Embaixador de marca

Como gerar conteúdo com embaixador de marca

Um embaixador de marca ajuda você à associar sua empresa ao mundo dessa pessoa que você contrata, trazendo assim credibilidade, novas ideias e um novo público.

 

Mas antes de falar como gerar conteúdo com embaixador de marca, vou dar aqui pequenas dicas de como contratar um e o que você não pode deixar de colocar em no acordo.

A primeira coisa a se pensar é na persona! A depender to tamanho da sua marca, esse estudo deve ser feito imediatamente, pois é a partir dela que iremos encontrar nosso embaixador ou embaixadora.

Trago então um exemplo prático: A marca OakBerry, é aquela que vende açaí com uma pegada super de saúde, um fast food para “atletas”, é um pouco de como vejo.

Então, eles conheceram o Thiago Vinhal, um triatleta que ama açaí e já era consumidor na marca, pronto! Encontro perfeito! Valores da marca alinhados com sucesso.

Tivemos até um bate papo com eles: Sport Drops recebe triatleta Thiago Vinhal e CMO da Oakberry.

Não foque apenas na quantidade de seguidores! Embaixadores da marca é uma estratégia à longo prazo, não o uso de influenciadores digitais para um post.

 

Mas como escolher alguém assim para minha marca?

A forma mais prática é usando suas próprias redes sociais! Abra uma caixinha de pergunta e peça para as pessoas indicarem perfis ou mesmo, se candidatarem para ser embaixador da marca.

Use o time de marketing para analisar os perfis sugeridos e claro, monitore por um tempo esse perfil, para entender o comportamento dessa pessoa, pois um embaixador é muito mais do que uma publi, é alguém que irá representar seu negócio.

Um erro comum é perguntar ao CEO perfis, pois com certeza, ele vai indicar alguém que ele curta, não que represente o persona.

Na dúvida, foque nas pesquisas de mercado e na sua audiência, marketing de influência é também muita paciência para encontrar a pessoa certa.

Depois de tudo isso, entre em contato e negocie um contrato com as seguintes características:

  • Exclusividade no seu nicho;
  • 12 meses (mínimo);
  • Entregas mínimas, mas deixando claro que o espontâneo deve acontecer;
  • Uso de imagem durante o contrato e depois que acabar.

 

Como gerar conteúdo com embaixador de marca

Agora sim, vamos fazer esse conteúdo!

Temos um outro case bem legal aqui, da Ituran, empresa de Rastreador de Veículos, Carros e Motos.

Eles encontraram alguns embaixadores, mas estou pessoalmente envolvida no projeto com o Leandro Mello. Ele é piloto de teste de moto, viciado em adrenalina, comunicativo e muito humilde.

Quando eles contrataram nossa produtora de vídeo, o Leandro já era embaixador.

Ele tinha algumas entregas mas a empresa queria mais e nos juntamos para pensar e criamos um programa diferente que logo logo irá ao ar.

Gravação Ituran com Leandro Mello
Gravação Ituran com Leandro Mello

 

Então, pensem em coisas assim (vou entrar em mais detalhes de cada tópico para ajudar ainda mais sua empresa):

  • Vídeos horizontais do embaixador da marca, fazendo explicações de coisas que ele entende muito;
  • Cortes e vídeos na vertical publicados no Instagram da marca e do embaixador (hoje em dia com a parte de colaborador, isso é ótimo) e no bombar no Youtube Shorts;
  • Stories orgânicos a cada 15 dias, o embaixador não precisa toda hora aprovar conteúdo! No primeiro mês sim, mas depois, tem que deixar livre.

 

Vídeos horizontais com Embaixador de marca

Conteúdo rico!

Nesse formato, é onde você aprofunda o conteúdo e entrega conhecimento para seu futuro público ou o já existente. Existem diversas formas:

  • Tutoriais: explique e exemplifique coisas de dentro do seu nicho, mas claro, dentro do conhecimento dele ou dela também;
  • Webinar, lives e videocasts: Esses formatos super se encaixam para você trazer mais pessoas ao seu canal e o seu embaixador guiar ou apresentar a conversa;
  • VLOG: acompanhe um dia dele, a depender da pessoa, o conteúdo pode sair muito interessante e é entretenimento puro;

Uma outra forma interessante de começar os conteúdos na horizontal, que são aqueles focados em long tail – longo prazo (facilmente encontrados se você fizer o SEO de Youtube direitinho), é criar um planejamento a partir do blog da empresa.

Digo isso, pois se você olhar no Analytics e perceber que já tem audiência nesses textos, só adaptar o post para ai criar o vídeo.

Embaixadores da marca podem te surpreender quando você trabalha bem a aproximação dele com sua marca: compartilhe as novidades sempre com eles.

 

Vídeos verticais: criando uma conexão

Agora, pensando em conteúdos rápidos, eles são pílulas com até 59 segundos e indico que use até menos tempo, aqui, podemos usar nossos de embaixadores para:

  • Cortes dos vídeos na horizontal, pegue aqueles segundos que são especiais e transforme em conteúdo na vertical e suba no Reels, Shorts ou TikTok com alguma música em alta;
  • Grave o making of das diárias de gravação que você fará com seu embaixador e também busque músicas em alta para viralizar o conteúdo na hora da postagem;
  • Stories: sugira tópicos, mas deixem que conteúdos surjam naturalmente.

 

Últimas considerações:

  • Consumidores confiam em diversas personalidades da internet. Mas nem sempre, escolher um embaixador é fácil e não é barato.
  • Perfis esportivos são aqueles que acho que combinam sempre em uma diversidade gigante, pois os atletas tem uma vida bem ativa e gostos pessoais que podem ser compartilhados junto à sua marca.
  • Nunca tenha apenas um embaixador, acredito que 3 podem suprir bastante as demandas e você não ficará na mão se um deles sair;
  • Busque um estúdio especializado em vídeos para Youtube, como o nosso! =)

WorkStars Estúdio - Estúdio para canal de youtube em São Paulo

 

Entrem em contato no: oi@workstars.com.br

 

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