha previsão de encerrar o ano faturando R$160 milhões. No entanto, esse não é o único negócio de Bianca Andrade.

Além das marcas de maquiagem, ela também é CEO da Boca Rosa Company, holding responsável pelas produções da empresária, e da Boca Rosa Hair, linha de produtos para cabelos.

 

creator economy
Instagram da linha de produtos da influenciadora | Boca Rosa Beauty

 

Bianca Andrade iniciou a sua carreira como youtuber e depois migrou para influenciadora digital. O crescimento de sua trajetória fomentou ainda mais após diversas estratégias utilizadas para a sua própria divulgação e lançamento de seus produtos de beleza.

Esse é um modelo de como apenas estamos no início desta nova revolução no mercado! O que se espera é que, neste ano, o volume de creator se tornando Big Business irá aumentar cada vez mais. Portanto, vamos nos preparar para empreender nos bastidores desta nova economia!

 

 

Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também